Redes de Computadores e Gerência de Redes – Certificação CCNA e LPI

OBJETIVOS

No momento atual os sistemas de rede são cada vez mais uma ferramenta base de qualquer instituição, empresa ou indústria que pretenda evoluir num contexto mundial. Dada a divulgação das tecnologias da informação e dos sistemas informáticos em rede, torna-se necessário preparar técnicos para a sua missão profissional nesta área.

Os sistemas informáticos são além de tudo os promotores da mudança econômica mundial, a ferramenta por excelência da integração mundial de sistemas, de estruturas produtivas, o elemento base na implementação de políticas de empresas que se pretendem vocacionadas para gerirem, e reagirem, num contexto global, num mercado sem limites aduaneiros e sem as fronteiras antes impostas.

Na Internet, na Nova Economia uma pequena empresa tem a mesma projeção que uma grande empresa, independentemente da sua localização, dimensão e hora local. As redes informáticas anularam o espaço o tempo e permitem uma projeção equiparável, reflexo da dinâmica da empresa, equivalente. Baseada nesta óptica é proposta uma formação temática em Redes de Computadores e Segurança de Redes, com eventual participação de empresas e entidades externas a esta instituição de ensino superior.

Baseado neste foco e no curriculun proposto, os formandos serão capazes de entender, operar e desenvolver uma rede, e um sistema de segurança baseado nesta. A frequência com êxito da Pós-graduação faculta um diploma, assim como a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais com formação, preferencial na área da engenharia, matemática aplicada e informática, que estejam interessados na problemática das redes, da sua implementação, integração funcional e manutenção.

INÍCIO DO CURSO

Agosto de 2018.

Matriz Curricular

Carga Horária

400h/a

Período

Terças e quintas-feiras, noturno.

Capacitar ao aluno conhecer os diversos tipos de redes de computadores, seus protocolos e equipamentos, assim como suas características lógicas dos serviços de redes TCP/IP, equipamentos de comunicação da camada 1, 2 e 3 do modelo OSI, assim como os padrões IEEE 802 e seus meios físicos de comunicação.

Capacitar ao aluno a conhecer/instalar/configurar o sistema operacional Linux em seu modo gráfico com a finalidade de simples usuário do sistema operacional.

Capacitar ao aluno a utilizar/configurar estações de trabalho Linux, proporcionando conhecimento e habilidades necessárias para efetuar operações com arquivos (copiar, mover, apagar, criar, etc), personalizar ambientes de trabalho e utilizar os terminais de linha de comando.

Capacitar ao aluno a administrar estações de trabalho Linux, assim como seus usuários, proporcionando conhecimento e habilidades necessárias para efetuar operações de gerencia de sistemas assim como usuário, personalização de ambientes de trabalho e automatização de tarefas e processos.

Capacitar ao aluno a administrar estações de trabalho Linux, assim como seus usuários, proporcionando conhecimento e habilidades necessárias para efetuar operações de gerencia de sistemas assim como usuário, personalização de ambientes de trabalho e automatização de tarefas e processos.

Capacitar ao aluno o conhecimento sobre os aspectos de programação Shell (BSH, KSH) em ambientte Unix/Linux, porporcionando conhecimento e habilidades necessárias para administrar, ambiente Unix e Linux assim como a construção de ferramentas administrativas e de Monitoramento.

Capacitar ao aluno o conhecimento sobre os aspectos de segurança de redes e aplicações, proporcionando conhecimento e habilidades necessárias para administrar firewall e proxy assim como interpretar e administrar sistemas de detecção de intrusão.

Capacitar aos alunos conhecimentos necessários para a compreensão dos processos que ocorrem em uma Rede de Computadores, utilizando o Modelo de Referencia OSI, abstraindo sobre as suas camadas, as quais possibilitam a comunicação entre máquina e a rede de computadores. Será apresentado também, aspectos relacionados a projetos e documentação de Redes de Computadores assim como seus aspectos físicos.

Capacitar aos alunos a reconhecer Redes de Computadores suas características e seu principal equipamento de união (Roteador). Neste ponto o aluno será preparado a reconhecer roteadores, seus sistemas operacionais assim como sua operação, configuração e utilização em base da Arquitetura de Comunicação de Dados TCP/IP.

Capacitar aos alunos a reconhecer Redes Locais, seus protocolos de comunicação e equipamentos, assim como seu gerenciamento de Redes e administração. Neste ponto será apresentado o equipamento Switch e as Redes Virtuais Locais (VLAN).

Capacitar aos alunos a reconhecer Redes Was, seus protocolos de comunicação e equipamentos, assim como seu Gerenciamento, Administração sobre Redes Wan.

Coordenador: Roberto Néia Amaral

Email: pos@fesppr.edu.br

Telefone: (41) 3028-6509

Mensalidade

1 + 24 parcelas mensais

Consulte nossas políticas de desconto através do e-mail pos@fesppr.edu.br ou pelo telefone 41 3028-6509.

Pós-Graduação FESP

Os cursos de Especialização e MBA da FESP proporcionam a formação necessária para enfrentar os desafios do mundo profissional.

INSCREVA-SE AQUI