A FESP recebe nos dias 25 e 26 de agosto o Congresso 200 Anos do Tribunal do Júri no Brasil, promovido pelo Conselho Estadual do Paraná da Associação Nacional da Advocacia Criminal – ANACRIM/PR, que contará em sua programação com palestras de grandes nomes do Processo Penal, do Direito Penal e do Tribunal do Júri – clique aqui e confira a programação.

Além das palestras que ocupam a programação nos períodos da manhã e noite, durante as tardes o Congresso conta com apresentação de resumos expandidos – enviados previamente pelos participantes -, que serão apresentados em diferentes grupos de trabalho, o que acontece na tarde de quinta-feira (25). Na tarde do dia 26, acontece uma oficina prática com advogados com reconhecida experiência no Tribunal do Júri.

A abertura do Congresso 200 Anos do Tribunal do Júri no Brasil, que acontece às 9h da manhã da quinta-feira (25), será realizada pelos professores Décio Franco David, presidente da ANACRIM/PR, e por Gilson Bonato, presidente da FESP. Ainda na quinta-feira, ministram oficinas o magistrado do Paraguai Dr. Crystian Bernal e a defensora pública do Paraguai Dr.ª Nathália Bernal.

O presidente da ANACRIM/PR destaca os grandes nomes que tornam a programação do Congresso um evento único, destacando a presença do jurista Jacinto Nelson de Miranda Coutinho na palestra de encerramento. “Buscamos em razão do registro do aniversário de 200 anos da existência do instituto do Tribunal do Júri, promover este evento trazendo grandes nomes do processo penal, do Direito Penal e, especificamente, do Tribunal do Júri do país. Contamos na programação com profissionais que são conhecidos não apenas na região, mas no Brasil todo. Entre esses palestrantes, o que é considerado por mim o maior processualista do nosso país, que é o prof. Jacinto Nelson Miranda Coutinho, professor titular aposentado do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná, um marco teórico de renomada e inegável importância para todos os estudiosos do Processo Penal, mas também do Direito Penal”, informa o Décio Franco David.

Sobre a importância da celebração do aniversário dos 200 anos do Tribunal do Júri no Brasil, o presidente da ANACRIM/PR lembra que “o evento tem por objetivo não servir apenas como uma comemoração, mas também difundir a importância de buscar uma compreensão técnica do Tribunal do Júri, haja vista que ele trabalha com os crimes mais graves, que são os crimes dolosos contra a vida, e que ao longo desses 200 anos nós temos vários períodos de maior destaque ou menor preocupação prática sobre o Júri, que envolve uma participação direta da comunidade perante o judiciário. Considerando tais fatores, a importância de termos um evento como esse, com um amplo debate teórico, com oficinas práticas, com trabalhos acadêmicos, é gigantesca”, destaca o prof. Décio Franco David, que também deixou registrado seu agradecimento à FESP pela parceria na realização do Congresso.

Para o prof. Gilson Bonato, presidente da FESP, a oportunidade de conhecimento ofertada pelo Congresso é uma grande satisfação para toda a comunidade FESP. “A Fesp sente-se honrada em poder sediar evento de tal magnitude. É uma grande alegria poder contar com a presença de tão ilustres juristas na nossa casa. Com certeza, nossos alunos e toda a comunidade acadêmica poderão refletir, de maneira mais profunda, sobre a instituição histórica do júri, tão importante no sistema jurídico criminal do nosso país”.

Clique aqui e confira a programação completa do Congresso 200 Anos do Tribunal do Júri realizada pela ANACRIM/PR.