Formação Política

Objetivo

Estimular o acadêmico a pensar sobre a sua inserção na política, seu papel como cidadão e seu posicionamento diante dos desafios da atualidade.

Professora Responsável

Vilma Aguiar
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Ciências Sociais e Mestre em Filosofia, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV- RJ). É professora universitária desde 1998. Especialista em gestão e liderança de equipes multidisciplinares, legislação e mercado educacional. Atualmente é presidente da Escola da Política e avaliadora do INEP/MEC para a educação superior. Tem interesse em teoria política, pensamento social brasileiro e políticas públicas. Desenvolve pesquisa sobre políticas inclusivas, principalmente no campo da educação.

Professores Convidados

Maria Isabel Limongi
Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo(1990), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo(1994), doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo(1999) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo(2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná e Membro de corpo editorial da Dois Pontos (UFPR). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia. Atuando principalmente nos seguintes temas:paixão, virtude, antropologia, moral.

Maria Cecília Eduardo
Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2015). Graduada em Ciência Política pelo Centro Universitário Internacional (2014), graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004) e especializada em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva pela Universidade Tuiuti do Paraná (2008). Pesquisadora voluntária do Laboratório de Análise dos Partidos Políticos e Sistemas Partidários (LAPeS​). Especialista nos temas: financiamento de campanha e gênero e política.

Luiz Domingos
Estudante de doutorado em Ciência Política na UFPR. Mestre em Ciência Política pela UNICAMP, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e do Centro Universitário UNINTER. É pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira – UFPR. Tem experiência em pesquisa sobre elites políticas, poder legislativo, carreiras políticas e profissionalização política. 

Pedro Medeiros
Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, cursa o Doutorado em Ciência Política pela mesma instituição, desenvolvendo pesquisa sobre as relações entre movimentos sociais e Estado e os impactos destas sobre a produção de políticas públicas na área de mobilidade urbana. É professor dos cursos de Ciência Política e de Relações Internacionais no Centro Universitário Internacional (Uninter) e pesquisador vinculado ao Núcleo de Pesquisa de Interações Estado/Sociedade (Nuclint). Tem como temas de interesse e pesquisa: modalidades de ação coletiva; teorias da democracia; análise de redes; etnografia política.

Atenção: Os boletos serão enviados diretamente para o email dos inscritos.

Matriz Curricular

Duração

19/05, 26/05, 09/06, 16/06, 23/06, 04/08, 11/08, 18/08 e 25/08

Carga Horária

18 horas aulas presenciais + 18 horas de estudo Total: 36h

Período

Aos sábados, das 9h30 às 11h30

A política como fundadora do pacto social; o conceito de representação política; o papel dos representantes.

O surgimento da democracia moderna e suas diferentes concepções; a democracia como forma de organização social; os desafios da democracia contemporânea

Os diferentes espectros das posições políticas; as origens históricas dos conceitos de direita e esquerda; o conceito de ideologia

A formação do Estado brasileiro; o conceito de minoria política; a participação e a exclusão de mulheres, negros e pobres na representação política.

As características do sistema político brasileiro, o sistema eleitoral,  o lugar e o papel dos partidos políticos.

A contraposição ou a cooperação entre sociedade civil e Estado. As políticas públicas como o Estado atuando; os movimentos sociais como interlocutores do Estado.

O conceito de cidadania; o papel da cidadania ativa na democratização das instituições.

Os novos desafios da política diante do surgimento de novas vozes e novos veículos de comunicação e mobilização; as redes.

Coordenador: Profª Andréa Abrahão Costa

Email: extensão@fesppr.edu.br

Telefone: 41 3028-6509

Mensalidade

Parcela única de R$120,00