É considerável o crescimento de discussões e perspectivas em saúde mental no que diz respeito a práticas baseadas em evidências em psicologia. Tal interesse surge especialmente diante de uma demanda crescente de pessoas diagnosticadas com os mais diversos transtornos psicológicos que demandam, por conseguinte, atendimento especializado e eficaz no que diz respeito à individualidade de cada transtorno. Dessa forma, se faz necessária a atualização profissional a cerca das práticas baseadas em evidências em psicologia para cada transtorno, bem como a atualização a cerca do aprimoramento da ciência que embasa tais práticas.
Objetivos
- Propiciar atualização a cerca da ciência cognitivo-comportamental atual, seus fundamentos e aplicações;
- Instrumentalizar o profissional de saúde mental (estudantes, psicólogos e psiquiatras) com o que há de mais moderno e eficaz no tratamento de diversos transtornos psicológicos, abordando diversas técnicas e análise específicas para cada transtorno;
- Favorecer o desenvolvimento de habilidades terapêuticas importantes à psicólogos clínicos e psiquiatras, com embasamento teórico-prático em um ambiente seguro de aprendizagem.
Competências e habilidades a serem desenvolvidas
- Capacidade de analisar e formular casos de acordo com diversas práticas terapêuticas cognitivo-comportamentais;
- Proporcionar o desenvolvimento de habilidades terapêuticas que transpassam os diversos tipos de terapias cognitivo-comportamentais de terceira geração;
- Desenvolvimento de uma perspectiva empática, humana e compassiva a cerca do desenvolvimento dos diversos transtornos psicológicos, transpondo também tal perspectiva para a própria prática do psicólogo e psiquiatra clínico.
Público-Alvo
Psicólogos, médicos psiquiatras, estudantes do último ano de psicologia e residentes em psiquiatria.
Início do curso
Setembro de 2022.