No dia 16 de novembro de 2017, a FESP celebrou seus 80 anos de existência, reunindo professores, colaboradores, alunos e parceiros para homenagem realizada no Auditório da instituição. Responsável por formar mais de 20 mil profissionais ao longo de sua história, a FESP tem como missão provocar o desenvolvimento humano pela educação.

Fundada em 1937, a FESP foi a primeira instituição a ofertar o curso de economia no Paraná e a segunda instituição de ensino superior a funcionar no estado – a primeira é a centenária UFPR – Universidade Federal do Paraná, cujo primeiro aluno foi Oscar Joseph de Plácido e Silva, fundador da FESP.

Referência nos cursos das áreas de gestão e direito, em 2015 passa a atuar em Ponta Grossa, com as instituições de ensino Girassol Educação Infantil, Colégio Neo Master e Pró Master Vestibulares, ofertando serviços de ensino da educação infantil até a pós-graduação.

Com a ressignificação de seu escopo educacional por meio da verticalização do ensino, consolida-se o Grupo Educacional FESP, movimento que busca novas oportunidades para pensar, agir e construir para além dos 100 anos.

Para o presidente do Grupo Educacional FESP, prof. Carlos Eduardo de Athayde Guimarães, a celebração dos 80 anos é um marco para qualquer instituição, sobretudo na área da educação. “Para 2018 a FESP apresentará novidades: Mackenzie, Cursos EAD, Instituto Legado e INTERBUSINESS 2018. Mais um passo rumo aos 100 anos”, declarou o presidente.

Parcerias

Um dos valores preservados durante esses 80 anos é a cooperação. É por meio das alianças que a FESP abre suas portas para a comunidade, para o mercado e para o mundo. Desde 1985 a FESP mantém uma sólida parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná – CIEE/PR, que este ano celebre seus 50 anos de existência. Em 2009 a parceria foi ampliada com a inclusão do Programa Aprendiz.

Além dos anos de existência, Arwed Kirchgässner, presidente do CIEE-PR, tem convicção que a FESP e o CIEE/PR comemoram “a consciência do dever cumprido ao longo do tempo e da satisfação pelos bons resultados dessa parceria em prol de um trabalho conjunto, de grande responsabilidade social, para melhor qualificação profissional dos jovens”.

Formalizada em 2010, a parceria entre a FESP e o Sistema FIEP, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, criou o Colégio Sesi – Unidade FESP, que em seu primeiro ano de funcionamento contava com 400 alunos. Atualmente a unidade conta com 800 alunos e utiliza 23 salas da faculdade no período da manhã, o que a torna a unidade com maior número de alunos no Paraná do Colégio Sesi.

Para José Antonio Fares, superintendente do Sesi, Senai e IEL, “a parceria entre a FESP e o Sesi, que caminha para seus 10 anos, continua sólida nos objetivos comuns, mas principalmente no foco da transformação do ser humano pela educação”.

Pólo internacional EaD

Com o reconhecimento recente por parte do Ministério da Educação para oferta de cursos a distância, a FESP passa a oferecer já em 2018 os cursos de graduação em Administração, Gestão Comercial e cursos de pós-graduação. No próximo dia 05 de dezembro, o presidente Do Grupo Educacional FESP e seu diretor financeiro, prof. Luiz Fernando Ferreira da Costa, viajam para a inauguração do primeiro pólo internacional da FESP, que funcionará na sede da Florida Christian University (FCU) em Orlando, Flórida (EUA).

Parceira da FESP desde 2010, a FCU é uma das responsáveis pela viabilização do Programa de Internacionalização de Empresas, Negócios e Carreira, pioneiro na cidade de Curitiba. Em 2017 a parceria celebra a oitava edição ininterrupta do seminário INTERBUSINESS, que neste ano promoveu o encontro do comissioner de Orlando, Tony Ortiz, com o ex-aluno da FESP e prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

Presente em todas as edições do INTERBUSINESS Curitiba, o reitor da FCU, Dr. Anthony Portigliatti, acredita que “não existe nenhuma instituição sem uma visão de futuro. E por possuir essa consciência do estado desejado é que a FESP já poderia comemorar seus 100 anos”, disse o reitor.

Durante a celebração dos 80 anos, a FESP lança seu novo site, onde os interessados podem conhecer mais sobre a história da instituição e sobre seus cursos: fesppr.edu.br