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Gestão Estratégica de Pessoas

OBJETIVOS

• Oferecer aos participantes oportunidades de aquisição de conhecimentos sobre práticas gerenciais contemporâneas na área de gestão de pessoas;
• Proporcionar uma percepção sistêmica e multidisciplinar a respeito dos desafios enfrentados pelos gestores nos aspectos relacionados à gestão de pessoas;
• Oportunizar aos alunos o intercâmbio de experiências profissionais com os docentes e com seus colegas.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais graduados em curso superior, profissionais da área de recursos humanos e interessados em aprimorar seus conhecimentos e habilidades em gestão de pessoas.

INÍCIO DO CURSO

2019.

Matriz Curricular

Carga Horária

360 horas/aula.

Período

Segundas e quartas-feiras, noturno.

Atualização da Legislação do Trabalho:A Reforma trabalhista e seus impactos;

Grupo Econômico e Terceirização;

Compensação de Jornada, Teletrabalho e Trabalho Intermitente;

Novidades na rescisão contratual; e alterações nas relações sindicais e no Processo do Trabalho.

Gestão de competências, ferramentas de gestão de competências, avaliação de potenciais, banco de talentos, avaliação do desempenho, técnicas de avaliação, metodologia de implantação.

Captação e seleção de Pessoas: Definição, objetivos e estratégias, tendências de mercado, etapas do processo de Captação e Seleção de Talentos: 1- Proposta de valor para o colaborador (atração e retenção de talentos); 2-  Abertura da vaga / Alinhamento de perfil: perfil ideal (atividades e competências); 3- Captação de talentos / Recrutamento interno e externo; 4 – Seleção de talentos / Avaliação (técnicas e ferramentas de seleção; técnicas de entrevista; perfil e dilemas do selecionador; avaliação do processo).

Conceitos de coaching, mentoring e counseling, papel do gestor coach no desenvolvimento de pessoas e no clima organizacional. Planejamento estratégico pessoal em consonância com o empresarial.
Conceitos sobre o que é cultura organizacional, características comuns que formam a cultura organizacional, efeitos funcionais e disfuncionais da cultura sobre pessoas e a organização. Administrando a mudança planejada e resistência à mudança.

Competências Essências na Liderança: Indivíduo :personalidade, autoconhecimento e autogestão;

Liderando pelo exemplo: a abordagem  de Sanjiv Chopra;

Comunicação  assertiva, feedback e feedforward;

Conceitos e diferenças  entre grupos, equipes e times;

Inteligência  social e gestão  de Pessoas.

Conceitos de marketing interno, objetivos, níveis, pré – requisitos e atividades típicas. Estratégias para Implantação de Programas de Endomarketing e gerenciamento da atitude e comunicação.

Diversidade e equidade de gênero : cenários  e tendências;

Intergeracionalidade no ambiente corporativo: desafios;

Aspectos psicossociais da diversidade;

Diversidade x produtividade e inovação;

O gestor inclusivo;

Boas práticas  em diversidade corporativa.

Tendências da Gestão de Cargos e Salários, descrição, especificação e análise de cargos. Avaliação e classificação de cargos bem como pesquisa salarial. Remuneração variável e  incentivos salariais. Política de promoções e benefícios complementares. A remuneração estratégica e seus diferentes modelos: remuneração por habilidades, remuneração por competências.

Tendências da Gestão de Pessoas; Modelos de Gestão Tradiciona, Novos Modelos e Modelos Contemporâneos.

Estudo e  análise dos processos de agregar, aplicar, recompensar,   desenvolver, manter e monitorar Pessoas.

Tendências inovadoras nas áreas de treinamento e desenvolvimento:                   Universidade Corporativas, People analytics, Balanced scorecard.

Gestão Estratégica de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo –  Competência Emocional e as relações intra e  interpessoais.

Exemplos de jogos, dinâmicas de grupo e simulações que podem ser utilizados por profissionais de RH. Objetivos da aplicação. Cuidados a tomar na utilização dos jogos.
Apresentação dos formatos e técnicas necessárias para a elaboração de artigos científicos e trabalhos acadêmicos.
O papel do consultor: conceitos, tendências, tipos de consultoria. Métodos de consultoria organizacional e princípios éticos da consultoria. Seleção e gestão de equipes de consultores.
Conceitos e princípios de negociação, variáveis básicas e etapas do processo de negociação. Avaliação de resultados alcançados, formas de abordagem de conflitos, táticas e éticas na negociação.

T&D como pilar estratégico na organização, tendências de mercado, métodos e técnicas para elaboração de um programa de T&D: 1- Diagnóstico / Levantamento de necessidades de treinamento e desenvolvimento; 2 – Desenho do Programa; 3 – Execução do Programa de Treinamento; (técnicas de apresentação); 4 – Avaliação dos Resultados (reação, aprendizagem, aplicabilidade, resultados).

Coordenador: Profª. Vera Márcia Simões de Farias

Email: veramarcia@fesppr.edu.br

Telefone: (41) 3028-6509

Mensalidade

1 + 24 parcelas mensais.

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