Controladoria e Finanças

Objetivo

Compreender e aplicar os modernos conceitos de áreas como Contabilidade, Economia, Finanças e Tecnologia da Informação ao desenvolvimento e gestão de sistemas de Controladoria destinados a subsidiar eficientemente o processo de tomada de decisões.

Público-alvo

Executivos de área Financeira, Contabilidade, Administração, Auditoria e demais interessados em conhecer temas avançados e desenvolver habilidades em Controladoria e Gestão Financeira.

Início do curso

Março de 2018.

Matriz Curricular

Carga Horaria

390 Horas.

Período

Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h45.

Análise de Ambiente Empresarial. Projeções Financeiras; Custo de capital e avaliação; Avaliação de empresas em condições de risco; Múltiplos de valor de empresas; Fusões, aquisições e Opções Reais; Impairmenttest

Sistemas de informações e o papel estratégico de sistemas de informações. Realizar avaliação do papel estratégico da Tecnologia da Informação – TI, e seu impacto na gestão das empresas, bem como apresentar conceitos e tendências que permitam extrair o maior proveito dos recursos da TI para apoiar os processos de tomada de decisão e gestão da informação nas organizações. Visa também apresentar uma ferramenta de suporte ao processo de tomada decisão, para que os alunos possam utilizar em laboratório de informática as habilidades que esta ferramenta oferece.

Sistemas de informações e o papel estratégico de sistemas de informações. Realizar avaliação do papel estratégico da Tecnologia da Informação – TI, e seu impacto na gestão das empresas, bem como apresentar conceitos e tendências que permitam extrair o maior proveito dos recursos da TI para apoiar os processos de tomada de decisão e gestão da informação nas organizações. Visa também apresentar uma ferramenta de suporte ao processo de tomada decisão, para que os alunos possam utilizar em laboratório de informática as habilidades que esta ferramenta oferece.

ANÁLISE DE CENÁRIOS E SENSIBILIDADE: Conceitos básicos, Visão Sistêmica, Gestão Baseada em Valor, Gestão Estratégica. ELABORAÇÃO E CONTROLE DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: Análise do ambiente, Análise SWOT, Fatores críticos de sucesso, Objetivos estratégicos, Metas estratégicas, Ações estratégicas. ORÇAMENTO E INDICADORES DE DESEMPENHO: Objetivos, Fluxo orçamentário, Análise de viabilidade, DRE – Demonstração de Resultado do Exercício, Orçamento, Indicadores de desempenho. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: Conceito de Balanced Scorecard, Finalidade, Monitoramento e avaliação.

Direito Tributário, Sistema Tributário Nacional, Fontes do Direito Tributário, Competência Tributária, Princípios Constitucionais Tributários, Regra Matriz de Incidência, Tributos Federais, Estaduais e Municipais, Crédito Tributário e Lançamento, Administração Tributária, Planejamento Tributário.

Determinações da Estrutura do Ativo e do Passivo; modelos de decisões; estrutura de custos e alavancagem operacional; Gestão Operacional: Responsabilidade; ciclo operacional. ciclo econômico e ciclo financeiro e suas mensurações; principais fatores que afetam a Necessidade Líquida de Capital de Giro; gestão do imobilizado; Gestão de Recursos Humanos.

Pesquisa científica. Tipos de pesquisa. O processo de pesquisa e seu significado; problemas de pesquisa e sua formulação; fases da pesquisa. Redação de textos científicos. Ciência. Metodologia científica. Tipos de explicação científica. Bases do raciocínio científico, teoria, hipótese, dedução, indução, análise e síntese.

Aplicações financeiras. Fundos de investimentos. Renda fixa. Renda variável. Avaliação de investimentos sob risco. Análise fundamentalista. Análise técnica. Modelos de precificação de ativos. Seleção e avaliação de carteiras. Eficiência de mercado. Títulos de renda fixa e variável. Precificação. Derivativos. Utilizar as técnicas e os instrumentos modernos para a análise do comportamento do mercado de capitais; • mensurar os riscos e determinar os retornos pelos diversos investimentos existentes na economia; • selecionar e avaliar carteiras de investimentos; • desenvolver estratégias de investimento, utilizando os ativos financeiros existentes no mercado brasileiro. Mercado de Capitais: títulos públicos, títulos privados, mercado acionário, mercado cambial, derivativos e futuros; Análise de investimento no mercado; Políticas econômicas e seus efeitos no mercado; Dívidas públicas interna e externa. Conhecer o mercado de capitais, entender seu funcionamento e avaliar investimentos nesse mercado.

Conceitos utilizados pelo mercado nos cálculos financeiros; Estruturas e utilização das ferramentas de cálculo das operações financeiras; Fundamentos de Estatística aplicada. Tomada de decisão.

Conceitos e cálculo do valor econômico agregado. Fontes de financiamento e custo ponderado de capital. Composição do valor de mercado agregado. Variáveis financeiras que influenciam o valor econômico. Introdução a padrões de estratégia empresarial que estão associadas a crescimentos do valor econômico.

Personalidade. O indivíduo e a personalidade. Conceitos de grupos. Visão sistêmica das organizações. Percepção, comunicação e conflitos. Liderança. Comunicação Organizacional, Modelos de liderança, Gerenciamento de Mudanças, Desenvolvimento de equipes. Introduzir o aluno nas principais questões conceituais e metodológicas das ciências do comportamento enfatizando: As principais habilidades de um gestor.

Riscos dos Demonstrativos Contábeis. Riscos Operacionais. Riscos externos. Riscos do segmento de Varejo. Sinais de Créditos Problemáticos. Análise dos demais riscos, Riscos de liquidez e Riscos de Mercado: Volatilidade, Índice de Sharpe, Duration, VaR, Stress Test e Back Test.

Promover o domínio dos conceitos e instrumentos das Finanças Corporativas integrando teoria e prática, além de expor os métodos e políticas de gestão e análise financeira. Evolução da administração financeira. Responsabilidades contemporâneas da administração financeira. Dinâmica das decisões financeiras. Decisões financeiras em ambiente de inflação. Administração financeira e objetivo da empresa. Dinâmica das decisões financeiras.

Controladoria (Histórico, Conceito). Cenário Economia Mundial e Nacional. Balanços Fraudados. Lei Sarbanes e Oxley. Agências de Risco. Investiment Grade. Aquisições, Fusões. Nova Lei das Sociedades Anônimas. Responsabilidade Social – Visão Estratégica. Nova Lei de Falências. Marcas e Patentes. Sistemas de Inteligência de Negócios – Controles dos Governos Federal, Estadual, Municipal. Gestão de Pessoas. Gestão Estratégica de Custos. Sistema de Informação Gerencial (S.I.G. x Software de Gestão).

Análise de Financiamentos para Projetos; Projeção de Fluxo de Caixa Contextualização dos fundamentos teóricos por meio de exercícios práticos replicativos da atividade do controller.

A contabilidade como conceito e como ferramenta de gestão. Importância da informação contábil. Objetivos da informação contábil. Usuários da informação contábil. A contabilidade como instrumento de controle interno. Conhecimento do ativo como investimento. Conhecimento do passivo como forma de financiamento do ativo. Entendimento de receita, de despesa e de resultado. Entendimento da composição do patrimônio líquido e suas mutações: capital social, reservas e lucros acumulados. O balanço patrimonial e a demonstração do resultado como demonstrações financeiras mais relevantes da empresa. As Demonstrações Financeiras segundo a nova Lei das Sociedades Anônimas – 11.638/07. Conceito, definição e interpretação dos principais índices que identificam a situação econômico/ financeira e patrimonial da entidade. Análise das demonstrações financeiras em valores relativos. Analise demonstrações financeiras por coeficientes. Analise da liquidez e do capital de giro. Grau das Imobilizações. Analise dos Estoques. Analise do Balanço de Resultados. Crédito e Riscos de Crédito: modelos de previsão de insolvência. Modelo dinâmico de análise financeira: necessidade de capital de giro; over trading; e efeito tesoura. Análise da Demonstração dos Fluxos de Caixa.

Coordenador: Prof. Ageo Veng

Email: ageov@fesppr.edu.br

Telefone: (41) 3028-6509

Mensalidade

R$450,00* (1 + 24 parcelas mensais)

*Valor bruto R$900,00

Pós-Graduação FESP

Os cursos de Especialização e MBA da FESP proporcionam a formação necessária para enfrentar os desafios do mundo profissional.

INSCREVA-SE AQUI