Na noite da última terça-feira, 27/03, o Miniauditório da FESP foi o palco da primeira edição de 2018 do evento Falando Direito, que nesta oportunidade convidou o advogado Joaquim Ferraz Martins Filho  para ministrar palestra sobre o tema “Anti-Trust: Os Desafios da Concorrência sem Cometer Crime Contra o Direito Econômico”. A palestra contou com a presença de alunos e professores do curso de Direito da FESP, além de convidados e inscritos pela CCFB – Câmara de Comércio França-Brasil.

Diretor jurídico da Renault do Brasil com mais de 30 anos de experiência na área jurídica, Dr. Joaquim disse que o objetivo de sua palestra consistiu em “oferecer uma visão para alunos e não-alunos sobre o Direito Concorrencial, ou seja, porque é importante que o governo proteja a concorrência, visto que ela é muito benéfica para o consumidor – com concorrência os preços caem e a qualidade melhora”.

Sobre o tema, Joaquim diz já ter experimentado dentro do mundo corporativo lados opostos, “já vivi situações onde fomos acusados de atitudes contra o direito econômico, assim como no papel de vítima, no caso um cartel de fornecedores que combinavam preços”. Situações como as descritas são relativamente comuns na realidade das grandes corporações, por isso a intenção do palestrante de que o tema possa despertar o interesse dos alunos presentes para a futura vida profissional:

“Como sou advogado, sempre fico muito feliz de ver aqui os jovens que estão entrando na profissão, que muito provavelmente poderão compartilhar conosco o ambiente de trabalho daqui algum tempo. É muito bacana ver esse processo, pessoas que estão sendo lapidadas para se tornarem grandes profissionais”,

Parlons Droit

Promovido em parceria entre a coordenação do curso de Direito da FESP e a Câmara de Comércio França Brasil (CCFB), o Falando Direito (Parlons Droit) é um evento voltado às discussões de temas jurídicos em destaque na atualidade. Indicado para advogados, gerentes de empresa, alunos e comunidade, o objetivo é oferecer uma visão prática por meio da experiência de profissionais que são referências em suas áreas de atuação.