A primeira Mostra FESP para FESP aconteceu durante os dias 29 e 30 de setembro, reunindo alunos, professores e colaboradores da instituição, que apresentaram o melhor de seus desempenhos acadêmicos e talentos artísticos. A iniciativa da mostra é do CEIC – Centro de Extensão e Iniciação Científica da FESP.

A programação da Mostra Acadêmica reuniu trabalhos indicados pelos professores dos seis cursos da instituição, cumprindo o objetivo de oportunizar  visibilidade para o esforço diário realizado em sala de aula. A iniciativa contou com mais de 60 trabalhos inscritos, que foram divididos em dois dias de apresentação, durante os períodos da manhã (2º dia) e noite (1º e 2º dia).

Alunos

Alunas do 6º Período do curso de Administração, as alunas Ana Caroline Bortoli, Daiane Santana e Lucineia Kostecki, apresentaram no período da manhã o trabalho selecionado pelo prof. Edison Luiz Dias, coordenador do curso de Administração da FESP. Criado para a disciplina de Marketing, as alunas apresentaram nesta primeira edição da Mostra FESP para FESP um planejamento de marketing para uma academia.

Indagada sobre o desempenho da apresentação, Lucineia confessou um “certo nervosismo no início”, visto a plateia formada por alunos de outros cursos. O nervosismo da equipe passou no decorrer da apresentação, o que possibilitou o aprendizado por meio da experiência , como contou Ana Caroline:

“Acho uma iniciativa importante porque só apresentávamos para a sala, o que acaba se tornando algo cômodo. Já na apresentação da Mostra, ficamos com aquele nervoso que dá quando se vai apresentar para pessoas que não conhecemos. Essa apresentação serviu como um treinamento, uma forma de se preparar o TCC, por exemplo” .

Completando o depoimento da equipe, Daiane acredita que a Mostra servirá como uma motivação para os próximos trabalhos, “visto a empolgação de seus colegas no dia da apresentação”.

Professores

Opinião semelhante teve o professor do curso de Direito Felippe Abu-Jamra, que também coordena o Grupo de Estudos Tecnologia e Sociedade. O referido grupo apresentou trabalho desenvolvido especialmente para a Mostra, que abordou de forma ampla os crimes digitais. Corroborando a opinião das alunas de ADM, prof. Felippe atestou no Grupo de Estudos o empenho dos alunos para o trabalho apresentado na Mostra, oferecendo sua opinião sobre a iniciativa:

“A Mostra FESP para FESP é algo brilhante, visto que a instituição oferece uma oportunidade que não se restringe ao âmbito acadêmico – como pudemos conferir que neste segundo dia de programação, quando tivemos a apresentação de uma banda formada só por professores da casa. Quando esse tipo de iniciativa acontece os que participam estão de parabéns e, aqueles que não participam, por sua vez, perdem uma ótima oportunidade”.

O coordenador do Grupo de Estudos deixou o convite para a participação nas próximas edições do evento, “não somente como ouvinte, mas também mostrando seu talento cultural ou acadêmico”. O sucesso da iniciativa certamente foi uma experiência positiva para toda a comunidade FESP, que em 2016, certamente, poderá participar desta que promete se tornar mais uma tradição da instituição.

Mostra Cultural 

A noite do último dia 29 de setembro foi marcada pela abertura da 1ª Mostra FESP para FESP com a fala do presidente, Prof. Carlos Eduardo de Athayde Guimarães, que destacou a importância do evento para a comunidade FESP. Na sequência falou aos alunos que lotavam o Auditório o prof. Paulo Bastos, coordenador do Centro de Extensão e Iniciação Científica – CEIC, setor responsável pela realização da Mostra.

Após algumas orientações sobre o funcionamento da programação, subiu ao palco o prof. Sergio Spinato, que ao lado do violonista Nick Gontarski, abriu a Mostra Cultural com uma das canções mais conhecidas do Brasil, “Carinhoso”. Emocionado, Spinato convidou os presentes para, em pé, cantar com ele a canção “Marcas do Que se Foi” – pedido atendido de pronto pela plateia.

Ainda no primeiro dia de programação, se apresentou no Auditório FESP a banda Colisão, cujo baterista é o aluno do último período do curso de Economia, Thales Augusto Cruz Prestes. A banda tocou um repertório de covers de rock, que segundo Thales, “formado por músicas que abordam um aspecto positivo da vida”. Ao final da apresentação, a plateia fez inúmeros pedidos para o tradicional bis.

Além da parte musical, participaram também pinturas assinadas pelo prof. João Candido de Castro Neto e por Tereza Mendes, mãe da aluna do curso de Direito Eloisy Karyn Batistel; fotos de flores com Beth Richter, assistente administrativa do NPJ – Núcleo de Práticas Jurídicas; fotos de aves em seu habitat natural (birdwatching) clicadas pelo prof. Francisco Paludo; e poemas e crônicas dos alunos do curso de Direito, Jairo dos Santos Cordeiro e Thayane Cristine Boutin.

Incentivada pela mãe, que é professora de português, desde a infância, Thayane Boutin lembra do hábito da escrita preceder o hábito da leitura. Aluna do último período do curso de Direito, Thayane acredita que “escrever – no sentido da literatura – é uma atitude corajosa” e pouco praticada atualmente. Nesse sentido é que ela acredita na Mostra:

“São ações como a Mostra FESP para FESP que podem despertar esse lado cultural/artístico, muitas vezes oculto, nos alunos. As pessoas podem despertar o interesse em iniciativas como essa, buscando inspiração por meio dos trabalhos apresentados “.

Segundo Dia

O segundo dia de programação da Mostra Cultural foi marcado pelas apresentações (manhã e noite) do show que foi batizado informalmente de “Proibidão do Fábio”, Stand-Up Comedy apresentado pelo Prof. Fábio Klein que divertiu a plateia com seu repertório de piadas e anedotas.

Outro destaque foi a apresentação da “Banda dos Professores”, formada pelo presidente da FESP, Prof. Carlos Eduardo Guimarães (guitarra), prof. Fabiano Melo (percussão), Prof. Fabrício (guitarra) e sua esposa Cris Carvalho (vocal), além de Nelson (Baixo) e do aluno Carlos Eduardos Traven (dj), mais conhecido como Caê.

Mesmo com pouco ensaio a banda fez uma apresentação digna dos aplausos da plateia, contagiada pelo desempenho do repertório formado por clássicos do rock dos anos 80 e 90. Para Caê, que além de formar a banda também discotecou no período da manhã e noite, a experiência foi muito bem vinda:

“Acredito que a iniciativa (Mostra FESP para FESP) é muito importante pela oportunidade de integração que ela propicia. Outro fator positivo é esse momento para a cultura, elemento de nossa vida que une os povos e constrói nossa identidade “.

O aluno do segundo período do curso de Direito disse ainda que o intercâmbio entre ciência e as artes é “algo fundamental para a formação acadêmica e humana”, engrossando o coro de todos os entrevistados para essa matéria.

Por fim, subiu ao palco do Auditório Oscar Joseph de Plácido e Silva o aluno Fábio Júnior, que como explicado por ele mesmo, nada tem a ver além do nome e do gosto pela música com o célebre homônimo. Apesar disso, Fábio tocou e cantou um grande sucesso de seu xará, finalizando a programação cultural da Mostra.

A FESP agradece a participação de todos, lembrando que em 2016 as inscrições estarão abertas para aqueles que desejam mostram seus talentos além dos demonstrados em sala de aula.