Na manhã da sexta-feira (02/03) aconteceu a Aula Magna do curso de Direito para os alunos do período diurno. O convidado para ministrar a palestra foi o secretário de representação do Governo do Estado do Paraná, Luciano Pizzatto.

Sob o tema “A Dicotomia entre a sustentabilidade e a Legalidade”, Luciano Pizzatto propôs uma reflexão do Direito a partir do ponto de vista tecnocientífico. Para iniciar sua fala, propôs o conceito que intitula um livro de sua autoria, “Efeito Disney – Ambiência”, o qual resumiu aos presentes como o torpor induzido pela comoção coletivo provocada por determinadas construções sociais ou midiáticas e como essa condição influência nossas decisões e, especificamente para a ocasião, nossa legislação.

Partindo deste conceito, Pizzatto traçou paralelos entre informações iguais, mas de fontes diferentes. Segundo o secretário, vivemos, em grande parte, um paradoxo contemporâneo. “Quanto mais evoluímos, mais esquecemos da ciência. Quanto mais acesso temos à informação, mais esquecemos do conhecimento científico”.

Fechando sua fala, Luciano Pizzatto propôs que os conhecimentos obtidos por meio das pesquisas científicas sejam cada vez mais considerados pela sociedade, organizações e pelos legisladores. Por fim, salientou o processo que a própria ciência está atrelada, assim como a sociedade. “O tempo passa e as informações mudam, evoluem. A beleza da vida é a sua dinâmica”, concluiu.

Após o fim da aula, foram lançados os livros “Direito FESP 10 Anos”, organizado pelo coordenador do cursos de Direito da FESP, prof. Gilson Bonato, e o livro “Introdução à Filosofia do Direito”, de autoria do prof. Cleverson Leite Bastos. Estiveram presentes ainda o presidente do Grupo Educacional FESP, prof. Carlos Eduardo de Athayde Guimarães, o diretor acadêmico da FESP, prof. Elcio Orlando Calegari, e Andrea Abrahão Costa, professora do curso de Direito da FESP que conduziu os trabalhos durante a aula magna.