Gestão Estratégica de Negócios

Justificativa

No ambiente extremamente dinâmico e globalizado, a única solução sustentável da competitividade empresarial, está na plena sintonia às demandas do mercado. A competência de diagnosticar e agir eficazmente para suprir estas necessidades, não está mais no dom ou no empirismo de profissionais outrora competentes, e sim, no absoluto conhecimento e domínio de um portfólio de ferramentas de gestão integradas às exigências e expectativas do mercado.

Objetivo

Este programa visa capacitar integralmente profissionais que buscam ampliar suas competências de gestão na aplicação estratégica de ferramentas essenciais em questões que afetam o presente e o futuro da empresa, ou seja, a sua competitividade

Público-alvo

Executivos em ascensão,  profissionais liberais em áreas de atuação que necessitem adquirir ou aprofundar conhecimentos estratégicos de gestão ou ainda se preparando para assumir funções executivas nas empresas.

Início do Curso

Abril de 2018.

Matriz Curricular

Carga Horária

400 horas-aula.

Período

Segundas e quartas-feiras, noturno.

Conceito de logística integrada. Paradoxo da logística. Supply Chain Management.Economia dos sistemas logísticos.Rentabilidade de clientes x serviços logísticos. Gestão de estoque. Previsão de vendas.
Evolução econômica brasileira, políticas econômica, monetária, fiscal e cambial. As economias mundiais no Séc. XXI, tendências de futuro, integração econômica e como tomar decisões financeiras no mundo globalizado – “A Crise” financeira global.
Conceitos sobre o que é cultura organizacional, características comuns que formam a cultura organizacional, efeitos funcionais e disfuncionais da cultura sobre pessoas e a organização. Administrando a mudança planejada e resistência à mudança.
O mundo dos negócios. Conceitos de gestão empreendedora e estudos de ambientes organizacionais internos e externos (análise SWOT). A construção do plano de negócio, o pensamento estratégico na gestão e o direcionamento do foco para definição do ramo de negócio.
Definição dos principais conceitos de planejamento de gestão estratégica. Concepção da estratégia e sua aplicação nos diferentes níveis de uma organização. Técnicas de análise e avaliação. Sincronização dos objetivos, políticas e ações das unidades de negócios.
Organização as empresas, o patrimônio empresarial, o planejamento contábil; as operações ativas, passivas e de apuração dos resultados, as demonstrações financeiras, o sistema de informações contábeis, a análise das demonstrações contábeis e tópicos especiais de controladoria.
Compreender a contribuição da gestão contábil na gestão das empresas, compreender a estruturação financeira nas empresas e os cenários financeiros no Brasil. Entender a relação de retorno e risco financeiro na gestão de negócios.
O mundo dos sistemas de informação, fundamentos da tecnologia de informação e solução de problemas com sistemas de informação. Visão geral de aplicações de sistema de informação bem como a gerência de projetos de sistemas de informação.
Conceitos básicos e estratégia de marketing, planejamento estratégico em marketing e comportamento do consumidor, pesquisa de mercado, estratégia de preço, estratégia de comunicação em marketing, distribuição e logística.
Diferenças entre diplomacia clássica e política externa corporativa nas dimensões do mercado, governo, sociedade e informação. Análise do perfil do agente diplomático em termos de suas inteligências múltiplas como negociador multicultural.
Fundamentos da administração de talentos e do capital intelectual, retrospectiva histórica e tendências da Gestão de Pessoas, o planejamento estratégico da gestão de pessoas. Estudo e análise dos processos de agregar, recompensar, desenvolver e reter pessoas.
Definição de projeto, evolução da Gerência de Projetos, estrutura analítica de projetos. Ferramentas computacionais para Gerência de Projetos e análise de Gerência de Projetos Tecnológicos.
O indivíduo e a personalidade, conceitos de grupos. Visão sistêmica das organizações, percepção, comunicação e conflitos. Funções e práticas gerenciais eficazes, habilidades e comportamentos gerenciais. Inteligência Social.
Simulações: concorrências e licitações, relação clientes – fornecedores, tomada de decisão com risco calculado, terceirização e suas implicações, parcerias, pesquisas de mercado, estratégias de expansão, negociação em larga escala e participação em mercados abertos.
Apresentação dos formatos e técnicas necessárias para a elaboração de artigos científicos e trabalhos acadêmicos.
Fundamentos do uso de internet, características de negócios digitais, e-commerce, benefícios e vantagens competitivas. Tendências do comercio eletrônico no Brasil e no mundo. Segurança de informação, como fazer negócios utilização do e-commerce.
Importância da Qualidade de Vida e os fatores que determinam o desgaste profissional e pessoal – métodos para detecção e combate. Delineamento e implementação de programas de Qualidade de Vida no Trabalho.

Conceitos e evolução da negociação estratégica. A negociação estratégica no cenário competitivo atual e seus princípios bem como os elementos estratégicos da negociação. As etapas da negociação – preparação, apresentação e conclusão de propostas.

Participações em seminários e palestras internas da FESP.

Coordenador: Profª. Vera Márcia Simões de Farias

Email: veramarcia@fesppr.edu.br

Telefone: (41) 3028-6509

Mensalidade

1 + 24 parcelas mensais.

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Pós-Graduação FESP

Os cursos de Especialização e MBA da FESP proporcionam a formação necessária para enfrentar os desafios do mundo profissional.

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