Para apresentar o curso de pós-graduação em Big Data da Universidade Presbiteriana Mackenzie, foi realizada na Sala Prospectiva do Campus da Indústria (Sistema FIEP), às 9h desta sexta-feira (10/08), a palestra “O Fenômeno Big Data – Onde Estamos, Para Onde Vamos”, ministrada pelo professor Dr. Arnaldo R. A. Vallim. A palestra foi promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi – IEL, reunindo profissionais da área de análise de dados de diversas empresas de Curitiba e região metropolitana.

O curso de especialização em Ciência de Dados – Big Data Analytics apresentado nesta manhã será ofertado em Curitiba pela parceria formada pelo Mackenzie, FESP e Faculdade da Indústria. Com inscrições abertas, o início do curso está marcado para o dia 24 de agosto, na FESP. Para saber mais, acesse: fesppr.edu.br

Parte do corpo docente do referido curso, Dr. Arnaldo R. A. Vallim apresentou um panorama sobre o Big Data, expressão em português que, traduzida de maneira simples, significa “grande conjunto de dados”. Basicamente a tarefa dos profissionais da área é extrair por meio de análises informações úteis desses grandes conjuntos de dados, trabalho baseado nos 5 V’s: velocidade, volume, variedade, veracidade e valor.

O panorama apresentado incluiu a origem desses dados, que são capturados, por exemplo, tanto por empresas que fornecem serviços como redes sociais, como pelo mercado varejista, que por sua vez oferece descontos por meio de um clube de fidelidade, onde são armazenados dados sobre as compras dos clientes. Por meio da análise realizada sobre esses dados, empresas privadas e governamentais podem extrair informações importantes para diversos fins, seja sobre comportamento ou sobre tendências para os próximos anos.

Regiane Brito  trabalha como analista no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro e estava presente na palestra sobre Big Data. Curitibana, após oito anos trabalhando no Rio de Janeiro está de volta à Curitiba e ficou muito motivada em encontrar uma oportunidade como a apresentada pelo curso de Big Data Analytics do Mackenzie em sua cidade natal:

“Trabalhando no governo federal (Inmetro), o uso de dados primários é uma constante para mim. Eu sentia essa necessidade de ter uma melhor qualidade nos dados, dos dados estarem melhor trabalhados para obter uma melhor performance no processo de análise. De maneira geral, tudo o que foi dito aqui é algo novo no país. Ter um curso de pós-graduação como o apresentado aqui é uma grande oportunidade para Curitiba”.

Além de ressaltar a habilidade do prof. Vallim em apresentar um tema tão complexo e novo de forma “simples e abrangente”, Regiane demonstrou interesse pelo curso, sobretudo, pela “característica dos cursos de pós-graduação em proporcionar um conteúdo que representa um grande avanço profissional em um curto espaço de tempo”.
Analista de dados e responsável pelo diagnóstico de frotas da empresa Ouro Verde, Thayana é graduada em administração, mas se interessou pela tecnologia já em seu trabalho de conclusão de curso, cujo tema era inovação. Também presente na palestra, Thayana Melo Rebelo se interessou pela grade curricular do curso em questão:

“Observei que a maioria das instituições que oferecem curso de Big Data são on-line e focam mais na parte analítica de negócios. A palestra de hoje deixou claro que a formação nessa área é mais complexa, inclui sistemas, processamento de dados, tecnologia, linguagens… São muitas ferramentas. Em minha opinião, a grade curricular do curso de Big Data do Mackenzie está completa, tanto em termo técnicos, analíticos e de negócios”.

A palestra contou com a presença do diretor acadêmico da FESP, prof. Elcio Orlando Calegari, do diretor da FC Educa / Mackenzie, Fábio Alcântara, e do gestor da Faculdade da Indústria – IEL, Carlos Eduardo Leite Ribeiro.

Mais informações sobre o curso de Big Data Analytics do Mackenzie, como a grade curricular, investimento e inscrição, podem ser acessadas no site da FESP: fesppr.edu.br