Busca

Mercado Financeiro

Objetivo

Compreender e aplicar as modernas técnicas de análise econômica que são utilizadas na tomada de decisão pelos agentes que atuam nos Mercados Financeiros.

Público-alvo

Analistas Financeiros e formados nos cursos de Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis, Comércio Exterior e Engenharia que tenham por objetivo desenvolver carreira profissional na área.

Início do curso

O aluno poderá ingressar no início de cada módulo.

Matriz Curricular

Carga Horária

400 horas-aula.

Período

Terças e quintas-feiras, noturno.

A Industrialização Brasileira no Período 1930 -1945. O pós-guerra e a Nova Fase de Industrialização: O Plano de Metas. O Período 1962-1967. A desaceleração no crescimento. Reformas no sistema fiscal e financeiro. Políticas anti-inflacionárias. Política salarial. A Retomada do Crescimento 1968-1973: A desaceleração e o segundo PND. A crise dos anos oitenta. A interrupção do financiamento externo e as políticas de ajuste. Aceleração inflacionária e os planos de combate à inflação. O debate sobre a natureza da inflação no Brasil. Inflação: conceito, teorias e análise do caso brasileiro. O Sistema Financeiro Brasileiro.

Introdução ao estudo da moeda. A demanda por moeda: Uma síntese das principais versões. A oferta de moeda: uma introdução aos modelos básicos. Teoria monetária: a interação do setor real e monetário. Política monetária: objetivos, instrumentos e sua eficácia

Promover o domínio dos conceitos e instrumentos das Finanças Corporativas integrando teoria e prática, além de expor os métodos e políticas de gestão e análise financeira. Possibilitar a análise da estrutura de capital das empresas e a fundamentação das decisões de captação e aplicação dos recursos financeiros.

Bancos Múltiplos, Comerciais, de Investimento e de Desenvolvimento. Modelos de estrutura bancária em diferentes países. Sistema de Pagamentos Brasileiro – SPB.

Fundos de Investimento Financeiros e Fundos de Aplicações em Cotas. Definições Legais. Dinâmica de Aplicação e Regras. Principais Características. Política de Investimento. Carteira de Investimentos. Taxas de Administração e Outras Despesas. Estrutura Legal e Ativos Elegíveis para a Composição de cada Fundo (FIF, FAQ, FTVM, FIQ-FITVM, FMP, FAPI). Tributação.

Estatística: distribuições de freqüência; média, mediana, moda, variância, desvio padrão e coeficiente de variação; teoria elementar da probabilidade. Funcionamento dos mercados de seguros.

Propiciar ao aluno aplicar os conhecimentos obtidos nos demais módulos do curso na gestão de uma carteira de ativos.

Juros e capitalização simples; capitalização composta; descontos e taxa de desconto; fluxo de caixa; valor presente líquido e taxa interna de retorno; sistemas de amortização: Tabela Price, sistema de amortização constante e sistema misto.

Ciência. Metodologia científica. Tipos de explicação científica. Bases do raciocínio científico, teoria, hipótese, dedução, indução, análise e síntese. Pesquisa científica. Tipos de pesquisa. O processo de pesquisa e seu significado; problemas de pesquisa e sua formulação; fases da pesquisa. Redação de textos científicos.

Estrutura do SFN. Órgãos de Regulação, Auto-Regulação e Fiscalização: Conselho Monetário Nacional (CMN). Banco Central (Bacen). Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Bolsa: BM&FBOVESPA. CTVM´S e DTVM´s. Sistemas e Câmaras de Liquidação e Custódia: SELIC, CETIP, CBLC. Sistema de Pagamentos Brasileiro – SPB. Introdução aos mercados à vista, à termo, de futuros e derivativos.

Dinâmica do mercado de títulos públicos: LTN´s, LFT´s, NTN´s. Fundos de Investimento Financeiros e Fundos de Aplicações em Cotas. Mercado de ações: normas operacionais e procedimento das mesas de operações. Mercados à vista e à termo. Análise Técnica e Fundamentalista.

Previdência Complementar Aberta no Brasil. Evolução e Marco Legal.

Estratégias com opções. Precificação através de árvores binomiais: precificação através do modelo de Black-Scholes. Análise de carteiras: retorno esperado, variância, fronteira eficiente, carteira ótima, técnicas para a determinação da fronteira eficiente. Análise de seleção de carteiras: modelo de índice único, modelo multi-índice, modelo de médias, dominância estocástica; avaliação da performance de carteiras; modelo de apreçamento de ativos de capital (CAPM).

Noções Preliminares. A Macroeconomia Keynesiana. Modelo de Equilíbrio Neokeynesiano (IS/LM). Ampliação do Modelo IS/LM: O caso da economia aberta. Oferta Agregada.

Coordenador: Prof.ª Vera Márcia Simões de Farias

Email: veramarcia@fesppr.edu.br

Telefone: (41) 3028-6509

Mensalidade

1 + 24 parcelas mensais

Consulte nossas políticas de desconto através do e-mail pos@fesppr.edu.br ou pelo telefone 41 3028-6509.

Pós-Graduação FESP

Os cursos de Especialização e MBA da FESP proporcionam a formação necessária para enfrentar os desafios do mundo profissional.

INSCREVA-SE AQUI