Busca

SOBRE

A Faculdade de Educação Superior do Paraná –FESP é uma das instituições educacionais mais tradicionais do país, pioneira na educação superior privada no estado do Paraná. Fundada em 1937, a FESP escreveu sua história de credibilidade em educação superior aliando o que há de melhor e mais atual em metodologias de ensino a uma formação voltada ao mercado de trabalho e ao mundo corporativo.

CRONOLOGIA FESP

1937: No final da década de 1930, um grupo de professores da Escola Técnica de Comércio De Plácido e Silva transformou um sonho em realidade: a criação da Faculdade de Ciências Econômicas do Paraná, lançando o primeiro curso superior de Economia do estado e se transformando na segunda mais antiga Instituição de Ensino Superior do Paraná.Fundada pelo emérito educador, professor e jurista Oscar Joseph de Plácido e Silva, desde os seus primórdios se caracterizou como uma instituição preocupada não apenas com conhecimentos e informações, mas também em revelar competências.

1951: O professor Oscar Joseph de Plácido e Silva dirigiu a instituição de 1937 a 1951, sendo substituído por Joaquim de Almeida Peixoto,que transformou a faculdade em uma sociedade civil de professores. 

1967: Em 1967, a Faculdade de Ciências Econômicas é transformada em Fundação de Estudos Sociais do Paraná, fundação de ensino superior sem fins lucrativos, na Rua General Carneiro nº 216, em um prédio com dez salas de aulas.

1969: Inauguração da sede própria situada à Rua General Carneiro, nº 216.

1974: É criado o ICSP – Instituto de Ciências Sociais do Paraná – com o objetivo de gerenciar os cursos de graduação e extensão. O Instituto é responsável pelo ensino dos cursos ofertados, buscando a formação de profissionais capacitados.

1975: Inauguração de mais uma ala da FESP.

1982: O decreto nº 87.061 de 29/03/1982 declara a Utilidade Pública da FESP em caráter permanente.

2000: Prof. Pery Suplicy de Almeida assume a presidência no lugar do Prof. Joaquim de Almeida Peixoto. (Após 51 anos como Presidente da FESP, Prof. Joaquim de Almeida Peixoto deixa o cargo, assumido pelo Prof. Pery Suplicy de Almeida). 

2002: Inaugurado o novo prédio – composto por 36 salas de aula – e o Auditório Oscar Joseph de Plácido e Silva, com capacidade para 400 pessoas.

2005: Prof. Sergio Manoel Masteck Ramos assume a presidência no lugar do Prof. Pery Suplicy de Almeida.

2009: Assume a presidência o Prof. Antonio Carlos Morozowski.

É firmado com a Florida Christian University (EUA) parceria, dando origem ao primeiro programa completo de Internacionalização de Carreiras, que atende tanto a alunos da FESP como demais interessados da comunidade brasileira.

O ICSP – Instituto de Ciências Sociais do Paraná é transformado em Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP) mantida pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (FESP).

Assinatura do convênio com o CIEE/PR (Centro de Integração Estudante Empresa do Paraná) para o programa “Menor Aprendiz”.

2010: Ano da primeira edição do INTERBUSINESS, Seminário Internacional de Negócios criado a partir da relação entre Curitiba e Orlando (USA) advinda do programa de Cidades-Irmãs da ONU.

A FESP firma parceria com o Colégio SESI, que passa a utilizar as instalações da Faculdade para as atividades do Ensino Médio.

2013: O curso de Bacharelado em Comércio Exterior é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com conceito 4 – de um máximo de 5.

A Fundação de Estudos Sociais do Paraná recebe da Câmara Municipal de Curitiba os “Votos de Congratulações e Aplausos”, homenagem aos 76 anos de serviços prestados na área do Ensino.

2014: Após a visita do MEC realizada em 2013 para o credenciamento em Educação a Distância (EaD), onde a FESP obteve conceito 4 (de 5), a Instituição aguarda a autorização para o funcionamento do curso de Administração na modalidade EaD.

2015: Em 2015 a FESP anunciou uma parceria de longo prazo com três dos mais tradicionais colégios na cidade de Ponta Grossa: Girassol, Neo Master e Pró-Master. Dessa forma a Fundação de Estudos Sociais do Paraná triplica seu tamanho, expande sua atuação geográfica e verticaliza seu escopo, passando a ofertar serviços de ensino da educação infantil até a pós-graduação.

2016: Oferece o melhor ensino em Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração, Sistemas de Informação, Comércio Exterior e Direito, além de diversos cursos de Pós-Graduação.

Caminhando para os 80 anos – a ser celebrado em 2017-, aliando tradição e modernidade, a FESP formou mais de 20.000 profissionais nas diferentes áreas do saber, com ética e conhecimento para ajudar a construir a história do Paraná e do Brasil.

2017: No ano em que a FESP completa 80 anos de história é consolidado o Grupo Educacional FESP, movimento que lança luzes ao futuro, com novas oportunidades para pensar, agir e construir para além dos 100 anos.

2018: Retomando sua vocação original no Ensino Superior, a Fundação de Estudos Sociais do Paraná elege para presidente o prof. Gilson Bonato, idealizador e coordenador do curso de Direito da FESP. Permanecem como diretor Administrativo-financeiro. prof. Luiz Fernando da Costa, e como Diretor Acadêmico, Prof. Elcio Orlando Calegari.  

2020: É criado o curso de Psicologia, avaliado com nota 4 (de 5 possíveis) pelo MEC. O curso conta com corpo docente formado apenas por doutores e mestres, aulas em laboratório para estudo prático, incentivo à pesquisa e uma formação que prioriza os estágios desde os períodos iniciais do curso.

2021: Toma posse a atual diretoria executiva da FESP, formada pelos professores Gilson Bonato, presidente; Moroni Cordeiro, diretor acadêmico; e Marcelo da Silva Bento, diretor financeiro.

2024: Toma posse a atual diretoria executiva da FESP, formada pelo Professor Renato Loures Bueno Filho, Diretor-Presidente; pelo Administrador Anderson Luiz da Luz, Diretor Financeiro; e pela Professora Renata Virgínia Moura, Diretora Acadêmica, substituindo.

Galeria dos Presidentes Galeria dos
Presidentes
Nossa História
NAVEGUE PELA BARRA AO LADO

Fale conosco AGORA pelo WhatsApp