O curso de Administração da FESP promoveu no dia 14 de outubro de 2020 a palestra “Tecnologias Digitais e Caminhos para Sustentabilidade: A Visão Otimista de Inovação”. O seminário contou com a participação dos convidados Fernando Matsunaga e Fernando Zeni, que ao lado dos professores da FESP Juliano Garret e Cristina Ferigotti, abordaram o tema proposto. O vídeo com a palestra na íntegra está disponível no canal da FESP no Youtube – e também pode ser assistido no player disponível acima.

Durante o seminário, os palestrantes abordam o conceito de inovação e de eficiência dentro da indústria, tendo como vetor a questão da sustentabilidade. Destaques para a experiência dos convidados Fernando Matsunaga e Fernando Zeni, que falam com a propriedade daqueles que não apenas conhecem, mas também vivem os processos da indústria. Outro destaque é o resgate dos marcos internacionais em relação ao meio ambiente – a exemplo do Protocolo de Kyoto e o Acordo de Paris -, e de como a indústria tem se adaptado dentro das políticas de redução da emissão de carbono e do desenvolvimento do caráter humano nos processos e produtos fabricados.

Para Cristina Ferigotti, professora do curso de Administração da FESP e idealizadora do webinar com apoio do curso de Administração da FESP, “considerando todas as revoluções indústrias (tecnológicas) que a humanidade vivenciou, neste momento estamos na quinta revolução, fantástica e desafiante, que traz novas direções para a inovação: tecnológica, social e econômica. O objetivo é aumentar a produtividade, mas sobretudo, com o olhar humanizado da tecnologia”.

A professora da FESP destaca ainda que além da inovação aliada à sustentabilidade, os convidados também debatem durante o seminário as formas como as empresas estão percebendo a oportunidade de transformação e como isso tem refletido nos produtos, nos processos e nas rotinas de trabalho. “Estamos em uma mudança radical além da economia, que envolve inovações, novas formas de organização, negócios e outros. Os futuros profissionais necessitam estar informados em primeira mão para entender o seu papel crucial na demanda em estágios particulares desta revolução”, pontuou a prof.ª Cristina.

Participantes

Fernando Matsunaga: Facilities Manager na Bosch Curitiba e como gerente de Inovação no Curitba Connectory. Mestrado em Engenharia da Manufatura e com mais de 5 anos na indústria automotiva como foco em eficiência energética.

Fernando Zeni: Presta consultoria em desenvolvimento de produto/ Design e Tecnologias interativas através do Studio Zenix Design Experience para empresas multinacionais na América Latina e Ásia.

Juliano Garret: Professor FESP/PR desenvolve pesquisas nas áreas de Evidenciação Contábil (socioambiental), Contabilidade do Terceiro Setor e Ensino e Pesquisas em Contabilidade Rural, Contabilidade Ambiental, Contabilidade Tributária. Mestre em Agronegócios e Cooperativismo.

Cristina Ferigotti: Professora FESP/PR, Doutora e Mestre em Administração. Desenvolve pesquisas e publicações em inovação e tecnologia. Participante de congressos nacionais e internacionais, revisora de prestigiosos periódicos nacionais e internacionais.