O artigo “Análise da Percepção e Uso da Inteligência Artificial pelos Profissionais Contábeis da Região da Grande Curitiba”, de autoria dos alunos do curso de Ciências Contábeis Ângela Tunes e Emerson Carvalho da Silva, e da professora e coordenadora do curso de Ciências Contábeis da FESP, Francisca Mary Magalhães de Alcantara, foi publicado no site do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná – CRC-PR, por meio da Comissão da Mulher Contabilista.

Segundo a publicação, o artigo “apresenta a análise da penetração das tecnologias de inteligência artificial na área contábil por meio de pesquisa online realizada entre profissionais da região”. A pesquisa, ainda segundo o site do CRC-PR, “indica que apesar do estágio de desenvolvimento dos algoritmos de inteligência artificial, estas tecnologias ainda não estão sendo amplamente utilizadas na contabilidade”. A pesquisa aconteceu entre os meses de julho a novembro de 2019.

O artigo é fruto do trabalho de conclusão de curso, o TCC, apresentado pelos autores em dezembro do ano passado nas dependências da FESP. Segundo Ângela Tunes, o trabalho surgiu da parceria surgida em sala de aula para dar conta dos trabalhos demandados pelas disciplinas do curso. “Nas trocas de ideias acabamos optando por falar em inteligência artificial, até então um tema desconhecido na faculdade. No TCC 1 com a professora Lucinete Hey tivemos toda bagagem teórica e dicas de pesquisa. Como a professora Francisca além de coordenadora do curso, foi nossa professora desde o início, conversando sobre o tema ela nos contou que era casada com o Professor Frank Alcântara, mestre na área de inteligência artificial”, explicou a ex-aluna.

A publicação do trabalho pelo CRC-PR tem um grande significado para quem acaba de concluir a graduação, como explica Emerson Carvalho da Silva, “é de extrema importância ter um trabalho publicado, principalmente no CRC. Isso mostra todo o empenho que tivemos, não apenas no TCC e sim na faculdade como um todo, pois sem os conhecimentos repassados pelos professores super competentes da FESP, isso não seria possível”.

Sobre o contexto da publicação, selecionada pela Comissão da Mulher Contabilista do CRC-PR, é mútua a opinião de que as mulheres ocupam um espaço diferente na proporção entre os sexos que atuam na profissão. Nas palavras de Emerson, “iniciativas como essa são necessárias, pois vem para exaltar o conhecimento e profissionalismo dessas guerreiras que muitas vezes são julgadas não pelo seu conhecimento e sim por serem mulheres e estarem em uma área antes dominada pelo sexo masculino”. “Somos maior parte da população, maioria nas universidades. Entretanto, o reconhecimento não é na mesma proporção. Ainda temos salários menores que os contadores homens e menos trabalhos e livros publicados. A Câmara da Mulher Contabilista visa esse apoio para divulgar e valorizar o trabalho feminino e fortalecer nós mulheres na igualdade de gêneros”, conclui Ângela.

Clique aqui para acessar a publicação e o artigo completo.