Durante os dias 16 e 17 de maio aconteceu, no Pequeno Auditório – Bloco Bege da Universidade Positivo, a nona edição do INTERBUSINESS – seminário internacional realizado pela FESP – Fundação de Estudos Sociais do Paraná, pela FCU – Florida Christian University e, nesta edição, pela Universidade Positivo.

A abertura do evento contou com os reitores e presidentes das três instituições que realizaram o evento. O primeiro a ocupar o púlpito foi o reitor da Universidade Positivo, Dr. José Pio Martins, seguido pelo reitor da FCU, Dr. Anthony Portigliatti e pelo presidente da FESP, prof. Carlos Eduardo de Athayde Guimarães.

A primeira palestra da programação foi ministrada por Stefano Portigliatti, que abordou o tema “Progresso Celular: Gestão Orgânica”. O palestrante abordou os novos modelos de negócios, onde “uma empresa que trabalha com hospedagem não possui nenhum hotel”, exemplificou.

Portigliatti afirmou que o paradigma da hierarquia e suas decisões de cima para baixo estão dando lugar ao “empoderamento dos funcionários”. No novo modelo de negócios, segundo o palestrante, “o lucro não deve mais ser o objetivo de uma empresa”, sendo o estabelecimento de uma “cultura” o grande objetivo.

Após o intervalo, subiu ao palco o jornalista, apresentador e executivo chileno Alonso Garcia. Atual gerente regional do provedor de imagens da Shutterstock para a América Latina, Garcia falou sobre “A Força das Imagens na Gestão”, mostrando o poder das imagens quando bem utilizadas na comunicação de uma empresa. Considerando o atual contexto da comunicação digital, Garcia apontou a velocidade de assimilação de fotos e vídeos por parte do público como o grande trunfo do segmento.

Fechando a programação do primeiro dia, o prof. Marcelo Peruzzo falou sobre “O Impacto da Neuroinovação no Novo Mercado”, mostrando aos presentes o poder dos memes e a importância da adaptação em relação a “melhor realidade” para sobreviver. Coordenador dos programas de mestrado e doutorado da FCU em Neuromarketing, Peruzzo disse ainda que a interdisciplinariedade e a necessidade de reaprender conceitos com “humildade e coragem” serão fatores essenciais no processo de adaptação ao novo mercado.

Para Claudia Cristina Carvalho, mestranda do curso de Neuromarketing da FCU e participante do INTERBUSINESS, “as palestras desse primeiro dia de programação foram muitos boas, com temas focados no uso da imagem. É o segundo ano que eu participo do INTERBUSINESS e eu gosto muito por ser um evento disruptivo”.