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Inovação, Gestão e Projetos

O cenário profissional do gestor de inovação é dinâmico no sentido de constante adaptação às mudanças em termos de tecnologia, mercado e políticas que influenciam a inovação e a sustentabilidade. As empresas, mais do que nunca, necessitam atualmente de profissionais aptos a gerenciar estes desafios.

Justificativa

O curso de Especialização em Inovação, Gestão e Projetos tem uma estrutura didática com uma abordagem teórico-prática, alinhado com técnicas e ferramentas para desenvolver competências em gestão da inovação. A participação de profissionais de mercado e professores doutores possibilita uma abordagem metodológica com um currículo dinâmico e atualizado.

Objetivos

O curso objetiva desenvolver competências gerenciais para projetos de inovação em ambiente empresarial, no contexto de transformação para a sustentabilidade e desenvolvimento de novos modelos de negócios. Seguem abaixo os objetivos específicos:

  • Desenvolver uma visão conceitual e estratégica da inovação;
  • Apresentar métodos e técnicas para projetos de inovação em uma abordagem pratica;
  • Estimular habilidades comportamentais em gestão de projetos de inovação;
  • Integrar competências gerenciais em saber, fazer e ser.

Competências e Habilidades a serem desenvolvidas

O curso visa desenvolver competências gerenciais integrando três níveis: 1) conhecimento teórico e de fundamentos (saber saber); 2) metodologias e práticas para desenvolver projetos de inovação (saber fazer); 3) habilidades comportamentais (saber ser).

Público Alvo

O curso é indicado para executivos de startups, empreendedores e profissionais com graduação em administração, economia, engenharia e design, interessados em inovação, projetos e novos negócios. O curso visa alcançar gestores em posição de coordenação, supervisão e empreendedores com o propósito de formar visão multidisciplinar, a exemplo do que ocorre em ambiente de trabalho com projetos de inovação.

Início do Curso

Setembro de 2021

Matriz Curricular

Duração

12 meses

Carga Horária

360 horas

Período

segundas e quartas-feiras, noturno.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a dinâmica de metodologia do curso 100% online. Desenvolver a condição de operar o ambiente e reconhecer a metodologia de avaliação do curso (relatos de experiência) e aplicar para o seu desenvolvimento profissional e acadêmico.

Inovação para a competitividade e as trajetórias tecnológicas. Elementos de difusão da inovação, posicionamento da empresa para a inovação.

Estrutura organizacional para inovação e modelos de negócios. Diferenciação dos modelos de negócio tais como os sustentáveis, os ágeis, os tecnológicos, entre outros. Testagem e implementação de um modelo de negócios.

Importância do desenvolvimento sustentável para a inovação em produtos, processos e serviços; Visão da sustentabilidade, ferramentas e conceitos para a geração de valor por meio da sustentabilidade na empresa.

Diferentes estratégias para inovar; Conceito de estratégia relacionando à atividades de ideação e criatividade. Simulação de cenários de empresa.

Formas de financiar os projetos de inovação, risco e oportunidades, Articulação entre investidores e projetos de inovação;Exercícios de projetos para captação de recursos

O papel das políticas públicas para a inovação; Regulações para o desenvolvimento de setores industriais: Leis e incentivos para as empresas; Políticas públicas para o desenvolvimento de cenários para o desenvolvimento de inovações e tecnologias.

Competências para inovação em contexto tecnológico e organizacional; Empresa enquanto protagonista da inovação; Ambiente de aprendizagem; Empresas inovadoras.

Redes para a inovação; Novos arranjos de inovação: a inovação aberta; Tecnologias digitais.

Visão do mercado em relação ao consumidor para a inovação; Orientação estratégica para o mercado;Perspectiva do mercado, personas e comportamento de consumidor.

Gestão de projetos e as suas modalidades: tradicional, ágil e híbrida; Processo do projeto; Ferramentas e metodologias de projetos como a proposição de valor; Produto minimamente viável.

Tecnologia, inovação e modelos de negócios; Start ups; Incubadoras.

Mudanças e os fatores de impacto na empresa; Tipologias comportamentais e a importância do autoconhecimento; Resolução de conflito; Aprendizagem de comportamentos em formação e desenvolvimento de equipes.

Liderança e seus aspectos conceituais, papéis, cenários e diferentes abordagens; O papel do líder na motivação de equipes para inovação; Desenvolvimento de competências para líderes de inovação; Feedbacks transformadores.

Seminários com painéis sobre autoconhecimento, liderança e desenvolvimento e relatos de experiências de profissionais com casos de sucesso  nas áreas de franquia e startups.

Coordenador: Prof.ª Cristina Maria Souto Ferigotti

Email: pos@fesppr.edu.br

Telefone: (41) 3028-6509 (Patrícia)

Mensalidade

1 + 17 parcelas mensais.

Consulte nossas políticas de desconto através do e-mail pos@fesppr.edu.br ou pelo telefone 41 3028-6509.

Pós-Graduação FESP

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