Sabemos que atuação do profissional graduado em Direito é cercada de desafios que se modificam ao longo do tempo. Além das mudanças nas leis, percebe-se também que o sujeito e a sociedade como um todo também se modificam e apresentam novos fenômenos individuais e de grupo. Não obstante, faz-se necessário que o estudante de Direito tenha condições de apresentar um olhar diferenciado para tais fenômenos, de modo a compreendê-los a partir de uma noção interdisciplinar.
A psicanálise, por sua vez, como área do saber sempre apresentou um interesse especial frente às questões que estão para além dos fenômenos observáveis.
Nesse sentido, o entendimento acerca dos impulsos humanos e outras manifestações inconscientes podem se apresentar como importantes ferramentas para a prática do profissional do Direito.
Objetivos
- Fortalecer o debate entre o direito e a psicanálise;
- Discutir sobre o conceito de personalidade na perspectiva psicanalítica e suas especificidades, sempre articulando com as principais áreas do direito;
- Desenvolver a capacidade de articulação dos principais conceitos da psicanálise com o direito e sua aplicabilidade.
Competências e habilidades a serem desenvolvidas
Estimular a capacidade reflexiva e a escuta da singularidade dos sujeitos a partir da apresentação da articulação entre o Direito e a Psicanálise.
Início do curso
Maio de 2022.