Na manhã do último dia 11 de novembro, a Escola da Magistratura Federal do Paraná – ESMAFE-PR promoveu no auditório de sua sede a Competição em Julgamento de Caso de Responsabilidade Civil Ambiental, que contou com a participação de equipes formadas por alunos do curso de Direito da FESP, PUC, FAE e UEPG.

A competição acontece há quatro anos, uma vez ao ano e geralmente no segundo semestre. Nesta oportunidade o caso proposto foi extraído do filme “A Qualquer Preço“, que retrata um caso real ocorrido nos arredores da cidade estadunidense de Boston, que resultou em uma ação indenizatória de natureza ambiental. Para este ano, as novidades na competição foram as discussões e debates no idioma inglês, premiação com cursos da ESMAFE-PR para o primeiro lugar, além da entrega de troféu e medalhas.

A FESP foi representada pela aluna Isabela Simões e pelos alunos Thiago Martini e Wilson Guerra, que foram orientados pela prof.ª Andrea Abrahão Costa. Apesar de não ter chego às finais, a equipe da FESP teve um “excelente desempenho, visto ter sido convidada no ‘último minuto’ e aceitando o desafio prontamente”, palavras do prof. Vladimir Passos de Freitas, idealizador da competição. Sobre o evento, disse o prof. Vladimir:

“A atividade desenvolvida neste sábado foi muito boa, um desenvolvimento tremendo dos alunos que tiveram que falar em público em inglês – o que não é fácil. O desafio foi aceito e todos os grupos tiveram ótimos desempenhos. Os examinadores aqui presentes são pessoas altamente graduadas: magistrados federais e professores doutores que fizeram considerações muito apropriadas. Em suma, a ESMAFE mais uma ver logrou êxito, assim como todas as instituições que aqui foram representadas por seus professores e alunos”.

A banca de examinadores foi formada pelo desembargador Dr. Fernando Quadros, pela juíza da 10ª Vara Federal de Curitiba (Ambiental), Dra. Silvia Brollo, pela professora da Unisc Cynthia Jurvena , pelo professor da FGV-RJ Rômulo Sampaio e, na fase final, pela professora da FESP Andrea Abrahão Costa.

Segundo o diretor acadêmico da Esmafe, Renato Cezar Albergoni, a edição da competição para 2018 já está confirmada e como novidade, provavelmente, terá para o primeiro lugar uma premiação em dinheiro. Mais novidades podem ser acessadas no site da ESMAFE-PR: www.esmafe.com.br