Desde 1937, o dia 15 de novembro marca o aniversário da FESP, que celebra seus 83 anos. Uma história construída por professores, alunos e por todos aqueles que trabalham ou trabalharam na Instituição. Afinal, a FESP é a primeira instituição de ensino superior privado do Paraná, tradição que se manifesta não apenas no orgulho de seu passado, mas sempre olhando junto com as pessoas que aqui fazem a sua e a nossa história.

A FESP foi fundada pelo primeiro aluno e primeiro funcionário da Universidade Federal do Paraná – UFPR, o prof. Oscar Joseph de Plácido e Silva, que também foi um dos primeiros alunos formados por aquela instituição, mais precisamente pela Faculdade de Direito e Filosofia. Mas foi com o curso superior de Administração e Finanças criado em 1937, que origina-se a Faculdade de Ciências Econômicas do Paraná, embrião do que vem a ser a atual Faculdade de Ensino Superior do Paraná.

Nestas resumidas linhas traçadas onde se confundem a nossa história e a de nosso fundador, encontram-se os três elementos que compõe o DNA da FESP: Professores, alunos e colaboradores. São estes três elementos dentro da dinâmica da educação que constroem aquela que, talvez, seja nossa maior característica: ensino de qualidade em um ambiente de portas abertas, de conversas olho no olho – mesmo que através de uma tela, no qual as pessoas se conhecem pelo nome.

Desde a segunda quinzena do mês de março, optamos pelo modelo de aulas remotas, no qual alunos e professores se encontram em tempo real, mas de forma digital. Entendemos que essa foi a forma mais adequada de cumprir o calendário acadêmico de 2020 e, ao mesmo tempo, atenuar o distanciamento provocado pela impossibilidade das aulas presenciais. Afinal, é justamente esse ambiente, esse convívio, que marca para sempre a memória das pessoas que por aqui passaram.

Realizando Sonhos

Para a aluna Elizely Viviane Cristina Delgado, “a FESP, não forma apenas bacharéis em Direito, Economia, Administração, entre outros cursos. Ela forma cidadãos. Forma pessoas, com valores éticos e morais. Ela faz o aluno se sentir único, não apenas um “código de barras”, o que, ainda segundo a aluna, “faz toda diferença”. Mais conhecida por seu segundo nome, Viviane está a 30 dias de se formar no curso de Direito. Já graduada em História, a aluna FESP considera a formatura como uma conquista pessoal, “pois este curso é a realização do sonho da minha vida”.

“O sentimento que tenho pela FESP é de orgulho, gratidão por estar sendo formada por uma instituição, tão íntegra, respeitada e com tradição no ensino superior do Estado do Paraná”, diz a aluna, que destaca também a importância do papel social da Instituição, “ela é uma fundação que mantém vivo o seu ideal e sua missão, que se propõe acima de tudo a ensinar, direcionar, dar oportunidades a todas as camadas da sociedade, sem quaisquer distinções”.

Para o futuro, após a formatura, Viviane faz planos. “Vou prestar o exame da OAB para advogar, mas o que eu almejo mesmo é a promotoria, fazer concurso para ingressar no Ministério Público”. Ela admite que esse é sua meta atual, pois “pode ser que adiante eu venha a mudar de ideia, mas acho difícil. Faz tempo que venho amadurecendo esse objetivo e sondando este terreno”, projeta a aluna.

Formação como legado

O ano em que a FESP comemora seus 83 anos também marca o encerramento da carreira profissional do prof. Elcio Orlando Calegari, atual diretor acadêmico da Instituição que encerra seu mandato no fim deste ano. Há 45 anos compõe o corpo docente da Faculdade, que também o formou como economista em 1972. Somados o tempo da graduação e a vida profissional dentro da Instituição, são quase 50 anos de FESP. “Ao longo dessa carreira, conseguimos criar estruturas incríveis de funcionamento dentro da instituição, uma série de cursos e um reconhecimento muito grande”, relembra o diretor da FESP.

Com mais de 20 mil alunos formados nesses 83 anos de história, o professor tem orgulho em ter “uma participação muito importante na formação desse pessoal”, reconhecimento atestado em cada reencontro, que acontecem rotineiramente. Para o professor ,“essa é a grande diferença entre uma instituição que simplesmente considera o número de estudantes existente e de outras, como a nossa, que considera o estudante como um indivíduo, alguém que fez parte do nosso cotidiano”.

Além dos anos em que atuou como professor ou mesmo na área administrativa da faculdade, o prof. Calegari – como é conhecido – lembra dos tempos de aluno da graduação do curso de Ciências Econômicas, “da convivência com professores incríveis que efetivamente me ensinaram e me deram solidez de conhecimento, de comportamento profissional. Reconheço isso e acredito que esse é o grande legado que levo como profissional formado pela FESP”, avalia o prof. Calegari.

Voz do presidente

Responsável pela criação do curso de Direito na Instituição, prof. Gilson Bonato é o atual presidente da FESP. Foi durante sua gestão como presidente que a Faculdade lançou sua mais nova opção de graduação, o curso de Psicologia. Assim como o já citado fundador da FESP, Gilson Bonato também é formado em Direito, curso onde ainda leciona. Segue abaixo a mensagem do Presidente da FESP:

“Nos sentimos muito alegres e honrados em poder continuar com essa tradição de 83 anos no ensino superior do Paraná. Estamos cada vez mais buscando unir a manutenção da nossa tradição de ser a primeira faculdade privada do Estado com a inovação, a criação de novos cursos, e principalmente agora, nessa época de pandemia, com o repensar a educação para os próximos anos. Sempre com o objetivo, efetivamente, de trazer a melhor educação, a melhor qualidade de ensino para nossos alunos e toda a comunidade.

Nos sentimos muitos felizes e parabenizamos, todos, a FESP por seus 83 anos, seus fundadores, seus dirigentes, professores, colaboradores e, principalmente, aos alunos que aqui estão ou que por aqui passaram.”

Atualmente a FESP oferta os cursos de graduação em Direito, Psicologia, Ciências Contábeis, Administração, Economia e Sistemas de Informação. Estamos com as inscrições abertas para o Vestibular Verão 2021. Acesse nosso site e confira: fesppr.edu.br