Busca

Gestão Estratégica de Negócios

Justificativa

No ambiente extremamente dinâmico e globalizado, a única solução sustentável da competitividade empresarial, está na plena sintonia às demandas do mercado. A competência de diagnosticar e agir eficazmente para suprir estas necessidades, não está mais no dom ou no empirismo de profissionais outrora competentes, e sim, no absoluto conhecimento e domínio de um portfólio de ferramentas de gestão integradas às exigências e expectativas do mercado.

Objetivo

Este programa visa capacitar integralmente profissionais que buscam ampliar suas competências de gestão na aplicação estratégica de ferramentas essenciais em questões que afetam o presente e o futuro da empresa, ou seja, a sua competitividade

Público-alvo

Executivos em ascensão,  profissionais liberais em áreas de atuação que necessitem adquirir ou aprofundar conhecimentos estratégicos de gestão ou ainda se preparando para assumir funções executivas nas empresas.

Início do Curso

Março de 2020.

Matriz Curricular

Duração

18 meses

Carga Horária

370 horas-aula.

Período

Terças e quintas-feiras, noturno.

Conceitos e evolução  da negociação estratégica.. A negociação estratégica no cenário competitivo atual e seus princípios bem como os elementos estratégicos da negociação. As etapas da negociação – preparação, apresentação e  conclusão de propostas.

Evolução econômica brasileira, políticas econômica, monetária, fiscal e cambial. As economias mundiais no Séc. XXI, tendências de futuro, integração econômica e como tomar decisões financeiras no mundo globalizado – “A Crise” financeira global.

Conceitos de coaching e mentoring, papel do gestor coach no desenvolvimento de pessoas e no clima organizacional. Planejamento estratégico pessoal em consonância com o empresarial.

Conceitos sobre o que é cultura organizacional, características comuns que formam a cultura organizacional, efeitos funcionais e disfuncionais da cultura sobre pessoas e a organização. Administrando a mudança planejada e resistência à mudança.

Competências Essências na Liderança: Indivíduo: personalidade, autoconhecimento e autogestão;

Liderando pelo exemplo: a abordagem de Sanjiv Chopra;

Comunicação assertiva, feedback e feedforward;

Conceitos e diferenças entre grupos, equipes e times;

Inteligência social e gestão de Pessoas.

Fundamentos de estratégia; temas emergentes: visão sistêmica , capacidade analítica ampliada, gestão lean, competitividade, inteligência emocional; debriefing como ferramenta estratégica; desafios do séc. 21; novos paradigmas; negócios exponenciais; exemplo plano estratégico canvas e modelagem prática: cenários, diretrizes estratégicas, diagnóstico SWOT, objetivos x metas, posicionamento; cultura do budgeting; método de gestão estratégica sistêmica; vantagem competitiva, disrupção: inovação kainos; criação da curva de valor e o crescimento sustentado do valor empresarial.

Conceitos de Finanças Corporativas. Visão Sistêmica e formação do Pensamento Financeiro. Avaliação crítica de indicadores financeiros tradicionais. Geração de valor agregado. Gestão financeira focada nos stakeholders. Estrutura de Capital. Avaliação do custo de capital. Decisões de financiamento de curto e longo prazo. Indicadores de avaliação de resultado.

Sistemas de marketing e comunicação:
Diferença entre marketing, publicidade e propaganda e suas correlações. Panorama sobre sistemas de marketing e sua implementação.

Conceito de Branding e Gestão de Marcas:
Quais algumas possíveis definições sobre marca e branding, por que marcas são importantes e a importância do branding nas organizações. O valor da marca versus produto.

Identidade de Marca:
Conceito de identidade de marca, diferença entre identidade de marca e imagem de marca. Modelo de identidade de marca: diagnóstico da saúde da marca.

Posicionamento e Arquitetura de Marcas:
Conceito de posicionamento de marca, modelos para a articulação do posicionamento de marca. Como estruturar o portfólio de marcas, hierarquia das marcas.

Diversidade e equidade de gênero: cenários e tendências;

Intergeracionalidade no ambiente corporativo: desafios;

Aspectos psicossociais da diversidade;

Diversidade x produtividade e inovação;

O gestor inclusivo;

Boas práticas em diversidade corporativa.

O mundo dos sistemas de informação, fundamentos da tecnologia de informação e solução de problemas com sistemas de informação. Visão geral de aplicações de sistema de informação bem como a gerência de projetos de sistemas de informação.

Tendências da Gestão de Pessoas; Modelos de Gestão Tradicional, Novos Modelos e Modelos Contemporâneos.

Estudo e  análise dos processos de agregar, aplicar, recompensar,   desenvolver, manter e monitorar Pessoas.

Tendências inovadoras nas áreas de treinamento e desenvolvimento: Universidade Corporativas, People analytics, Balanced scorecard.

Gestão Estratégica de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo –  Competência Emocional e as relações intra e  interpessoais.

Gestão de Projetos e seus Fundamentos básicos;

Estratégia organizacional x Projetos;

A gestão estratégica de negócios conectada à gestão de projetos;

Aspectos relevantes em gerenciamento de projetos;

Estrutura de Projetos;

Stakeholders (Partes Interessadas do Projeto);

Escritórios de projetos (PMO);

Ferramentas para Gerenciamento de projetos.

Diferenças entre diplomacia clássica e política externa corporativa nas dimensões do mercado, governo, sociedade e informação. Análise do perfil do agente diplomático em termos de suas inteligências múltiplas como negociador multicultural.
Fundamentos do uso de internet, características de negócios digitais, e-commerce, benefícios e vantagens competitivas. Tendências do comercio eletrônico no Brasil e no mundo. Segurança de informação, como fazer negócios utilização do e-commerce.

Aliar conhecimentos da neurociência às técnicas de gestão de pessoas para que os alunos possam obter melhores performances de suas equipes.

Participações em seminários e palestras internas da FESP.

Conceito de logística integrada. Paradoxo da logística. Supply Chain Management.Economia dos sistemas logísticos.Rentabilidade de clientes x serviços logísticos. Gestão de estoque. Previsão de vendas.

Coordenador: Profª. Vera Márcia Simões Fares

Email: veramarcia@fesppr.edu.br

Telefone: (41) 3028-6521

Mensalidade

1 + 17 parcelas mensais.

Consulte nossas políticas de desconto através do e-mail pos@fesppr.edu.br ou pelo telefone 41 3028-6509.

 

Pós-Graduação FESP

Os cursos de Especialização e MBA da FESP proporcionam a formação necessária para enfrentar os desafios do mundo profissional.

INSCREVA-SE AQUI