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Gestão de Negócios Internacionais

Objetivo

Desenvolver nos estudantes as competências de gestão e tomada de decisão em todos os âmbitos relacionados aos negócios internacionais, independentemente da natureza da organização na qual atua, tornando-os profissionais competitivos no mercado global. Além das competências técnicas essenciais, o presente curso propõe facilitar o desenvolvimento de capacidades para lidar com vários perfis de pessoas, diversas culturas, aplicando uma visão global e apreciativa, o que tornam as negociações com players nacionais e internacionais mais simples, dinâmicas e eficazes.

Público-Alvo

Profissionais com formação superior que atuem ou se interessem pelas áreas de Comércio Exterior e Negócios Internacionais. Além destes o curso também atende profissionais que ocupem posições de gestão em organizações com operações no exterior.

Special Class

Além das aulas normais com os nossos renomados professores, nossos alunos terão aulas complementares com profissionais convidados para troca e compartilhamento de conhecimento sobre os conteúdos e tendências mais atuais da área de negócios internacionais.

Início das Aulas

2 de maio de 2019.

Matriz Curricular

Duração

15 meses

Carga Horária

400 horas/aula

Período

2 dias na semana (a definir) - noturno

Diagnóstico estratégico da capacidade de internacionalização da organização. Desenvolvimento de um Plano de Negócio Internacional. Estratégias de produto, preço, comunicação e distribuição internacional. Implementação e controle do Plano de Negócio Internacional.

Teorias do comércio internacional: vantagens comparativas, ganhos de comércio, crítica às teorias clássicas. Novas teorias do Comércio Internacional. Mensuração da atividade econômica. Crescimento econômico e a influência externa sobre a demanda agregada e a oferta agregada. Poupança, investimento e fluxos de capital estrangeiro Inflação, índices de preços e sua relação com variáveis externas. Política monetária e relação juros-câmbio. Política fiscal e sua relação com o risco-país. Taxas de câmbio nominal, real e efetiva real. Balanço de Pagamentos e os determinantes das contas de capital e de transações correntes; mecanismos de ajuste do balanço de pagamentos e suas relações com demanda agregada, câmbio e juros. Regimes cambiais. Papel de organismos internacionais como FMI, OMC e Banco Mundial.

Globalização e internacionalização: cenários da globalização, interfaces da globalização, internacionalização. Modelos de internacionalização: teoria da internacionalização por aprendizagem, modelo de Dunning, Paradigma de OLI, cadeias globais de valor. Internacionalização de empresas brasileiras: estudo de casos de transnacionais brasileiras.

Integração econômica: acordos multilaterais e acordos regionais/plurilaterais: ameaças e oportunidades empresariais. Acordos comerciais e as cadeias globais de valor. Novas características dos acordos em negociação no século XXI e seu impacto sobre os negócios. O sistema de Bretton Woods: montagem, efeitos e decadência. Novos limites para a atuação dos estados nacionais. Impactos da ascensão dos países emergentes. A necessidade de uma nova governança global e as dificuldades de sua negociação. O posicionamento estratégico do Brasil e efeitos sobre as empresas brasileiras.

Métodos prospectivos. Fundamentos da inovação e promoção de cultura inovadora no ambiente de negócios. Relação entre criatividade e inovação. Identificação de soluções. Papel da liderança na gestão da inovação. Inovação na era digital. Negócios disruptivos.

Gerenciando pessoas estrategicamente. Revisando posturas estratégicas. Estratégias genéricas para pessoas em empresas internacionalizadas. Gerenciamento de contradições em operações no exterior.

Sistema Financeiro Internacional: evolução e características. Globalização financeira e crescimento dos derivativos. Forward, Swaps e taxas de juros de paridade. Mercado de títulos internacionais. Administrando o risco cambial. Mercado financeiro internacional. Dimensão internacional da estrutura de capital e custo de capital.

Introdução ao conceito de TCC. Senso comum e ciência.
Modelos e receitas. Construção, formas, imaginação. Tipos de projetos. Estrutura. Pesquisa e objetivos. Coleta de dados: universo e análise.
Contagem: análise e interpretação de dados. Documentação pessoal. Leitura: análise e interpretação de textos.
Elaboração de monografias: etapas, aspectos técnicos da redação formas do trabalho científico.
Preparação de originais.
Escolha de um tipo de pesquisa e de uma metodologia para a elaboração de um projeto de pesquisa.
Textos teóricos sobre conhecimentos em pesquisa científica., Produção de um projeto de pesquisa, respeitando-se as normas da ABNT.

Organização e implantação da gerência de comércio exterior. Normas dos órgãos governamentais envolvidos no Comércio Exterior. Procedimentos administrativos, aduaneiros e o trâmite documental nas operações de exportação e importação.

Princípios fundamentais e acordos administrados pela OMC. Elementos básicos do GATT/OMC. Elementos básicos da formação de Blocos Econômicos. Impactos positivos da aplicação destes acordos sobre a iniciativa privada brasileira. Instrumentos de apoio à iniciativa privada no Brasil e regras da OMC: defesa comercial (antidumping, medidas compensatórias e salvaguardas), barreiras técnicas e compras governamentais.

Apresentação de gerencia de projetos. Metodologia de gerencia de projetos ciclo de vida da gestão de projetos. As práticas de gerencia apresentadas no PMBOK Project management body of knowledge. PMI. Prototipação. Técnicas para planeja mento de projetos objetivos e abrangência organização do trabalho cronograma, PERT, recursos e custos. Uso de ferramentas de planejamento e acompanhamento de projetos. MS Project. Pratica da gerencia motivação de equipes e a gestão de pessoas. Estilos de gerencia princípios de negociação tratamento de conflitos no projeto. Administração do tempo e reuniões. Gerência por processos.

Mercado globalizado e o negociador global. Aspectos multi-culturais em negociações internacionais. Competências profissionais de um negociador internacional de sucesso. Princípios e estratégias de planejamento, preparação e implementação de um acordo internacional – Matriz de Negociações Complexas. Barreiras e desafios na execução de um acordo internacional. Abordagens da negociação integrativa e distributiva e a dinâmica das negociações internacionais. Diretrizes para uma negociação internacional de sucesso. Análise de casos.

Ambiente empresarial globalizado. Estratégias e estruturas organizacionais de internacionalização. Fontes de informações no comércio internacional. Marketing Mix nos negócios internacionais: decisão de produto e marca, preço, distribuição e comunicação em nível internacional.

Coordenador: Prof.Dr. Augusto Cesar Marins Machado

Email: augustom@fesppr.edu.br

Telefone: (41) 3028-6560

Mensalidade

Investimento: 1 + 19 de R$499,99

 

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