Desenvolvimento Profissional em Coaching

Justificativa

A busca constante por modelos de desenvolvimento de pessoas e de times, tem levado a criação de inúmeros formatos com toda sorte de relevância e eficácia. Nesse contexto, o processo de Coaching ganhou importância e passou de um tema pouco conhecido a uma estratégia que está sendo utilizada por muitas pessoas e organizações como forma de melhorar a performance, o clima e as relações de trabalho. No contexto mundial e notadamente no Brasil, o Coaching vem ganhando espaço a ponto de tornar-se profissão, contando inclusive com organizações internacionais de apoio aos profissionais dedicados a exercer a atividade como profissão ou no apoio àqueles que necessitam de suporte permanente de conceitos e técnicas. O MBA em Desenvolvimento Profissional em Coaching propõe abordar os principais temas da administração empresarial com foco no ser humano, contribuindo, dessa forma, para o aperfeiçoamento dos participantes nos seus estudos e conhecimentos na área de Coaching. O programa busca equalizar conhecimentos de ferramentas e conceitos de gestão das empresas e de carreira, com concentração do conteúdo nas principais áreas da administração: gestão de negócios, comportamento organizacional, gestão do conhecimento, gestão de pessoas, gestão de projetos e outras, integradas aos conceitos de Coaching.

Objetivo

Capacitar os participantes a compreender e aplicar os conceitos de Coaching, bem como as ferramentas disponíveis para a realização de um processo de Coaching, as questões éticas que o envolvem e a estruturação do processo de Coaching que produza os melhores resultados ao Coachee (Cliente), formando e informando pessoas e profissionais que pretendam trabalhar como Coach ou que precisem melhorar suas habilidades de relacionamento e de gestão.

Público-alvo

Presidentes, Diretores, Executivos e profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que ocupem funções gerenciais ou que pretendem, no futuro, ocupar cargos de liderança em organizações privadas ou públicas, e que buscam destacar-se pela geração de resultados organizacionais a partir do desenvolvimento de competências na elaboração e implementação de projetos da administração em qualquer segmento. Profissionais que pretendem dedicar-se à profissão de Coach.

Início do curso

Março de 2018.

Matriz Curricular

Carga Horaria

420 horas-aula.

Período

Terças e Quintas-feiras, das 19h às 22h35.

O que é Coaching. Comunidades de Coaching no Brasil e no mundo. Evolução do coaching. Fundamentos e princípios do Coaching. Diferenças entre coaching, couseling, mentoring e psicoterapia. Termos usuais no processo de coaching. Ética do coaching. Benefícios e resultados esperados. Situações que indicam necessidade de Coaching. Fases da abordagem do processo de coaching. Habilidade de desenvolver e manter um plano de Coaching eficaz. Ferramentas para a criação de planos de ação. Processo de documentação do coaching: formulários e registros.

Habilidades de um líder Coach. Desenvolvimento de habilidade de um líder. Potencial e desempenho: ferramentas de avaliação. Comportamento de um líder: desejos, medos e expectativas. A solidão da liderança. Metas num processo de Coaching. Inteligência emocional na liderança. Inteligência relacional na liderança.
Comunicação interpessoal: percepção interpessoal, feedback, barreira e oportunidades para a comunicação efetiva. Formas de comunicação. Estilos interpessoais x impactos gerenciais (Janela de Johari). A comunicação interna como instrumento de gestão.

Conceito de Capital Humano. Capital Social x Capital Humano. Evolução da área de Recursos Humanos: de Rotinas Trabalhista à Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho. Evolução das ações de Treinamento e Desenvolvimento: das habilidades técnicas às competências comportamentais. Conceito de Competências. Instrumentos para Diagnóstico de Desenvolvimento do Capital Humano: PDI (Plano de Desenvolvimento Individual); LNT (Levantamento de Necessidades de Treinamento). Instrumentos de Desenvolvimento do Capital Humano: Desenvolvimento de Competências, Desenvolvimento de Equipes, Desenvolvimento de Lideranças, Desenvolvimento Organizacional. O Coaching e o desenvolvimento do Capital Humano e da Organização.

Princípios da economia criativa e colaborativa. Conhecimento, criatividade e tecnologia. Desenvolvimento sustentável. Estratégias e alternativas de políticas de desenvolvimento econômico. Processos colaborativos. Novos padrões tecnológicos. Tendências, desafios e oportunidades. Aquisição de conhecimento. Cultura empreendedora. Alternativas de inclusão produtiva. Aumento da renda regional. Formação e aquisição de novas habilidades e competências em tempos de crise. Conjuntura da nova economia do século 21.

História da PNL. Estrutura dos Processos de Mudança. Técnicas de Comunicação. Canais de Comunicação. Sintonia com o “outro”. Pistas para identificação da comunicação. Qualidade na comunicação. Processo de comunicação e da memória. Canal de comunicação preferencial. Confiança em Relacionamentos. A PNL para estabelecer Objetivos de sucesso. Negociar com elegância. Princípios da Linguagem Ericsoniana. Técnicas da Negociação. Linha do tempo. Recontextualização e ressignificação. Técnicas para criatividade e inovação. Feedback e feedforward. Metáforas e histórias. Manejar com emoções. Reestruturação de comportamentos indesejados.
Mecanismo de mudança. Posicionamento humano em processos de mudança. A psicologia da mudança. Diretrizes éticas e padrões profissionais. Confiança e intimidade com o cliente. Habilidade de criar um ambiente seguro. Respeito e confiança mútuos. Escuta Ativa. Habilidade de focar – se no cliente entender o significado do que é dito no contexto dos seus desejos. Apoio para que o cliente se expresse. Habilidade para criar conscientização. Habilidade de integrar e avaliar precisamente múltiplas fontes de informação. Desenvolver ações. Aprendizado contínuo em situações de trabalho ou da vida. Associação de todos os aspectos da vida pessoal e profissional.

Ciência e conhecimento científico. Métodos científicos. Diretrizes metodológicas para a leitura, compreensão e documentação de textos e elaboração de seminários, artigo científico, resenha e monografia. Processos e técnicas de elaboração do trabalho científico. Pesquisa – tipos; documentação – didática pessoal, fichamento; projeto e relatório de pesquisa.

O Trabalho de Conclusão do Curso de MBA em Coaching se dará através de um trabalho – artigo científico ou monografia – a ser desenvolvido individualmente e avaliado por uma banca examinadora composta por, no mínimo, dois professores ligados ao curso.

Coordenador: Prof. Fernando Leocadio Pianaro

Email: pianaro@fesppr.edu.br

Telefone: (41) 3028-6509

Corpo Docente

Mensalidade

Mensalidades a partir de R$ 450,00 ao mês.
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*Investimento bruto das mensalidades: 25 parcelas de R$ 900,00 ao mês.
**Valores válidos para turmas iniciadas em 2018.
Empresas Conveniadas
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