O aluno do curso de Direito da FESP Samuel Matheus Morais, do 6º período noturno, foi o candidato selecionado no processo seletivo para estagiário do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ –PR), que aconteceu neste mês de janeiro. O aluno FESP superou outros 70 inscritos e conquistou a única vaga titular ofertada pelo processo.

Sobre a prova, Samuel explicou que são dezoito questões objetivas e uma discursiva. “Apesar de ter tirado a nota máxima, eu ainda não estava confiante em conquistar a vaga. Porque tem aquele medo, visto que apesar da nota 10 ainda tinha a entrevista”, contou o aluno. Após a entrevista com a própria magistrada titular do gabinete, no dia seguinte, Samuel recebeu a confirmação. “Quando eles ligaram foi só felicidade. Porque, queira ou não, é uma vaga bastante disputada, é um lugar em que os estudantes de direito tem intenção de atuar”.

Único aluno da FESP a participar do referido processo seletivo, Samuel foi sincero ao dizer não ter se dedicado exclusivamente  aos estudos para o processo seletivo, “todo momento que eu estou na aula, eu estou focado em aprender. Acabei não estudando fora e nem me dediquei unicamente para este objetivo. Foi uma dedicação à longo prazo”.

Ainda segundo o aluno, as perguntas da prova abordavam o Processo Civil, Direito Constitucional e Processual Civil. Samuel lembra de dois momentos em sala de aula que o ajudaram na prova. “No dia da prova caíram perguntas sobre Direito Constitucional, súmulas do STJ que eram sobre responsabilidade civil, matéria essa que eu lembrava perfeitamente pelas aulas aqui da FESP. E no Processo Civil, a questão que mais marcou na prova foi abordada durante a aula pela prof.ª Tiele, uma ótima professora”, elogiou o mais novo estagiário do TJ.

Samuel está na Instituição desde o começo de 2019, quando retomou o curso de Direito. Além de estagiar no TJ e fazer o curso de Direito, o aluno também trabalha na Biblioteca da FESP. “Acho a FESP uma faculdade bastante humana. Você consegue ter um acesso fácil aos professores, diretores, que atendem de uma forma ágil. O que em outras instituições você não consegue. Essa questão do contato com o corpo docente acho um ponto positivo”, declarou o aluno.

O aluno de Direito começou o estágio no TJ-PR no último dia 03 de fevereiro, “sem dúvida nos próximos dois anos terei uma vasta experiência, um contato direto com o direito”, concluiu Samuel.

Estágio FESP

Uma das tradições nos mais de 80 anos da FESP é a valorização do estágio, prestigio que se estende também às empresas parceiras. O atual coordenador de estágios da FESP é o prof. Marcelo Bento, que gentilmente respondeu duas perguntas sobre o tema. Confira abaixo:

Qual a importância do estágio para a futura vida profissional do estudante?

O estágio é uma etapa importante na vida acadêmica do estudante. Ele possibilita ao estudante vivenciar na prática aquilo que ele aprende em sala de aula e o que lê nos livros, na internet, nos materiais de consulta e, no que faz parte do seu cotidiano.

Para muitos estudantes o estágio é o primeiro contato com a vida laboral. No estágio o estudante verá como as coisas funcionam na prática, tendo contato com o ambiente de trabalho da sua área de autuação, auxiliando no seu desenvolvimento pessoal e profissional. É no estágio que o aluno terá a oportunidade de confirmar ter feito a escolha certa em relação ao curso e a sua futura profissão.

Para os estudantes que buscam uma segunda graduação, o estágio auxilia na visão de uma outra oportunidade de carreira, mostrando as nuances entre as diferentes áreas, bem como expande os contatos profissionais e o networking.

Qual o serviço que a FESP oferece a seus alunos nesse sentido?

Dada a importância do estágio para o estudante, a FESP mantém uma estrutura dedicada ao assunto.

Há uma coordenação de estágio sempre à disposição de todos os alunos, que os orienta quAluno anto aos aspectos legais e acadêmicos que envolvem o estágio, bem como os coordenadores de curso estão sempre à disposição para as orientações quanto às atividades desenvolvidas pelos alunos durante os seus estágios.

A FESP mantém acordos de cooperação com as principais empresas privadas, órgão públicos, escritórios e profissionais liberais que ofertam diversas oportunidades de estágio nas mais diferentes áreas.

Também há convênios com os principais agentes de integração que promovem a intermediação entre as unidades concedentes de estágio e a FESP.