Busca

Gestão Bancária

Objetivo

Compreender e aplicar as modernas técnicas de análise econômica e de gestão financeira que são utilizadas na tomada de decisão pelos agentes econômicos que atuam na Indústria Bancária.

Público-alvo

Analistas Financeiros e formados nos cursos de Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Direito e Engenharia que tenham por objetivo desenvolver carreira profissional na área.

Início do Curso

2019.

Matriz Curricular

Carga Horária

400 horas-aulas.

Período

Terças e quintas-feiras, noturno.

Direito do Consumidor.

Evolução. Doutrina.

Direito do Consumidor aplicado a Indústria Bancária.

A Industrialização Brasileira no Período 1930 -1945. O pós-guerra e a Nova Fase de Industrialização: O Plano de Metas. O Período 1962-1967. A desaceleração no crescimento. Reformas no sistema fiscal e financeiro. Políticas antiinflacionárias. Política salarial. A Retomada do Crescimento 1968-1973: A desaceleração e o segundo PND. A crise dos anos oitenta. A interrupção do financiamento externo e as políticas de ajuste. Aceleração inflacionária e os planos de combate à inflação. O debate sobre a natureza da inflação no Brasil. Inflação: conceito, teorias e análise do caso brasileiro. O Sistema Financeiro Brasileiro.

Introdução ao estudo da moeda. A demanda por moeda: Uma síntese das principais versões. A oferta de moeda: uma introdução aos modelos básicos. Teoria monetária: a interação do setor real e monetário. Política monetária: objetivos, instrumentos e sua eficácia

Produtos e Serviços Bancários e as Cooperativas de Crédito. Crédito e risco, crédito e finanças, risco de crédito, processos de análise de risco, centralização de crédito, política de empréstimo, regras do Banco Central, cadastro e análise financeira de crédito.

Conceitos de planejamento estratégico. Análise do ambiente.

Bancos Múltiplos, Comerciais, de Investimento e de Desenvolvimento. Modelos de estrutura bancária em diferentes países. Sistema de Pagamentos Brasileiro – SPB.

Ativos com Risco e Ativos sem Risco; Análise Média – Variância. Fundos de Investimento Financeiro e Fundos de Aplicação em Cotas. Bancos Múltiplos, Especializados e Modelos de Estrutura Bancária.

Estatística: distribuições de frequência; média, mediana, moda, variância, desvio padrão e coeficiente de variação; teoria elementar da probabilidade. Funcionamento dos mercados de seguros.

Comportamento organizacional. Personalidade. Percepção e Tomada de Decisão. Conceitos Básicos de Motivação. Comportamento em Grupo e Trabalho em Equipe. Teorias da Liderança. Inteligência Emocional.

Marketing de Relacionamento. O Marketing no setor bancário.  Clientes. Culturas e Valores. Processos e Procedimentos. Pessoas. Estratégia. Estrutura. Conhecimento e Percepção.

Juros e capitalização simples; capitalização composta; descontos e taxa de desconto; fluxo de caixa; valor presente líquido e taxa interna de retorno; sistemas de amortização: Tabela Price, sistema de amortização constante e sistema misto.

Estrutura do SFN. Órgãos de Regulação, Auto-Regulação e Fiscalização: Conselho Monetário Nacional (CMN). Banco Central (Bacen). Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Bolsa: BM&FBOVESPA. CTVM´S e DTVM´s. Sistemas e Câmaras de Liquidação e Custódia: SELIC, CETIP, CBLC. Sistema de Pagamentos Brasileiro – SPB. Introdução aos mercados à vista, à termo, de futuros e derivativos.

Ciência. Metodologia científica. Tipos de explicação científica. Bases do raciocínio científico, teoria, hipótese, dedução, indução, análise e síntese. Pesquisa científica. Tipos de pesquisa. O processo de pesquisa e seu significado; problemas de pesquisa e sua formulação; fases da pesquisa. Redação de textos científicos.

Dinâmica do mercado de títulos públicos: LTN´s, LFT´s, NTN´s. Fundos de Investimento Financeiros e Fundos de Aplicações em Cotas. Mercado de ações: normas operacionais e procedimento das mesas de operações. Mercados à vista e à termo. Análise Técnica e Fundamentalista.

Previdência Complementar Aberta no Brasil. Evolução e Marco Legal.

Teoria da utilidade e comportamento racional. Eficiência de mercado, anomalias e limites à arbitragem. Vieses cognitivos e Teoria da Perspectiva. Preferências temporais, auto-interesse e auto-controle. Racionalidade Limitada. Contas Mentais. Descontos Hiperbólico Subjetivo. Comportamento do investidos individual

Coordenador: Prof.ª Vera Márcia Simões de Farias

Email: veramarcia@fesppr.edu.br

Telefone: (41) 3028-6509

Mensalidade

1 + 24 parcelas mensais.

Consulte nossas políticas de descontos através do e-mail pos@fesppr.edu.br ou pelo telefone 41 3028-6509.

Pós-Graduação FESP

Os cursos de Especialização e MBA da FESP proporcionam a formação necessária para enfrentar os desafios do mundo profissional.

INSCREVA-SE AQUI