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Gestão Estratégica de Negócios

Justificativa

No ambiente extremamente dinâmico e globalizado, a única solução sustentável da competitividade empresarial, está na plena sintonia às demandas do mercado. A competência de diagnosticar e agir eficazmente para suprir estas necessidades, não está mais no dom ou no empirismo de profissionais outrora competentes, e sim, no absoluto conhecimento e domínio de um portfólio de ferramentas de gestão integradas às exigências e expectativas do mercado.

Objetivo

Este programa visa capacitar integralmente profissionais que buscam ampliar suas competências de gestão na aplicação estratégica de ferramentas essenciais em questões que afetam o presente e o futuro da empresa, ou seja, a sua competitividade

Público-alvo

Executivos em ascensão,  profissionais liberais em áreas de atuação que necessitem adquirir ou aprofundar conhecimentos estratégicos de gestão ou ainda se preparando para assumir funções executivas nas empresas.

Início do Curso

2019.

Matriz Curricular

Carga Horária

400 horas-aula.

Período

Segundas e quartas-feiras, noturno.

Evolução econômica brasileira, políticas econômica, monetária, fiscal e cambial. As economias mundiais no Séc. XXI, tendências de futuro, integração econômica e como tomar decisões financeiras no mundo globalizado – “A Crise” financeira global.
Conceitos sobre o que é cultura organizacional, características comuns que formam a cultura organizacional, efeitos funcionais e disfuncionais da cultura sobre pessoas e a organização. Administrando a mudança planejada e resistência à mudança.
O mundo dos negócios. Conceitos de gestão empreendedora e estudos de ambientes organizacionais internos e externos (análise SWOT). A construção do plano de negócio, o pensamento estratégico na gestão e o direcionamento do foco para definição do ramo de negócio.

Fundamentos de estratégia; temas emergentes: visão sistêmica , capacidade analítica ampliada, gestão lean, competitividade, inteligência emocional; debriefing como ferramenta estratégica; desafios do séc. 21; novos paradigmas; negócios exponenciais; exemplo plano estratégico canvas e modelagem prática: cenários, diretrizes estratégicas, diagnóstico SWOT, objetivos x metas, posicionamento; cultura do budgeting; método de gestão estratégica sistêmica; vantagem competitiva, disrupção: inovação kainos; criação da curva de valor e o crescimento sustentado do valor empresarial.

Conceitos de Finanças Corporativas. Visão Sistêmica e formação do Pensamento Financeiro. Avaliação crítica de indicadores financeiros tradicionais. Geração de valor agregado. Gestão financeira focada nos stakeholders. Estrutura de Capital. Avaliação do custo de capital. Decisões de financiamento de curto e longo prazo. Indicadores de avaliação de resultado.

O mundo dos sistemas de informação, fundamentos da tecnologia de informação e solução de problemas com sistemas de informação. Visão geral de aplicações de sistema de informação bem como a gerência de projetos de sistemas de informação.

Conceitos básicos da gestão e do marketing,; origem e aplicabilidade; o consumidor moderno; composto mercadológico ampliado: pesquisa, processos x pessoas, performance, análise de ciclo de vida de produto, precificação, pdv e canais, promoção; os 4Ms da Propaganda de Kotler; user experience; encantamento do cliente: o sucesso Disney; comunicação integrada de marketing; cases & causos contemporâneos.

Tendências da Gestão de Pessoas; Modelos de Gestão Tradicional, Novos Modelos e Modelos Contemporâneos.

Estudo e  análise dos processos de agregar, aplicar, recompensar,   desenvolver, manter e monitorar Pessoas.

Tendências inovadoras nas áreas de treinamento e desenvolvimento: Universidade Corporativas, People analytics, Balanced scorecard.

Gestão Estratégica de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo –  Competência Emocional e as relações intra e  interpessoais.

Gestão de Projetos e seus Fundamentos básicos. Estratégia organizacional x Projetos. A gestão estratégica de negócios conectada à gestão de projetos. Aspectos relevantes em gerenciamento de projetos. Estrutura de Projetos. Stakeholders (Partes Interessadas do Projeto). Escritórios de projetos (PMO). Ferramentas para Gerenciamento de projetos.
Diferenças entre diplomacia clássica e política externa corporativa nas dimensões do mercado, governo, sociedade e informação. Análise do perfil do agente diplomático em termos de suas inteligências múltiplas como negociador multicultural.

Simulações: concorrências e licitações, relação clientes-fornecedores, tomada de decisão com risco calculado, terceirização e suas implicações, parcerias, pesquisas de mercado, estratégias de expansão, negociação em larga escala e participação em mercados abertos.

Competências Essências na Liderança: Indivíduo :personalidade, autoconhecimento e autogestão;

Liderando pelo exemplo: a abordagem  de Sanjiv Chopra;

Comunicação  assertiva, feedback e feedforward;

Conceitos e diferenças  entre grupos, equipes e times;

Inteligência  social e gestão  de Pessoas.

Apresentação dos formatos e técnicas necessárias para a elaboração de artigos científicos e trabalhos acadêmicos.
Fundamentos do uso de internet, características de negócios digitais, e-commerce, benefícios e vantagens competitivas. Tendências do comercio eletrônico no Brasil e no mundo. Segurança de informação, como fazer negócios utilização do e-commerce.

Conceitos e evolução  da negociação estratégica.. A negociação estratégica no cenário competitivo atual e seus princípios bem como os elementos estratégicos da negociação. As etapas da negociação – preparação, apresentação e  conclusão de propostas.

Participações em seminários e palestras internas da FESP.

Conceito de logística integrada. Paradoxo da logística. Supply Chain Management.Economia dos sistemas logísticos.Rentabilidade de clientes x serviços logísticos. Gestão de estoque. Previsão de vendas.

Coordenador: Profª. Vera Márcia Simões de Farias

Email: veramarcia@fesppr.edu.br

Telefone: (41) 3028-6509

Mensalidade

1 + 24 parcelas mensais.

Consulte nossas políticas de desconto através do e-mail pos@fesppr.edu.br ou pelo telefone 41 3028-6509.

 

Pós-Graduação FESP

Os cursos de Especialização e MBA da FESP proporcionam a formação necessária para enfrentar os desafios do mundo profissional.

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