Gestão, Desenvolvimento e Inovação em Educação a Distância

OBJETIVOS

Especializar profissionais envolvidos com a educação a distância por meio da atualização e do aprofundamento de conhecimentos  teórico-práticos, sendo estes, capazes de aplicar os conhecimentos:  pedagógicos, técnicos e administrativos envolvidos nessa modalidade  educacional.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais de educação, professores, tutores,  educadores corporativos, coordenadores de cursos, gerentes de treinamento, pesquisadores, profissionais da área de tecnologia aplicada à educação,  profissionais da área de recursos humanos/gestão de pessoas, planejadores de cursos, designers instrucionais, profissionais da área de comunicação, instituições educacionais e empresas diversas que pretendem atuar com educação a distância.

INÍCIO DO CURSO

Março de 2018.

Matriz Curricular

Carga Horaria

360 horas/aula.

Período

Sábados, das 08h às 17h - Encontros mensais.

Conceito e inter – relação das 5 dimensões para o desenvolvimento de programas na modalidade a distância (pedagógica, tecnológica, administrativa, financeira e jurídica). Apresentação dos diferentes níveis educacionais (graduação pós-graduação e extensão) e as necessidades básicas para construção
e certificação de um curso na modalidade a distância. Noções de organização de Polos e canais de distribuição. Avaliação em Educação a Distância (A avaliação como um processo contínuo: formas de aplicação, comparativos, resultados e registros de avaliação).
Análise de concepções, autores e obras importantes que fundamentam teórica e metodologicamente a ênfase “cultura virtual, pensamento e construção de conhecimento”, na qual objetiva subsidiar uma perspectiva crítica e reflexiva no que se refere à prática de profissionais no campo da gestão, da docência e da inovação na modalidade da educação a distância.
Apresentação dos processos de gerenciamento de projetos (inicialização, planejamento, implantação, controle e encerramento) voltados a projetos educacionais fundamentados na educação a distância, de modo especial, projetos com viés corporativo. Os alunos, a partir de leituras e fóruns virtuais de discussão orientada, serão instrumentalizados para o planejamento de atividades mais importantes relacionadas ao gerenciamento de projetos.
Estudo dos fundamentos do design instrucional, conceitos e suas aplicações. Conhecimento aprofundado da definição do problema instrucional, análise do contexto educacional e dos aprendizes. Aplicação dos conceitos de design Instrucional alinhados aos processos e teorias de ensino e de aprendizagem. Planejamento do ato educacional seguindo as fases do design instrucional, desde a análise, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação. Elaboração de mapa de conteúdos, roteiros e storyboards, respeitando os critérios de usabilidade e acessibilidade.
Conceitos sobre Docência e Tutoria em Educação a Distância. Apresentação dos diferentes papéis e funções do docente em todos os níveis educacionais (graduação, pós-graduação e extensão). O cenário e o perfil do aluno na Educação a Distância. Ação Tutorial e o desenvolvimento do Plano de Tutoria (equipe de tutoria). Modelos de Tutoria, reativa e proativa, técnicas para atendimento de alunos com bons resultados.
Principais tipos de usuários de tecnologia e seus impactos no Direito. Direitos autorais na sociedade da informação. Legislação de direitos autorais. Aspectos legais da EaD. Direitos autorais na produção de conteúdo para EaD. Obras de terceiros, fotos, textos, imagens, vídeos do Youtube, músicas, filmes, entre outros. Domínio público. Licenças e Creative Commons. Boas práticas na produção de materiais para EaD e no uso das redes sociais – Web 2.0
Estudo do aspecto conceitual, pedagógico, técnico, ferramental, financeiro, e de gestão de ambientes virtuais de aprendizagem para a área acadêmica e corporativa. Análise de necessidades, planejamento, implementação e gestão de ambientes virtuais de aprendizagem.
As tecnologias distributivas, interativas e colaborativas e sua relação com qualidade e a escalabilidade, em contextos educacionais. Os blogs e seu uso pedagógico. A criação de avatares e histórias em quadrinhos para a produção de material didático. A utilização das wikis como ferramentas  colaborativas para a gestão e criação de conhecimento. As redes sociais e seu potencial pedagógico e outros recursos multimídia para educação. O compartilhamento de materiais multimídia por meio dos
Recursos Educacionais Abertos (REAs).
Apresentação dos formatos e técnicas necessárias para a elaboração de artigos científicos e trabalhos acadêmicos.

Coordenador: Profª. Luciene Ferreira Iahn

Email: luciene@fesppr.edu.br

Telefone: (41) 3028-6563

Corpo Docente

Mensalidade

Mensalidades a partir de R$ 400,00 ao mês.
Confira nossos descontos: (41) 3028-6509
*Investimento bruto das mensalidades: 25 parcelas de R$ 800,00 ao mês.
**Valores válidos para turmas iniciadas em 2018.
Empresas Conveniadas
Vestibular Verão 2018

O Vestibular Verão 2018 da Faculdade de Educação Superior do Paraná – FESP já está aberto. Clique no botão abaixo, siga os passos e agende sua prova. <

INSCREVA-SE AQUI
Formas de Ingresso

Venha fazer parte dessa história de 80 anos de sucesso! Clique no botão abaixo e conheça a melhor forma de ingressar em uma instituição de ensino que mudará sua história! <

SAIBA MAIS