Multi Gestão Educacional – Modelos Internacionais

*Curso presencial realizado exclusivamente na cidade de Ponta Grossa-PR.

Justificativa

A busca constante por novos modelos na área da Educação tem levado à criação de inúmeros formatos com toda sorte de relevância e eficácia. Nesse contexto, o estudo dos processos de gestão ganhou importância e passou de um tema pouco conhecido a uma estratégia que está sendo utilizada pelas organizações de ensino como forma de melhorar a performance, o clima e as relações entre gestores, professores e alunos. No contexto mundial e notadamente no Brasil, a Gestão da Educação vem ganhando espaço a ponto de tornar-se profissão, contando inclusive com organizações internacionais de apoio aos profissionais dedicados a exercer a atividade de gestão como profissão ou no apoio àqueles que necessitam de suporte permanente de conceitos e técnicas. O MBA em Multi Gestão Educacional – Modelos Internacionais propõe abordar os principais temas da administração educacional com foco nas relações entre os envolvidos, contribuindo, dessa forma, para o aperfeiçoamento dos participantes nos seus estudos e conhecimentos nas áreas de gestão sob os diversos aspectos internos e externos às organizações. O programa busca equalizar conhecimentos de ferramentas e conceitos de Gestão da Educação e de carreiras, com concentração do conteúdo nas principais áreas da administração, incluindo visões atualizadas de gestão do negócio, comportamento organizacional, gestão do conhecimento, gestão de pessoas, gestão de projetos e outras, integradas às necessidades de atendimentos às exigências legais.

Objetivo

Capacitar os participantes a compreender e aplicar os conceitos de Gestão à área da Educação, bem como as ferramentas disponíveis para a obtenção de resultados adequados, as questões éticas que os envolvem e a estruturação de processos de Gestão da Educação que produzam os melhores resultados ao cliente final (aluno e sua família) formando e informando pessoas e profissionais que pretendam trabalhar como gestores ou que precisem melhorar suas habilidades de relacionamento e de gestão.

Público-Alvo

Diretores, Coordenadores, Professores, Executivos e profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que ocupem funções ou tenham interesse na área de Educação ou que pretendem, no futuro, ocupar cargos de gestão em organizações privadas ou públicas nesta área, e que buscam destacar-se pela geração de resultados a partir do desenvolvimento de competências na elaboração e implementação de projetos educacionais de organizações de qualquer segmento.

Início do Curso

Março de 2018.

Matriz Curricular

Carga Horaria

400 horas/aula.

Período

Um encontro presencial de 2 dias por mês, finais de semana ou feriados.

Didática do Ensino quanto ao processo de ensino aprendizagem, planejamento e avaliação. Tecnologia a serviço da educação. Meio estudantil – o estudante e o docente: relações e expectativas. O papel da escola e do docente na construção do conhecimento.
Importância e implicações de se definir a filosofia em um programa de educação, como base e linha de referência, para a estruturação de forma consistente. Abranger os elementos de uma filosofia de educação e elaborar sobre a singularidade de uma base cristã, levando o aluno a articular sua própria visão de mundo.
Avaliação dos povos contemporâneos que vivem e interagem num mundo cada vez mais globalizado, onde é necessário criar oportunidade e competências para refletir e compartilhar os pontos de vista, bem com o as questões sociais, políticas, ecológicas e econômicas.
Ética, objetivo e seus intérpretes. Moral – conceituação e a questão da modernidade. Cidadania: conceito, bases históricas e questões ideológicas.
Histórico e delimitação da psicologia positiva. Felicidade e bem-estar subjetivo. Variáveis correlatas e  preditoras de bem-estar subjetivo. Autoestima. Amor. Esperança. Otimismo. Empatia. Gratidão. Sentido devida. Relações entre construtos positivos e saúde. Aplicabilidade da psicologia positiva em contextos variados.
Abordagem da educação como prática fundamental da existência histórico-cultural dos homens. Ideias pedagógicas e seus principais representantes envolvendo a educação desde a antiguidade, idade média, moderna e contemporânea. Globalização e educação: crise dos paradigmas e a formação do educador no contexto da contemporaneidade.
Introdução ao conceito de TCC. Senso comum e ciência. Modelos e receitas. Construção, formas, imaginação. Tipos de projetos. Estrutura. Pesquisa e objetivos. Coleta de dados: universo e análise. Contagem: análise e interpretação de dados. Documentação pessoal. Leitura: análise e interpretação de textos. Elaboração de monografias: etapas, aspectos técnico s da redação / formas do trabalho científico. Preparação de originais. Escolha de um tipo de pesquisa e de uma metodologia para a elaboração de um projeto de pesquisa. Textos teóricos sobre conhecimentos em pesquisa científica. Produção de um projeto de pesquisa, respeitando-se as normas da ABNT.
Temática: “Inovar é obrigatório; crescer é opcional.”
O cérebro. Mudanças Comportamentais. Aprendizagem e comportamentos. Comunicação. Motivação. Liderança como essência da gestão. Formação e desenvolvimento de equipes. Perfis de temperamentos.
Análise crítica dos determinantes da estrutura e funcionamento da educação básica e das políticas educacionais do Brasil contemporâneo. Contexto histórico da estruturação política do ensino e das lutas por educação pública no Brasil. As principais reformas educacionais brasileiras, os projetos em disputa na sua formulação e os mecanismos de sua implementação.
A ação da administração da educação na perspectiva de transformação da prática educativa Origens da Administração Escolar e sua construção histórica no Brasil. As diferentes concepções da administração escolar: do controle ao processo de transformação. A prática da administração escolar na perspectiva de uma educação de qualidade: seus entraves e facilitadores. A ação do administrador escolar na perspectiva da implementação de uma gestão compartilhada na escola. Ação do administrador escolar na consolidação de um projeto político pedagógico da escola.
Participação obrigatória. Aderentes ao curso.
Ambientes virtuais de aprendizagens. A informática e a era do conhecimento. Novas tecnologias de informática aplicadas à educação. Programas educativos.
O Trabalho de Conclusão do Curso de MBA em Gestão da Educação se dará através de um trabalho – artigo científico ou monografia – a ser desenvolvido individualmente e avaliado por uma banca examinadora composta por, no mínimo, três professores ligados ao curso.

Coordenador: Prof. Fernado Leocadio Pianaro

Email: pianaro@fesppr.edu.br

Telefone: (41) 3028-6509

Corpo Docente

Mensalidade

Mensalidades a partir de R$ 400,00 ao mês.
Confira nossos descontos: (41) 3028-6509
*Investimento bruto das mensalidades: 25 parcelas de R$ 800,00 ao mês.
**Valores válidos para turmas iniciadas em 2018.
Empresas Conveniadas
Vestibular Verão 2018

O Vestibular Verão 2018 da Faculdade de Educação Superior do Paraná – FESP já está aberto. Clique no botão abaixo, siga os passos e agende sua prova. <

INSCREVA-SE AQUI
Formas de Ingresso

Venha fazer parte dessa história de 80 anos de sucesso! Clique no botão abaixo e conheça a melhor forma de ingressar em uma instituição de ensino que mudará sua história! <

SAIBA MAIS