Administração de Banco de Dados

(Grade Curricular atualizada para o Oracle 12c e para a nova arquitetura multitenant)

Preparatório para as Certificações:
OCA DBA – Oracle Database 12c Administrator Certified Associate
OCA DEVELOPER – Oracle PL/SQL Developer Certified Associate
OCP DBA – Oracle Database 12c Administrator Certified Professional

 

OBJETIVO

Proporcionar aos participantes do curso a capacitação técnica e administrativa especializada no tratamento de bases de dados e de conhecimentos, visando a adequação profissional às necessidades do mercado e fornecendo conhecimentos e habilidades necessárias à configuração, manutenção, diagnóstico e solução de problemas comuns em banco de dados. Os exercícios práticos, que são parte do curso, ajudarão a reforçar conceitos fundamentais onde os participantes terão a oportunidade de diagnosticar e solucionar problemas reais existentes nesta área de atuação.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais em vias de ingresso e/ou atuantes no mercado de informática que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos, e que tenham real interesse no aprendizado do que há de mais moderno na área de administração de banco de dados. Graduados na área de informática e afins, em especial Analistas de Sistemas e de Suporte, Tecnólogos, Programadores, Administradores de Banco de Dados (DBA), Executivos e Gerentes de Informática.

DIFERENCIAIS

Disciplinas com material didático oficial da Oracle®:

• Oracle Database 12c: Introduction to SQL
• Oracle Database 12c: Admin, Install and Upgrade Accelerated
• Oracle Database 12c: Backup e Recovery Workshop
• Oracle Database 12c: Managing Multitenant Architecture, NEW– Disciplina específica para a nova arquitetura multitenant (container / pluggable databases)
• Oracle Database: Program with PL/SQL

– Pós-Graduação realizada na Instituição pioneira do sul do país a ser membro do Oracle® Workforce Development Program;
– Professores Oracle® Certified Professionals (OCP), Especialistas, Mestres e Doutores.
– Material didático oficial da Oracle® para as disciplinas direcionadas às certificações – em inglês;
– Exames de Certificação – desconto para os alunos;
– Nossos alunos estão obtendo 100% de aprovação, com altos índices de acertos nas provas de certificação;
– Direcionamento prático/acadêmico ao trabalho monográfico;
– Aulas práticas em laboratórios com ar-condicionado e um computador por aluno;
– Conteúdo didático-técnico para certificação diluído no tempo de duração do curso.
– Seminário diferenciado, com tema direcionado à Administração de Banco de Dados Oracle®.

Início do curso

23 de abril de 2018.

 

 

Parceria

Matriz Curricular

Carga Horaria

364 horas/aula.

Período

Segundas, terças e quartas-feiras, das 19h às 22h40.

Através de inúmeros exercícios práticos, o aluno será conduzido a repensar o processo de modelagem de dados clássico, agregando novas técnicas para levantamento, modelagem e validação de modelos de dados. Com isto estará capacitado a criar modelos realistas, estáveis, flexíveis e com performance adequada. Técnicas inovadoras serão apresentadas junto com a abordagem clássica, possibilitando também um nível de especialização neste tema, para aqueles que já o conhecem.
O aluno será capacitado a conhecer a linguagem de extração e manipulação de dados utilizada no Oracle Database. Serão abordados comandos chamados DML (select, insert, update e delete) para manipulação de dados. Exportação de dados, dicionário de dados e identificação de objetos do banco de dados, conversão de dados, manipulação de datas também fazem parte desta disciplina. Serão apresentados tópicos que auxiliarão o DBA realizar de maneira eficiente a administração do banco de dados.
(*) Material didático oficial da Oracle (em inglês)
Será apresentado os benefícios da linguagem PL/SQL. Conceitos de procedures, functions, packages, triggers, fluxo de repetição, controle condicional de fluxo, declaração de variáveis, cursores, manipulação de exceções na execução de comandos serão abordados. Esta disciplina auxiliará nas atividades do DBA para identificar e solucionar instruções PL/SQL que possam comprometer a performance do banco de dados.
(*) Material didático oficial da Oracle (em inglês)
Serão apresentados os processos de background, a arquitetura de memória e armazenamento do Oracle Database 12c. O aluno será capacitado a instalar o software e banco de dados, identificar objetos do banco de dados (tabelas, índices, roles, sequences entre outros), gerenciamento de usuários, conceitos de backup & recovery serão alguns tópicos que serão abordados. Disciplina de extrema importância para os DBA ́s realizarem uma administração de maneira eficiente do banco de dados Oracle.
(*) Material didático oficial da Oracle (em inglês)
Serão abordados os conceitos e requisitos para a realização de backup e recovery dos dados. O aluno será capacitado a desenvolver sua estratégia de backup, restore e recovery. Backup do tipo full, incremental e archive log serão abordados neste capítulo. Também será apresentada a ferramenta Recovery Manager (RMAN).
(*) Material didático oficial da Oracle (em inglês)
Nova arquitetura apresentada na versão 12c do Oracle Database, Multitenant veio para otimizar a utilização dos recursos de servidores, pois a nível de sistema operacional haverá uma instância Oracle (também chamada de Container Database ou CDB) e poderão ser criados até 252 bancos de dados plugáveis neste CDB (também chamados de PDB). O aluno será capaz de instalar e administrar bancos de dados do tipo Container Database e Pluggable Databases. Criar PDB ́s, clonar PDB ́s, administrar PDB ́s serão algumas atividades que estarão contempladas nesta disciplina.
(*) Material didático oficial da Oracle (em inglês)
Propõe compreender o método científico e a pesquisa para o desenvolvimento de trabalhos científicos, identificando e aplicando os tipos de pesquisa possíveis. Propõe identificar os tipos de trabalhos científicos, sabendo utilizar cada qual na circunstância em que forem necessários.
Apresentação, debates e resultados envolvendo práticas éticas dos administradores/desenvolvedores no tratamento das bases de dados e os impactos destas práticas no relacionamento entre as pessoas. As possibilidades de mudanças para comportamentos moralmente mais independentes das situações conhecidas para situações mais inovadoras, são a tônica da disciplina.
Disciplina destinada a apresentar aos alunos as tecnologias disponíveis no banco de dados Oracle para manter alta disponibilidade de seus dados. Oracle Data Guard oferecerá aos alunos a oportunidade de conhecer, monitorar e gerenciar a estrutura de um ou mais bancos de dados em standby. Outro conceito a ser abordado será Real Application Clusters (RAC) onde várias instâncias, em servidores diferentes, compartilhem o mesmo conjunto de dados, oferecendo assim alta disponibilidade no acesso aos dados. Serão também apresentados aos alunos, os conceitos de Exadata, cuja arquitetura propicia alta performance para bancos de dados Oracle.
A disciplina apresentará os conceitos de projetos data warehouse, modelagem multidimensional, OLAP,  análise exploratória de dados, visualização de dados, processos de KDD, tarefas de mineração de dados, classificadores, agrupamentos, regra de associação, séries temporais e anomalias.
Esta disciplina tem como finalidade fornecer orientações aos alunos para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Especialização. Apresentar as normas de apresentação de trabalhos produzidos pelos alunos da Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP), visando à sua uniformização. Os itens desenvolvidos serão baseados em documentos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Apresentar critérios de escolha dos Orientadores, bem como apresentar os prazos para as etapas do processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Especialização.
Seminário diferenciado, com tema direcionado à Administração de Banco de Dados.

Coordenador: Prof. Helder Sato / Prof. Dorley de Jesus Godarth

Email: posbd@fesppr.edu.br

Telefone: (41) 3028-6509

Corpo Docente

Mensalidade

Mensalidades a partir de R$ 720,00 ao mês.
Confira nossos descontos: (41) 3028-6509
*Investimento bruto das mensalidades: 25 parcelas de R$ 1.440,00 ao mês.
**Valores válidos para turmas iniciadas em 2018.
Empresas Conveniadas
Vestibular Verão 2018

O Vestibular Verão 2018 da Faculdade de Educação Superior do Paraná – FESP já está aberto. Clique no botão abaixo, siga os passos e agende sua prova. <

INSCREVA-SE AQUI
Formas de Ingresso

Venha fazer parte dessa história de 80 anos de sucesso! Clique no botão abaixo e conheça a melhor forma de ingressar em uma instituição de ensino que mudará sua história! <

SAIBA MAIS