É com pesar que a FESP comunica o falecimento do Prof. Luiz Delamonica Pereira de Castro. O velório será nesta sexta-feira, 03 de agosto, a partir das 8h na Capela 02 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula. O enterro está marcado às 11h, no mesmo local do velório – Endereço: Praça Padre João Sotto Maior – Bairro São Francisco.

Prof. Luiz Delamonica Pereira de Castro nasceu em 30 de julho de 1925 e trabalhou na FESP entre os anos de 1964 e 2011. Além de professor, é um dos fundadores da Fundação de Estudos Sociais do Paraná e pai de João Candido Pereira de Castro Neto, também professor da Instituição.

Em 2015, o prof. Delamonica foi um dos entrevistados na matéria comemorativa aos 78 anos da FESP. Abaixo, segue o trecho da matéria veiculada à época:

Luiz Delamonica Pereira de Castro, professor admitido pela FESP em 1964, lembra da dedicação empenhada pelos professores para a solidificação e expansão da instituição. “A FESP nasceu por iniciativa de professores, que não poupavam esforços para manter a Instituição. A década de 1960 foi marcada pela construção da primeira sede própria da FESP, que foi construída onde hoje se encontra a moderna estrutura situada na Rua Dr. Faivre, 141”.

Querido por todos que o conheceram, Prof. Delamonica – como é conhecido – lembra com orgulho da superação das dificuldades do período, marcado pelo engajamento dos professores na arrecadação de fundos para a construção do primeiro prédio, inaugurado em 1969 pelo então presidente da FESP, prof. Joaquim de Almeida Peixoto.

Hoje com 90 anos de idade, prof. Delamonica se emociona em saber que a FESP não só se transformou em uma das mais importantes instituições de ensino superior do Paraná, mas também continua sua expansão na educação. “É gratificante saber que a história iniciada por grandes professores desse estado, e da qual faço parte, está se perpetuando e alcançando novos horizontes”, disse o lúcido professor.

A comunidade FESP presta suas condolências aos familiares e amigos, e, sobretudo, agradece todo o trabalho desenvolvido pelo prof. Delamonica em prol da instituição.