A Comissão da Mulher Contabilista do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná – CRCPR publicou em seu site o artigo “A Contabilidade como Ferramenta de Prevenção a Fraudes”, de autoria da aluna do oitavo período do curso de Ciências Contábeis Paola Karine da Silva e da coordenadora do curso, prof. Francisca Mary Magalhães de Alcantara – clique aqui para acessar a publicação e o artigo na integra. A iniciativa tem por intuito divulgar, valorizar e estimular a produção acadêmica feminina em Ciências Contábeis

O artigo é fruto do trabalho de conclusão de curso da aluna, que contou com a orientação da professora e coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Prof.ª Francisca. “Desde 2018, mudamos a forma da elaboração do TCC para Ciências Contábeis. Como uma forma de estimular a pesquisa acadêmica, instituímos a possibilidade de apresentação em forma de artigo”, explicou a coordenadora. “Esse ano a Paola está finalizando o curso e apresentou seu TCC, que foi aprovado e agora selecionado para a publicação no site do CRCPR”, que é orientadora e coautora do artigo publicado.

Conforme consta na publicação do CRCPR, o  “documento consiste em um estudo que apresenta uma análise dos casos da OGX, Toshiba e Petrobrás como exemplos de fraudes contábeis. Fazendo uso da pesquisa bibliográfica como metodologia de pesquisa, as autoras analisam os processos contábeis que levaram à caracterização das fraudes e concluem com observações pertinentes a cada um dos casos”.

Abaixo segue uma rápida entrevista com a aluna Paola Karine da Silva, que falou sobre o artigo, a iniciativa da Comissão da Mulher Contabilista do CRCPR e aproveitou sua experiência para deixar uma dica sobre o TCC para os demais alunos do curso. Confira abaixo:

Como surgiu a ideia do artigo e a coautoria do artigo com a prof. Francisca?

Paola: A escolha do tema do artigo surgiu minha indignação para com aos casos de fraudes que, infelizmente, de tempos em tempos, são noticiados pela mídia nacional e internacional. Após escândalos corporativos como os ocorridos no início do século nas empresas Enron, WorldCom, Parmalat, que serviram de alerta para a administração das organizações a nível mundial, fraudadores ainda encontram brechas para atuarem, conforme os casos abordados no artigo. Assim, vi na elaboração do trabalho a oportunidade de conhecer como se dão as fraudes corporativas e como as áreas e os métodos utilizados pela contabilidade não só podem, mas devem ser aplicados a fim de coibir tais condutas que prejudicam toda uma cadeia econômica.

A parceria com a professora Francisca aconteceu naturalmente. Devido eu ser sabatista, não frequento as aulas às sextas à noite, como teria de ter orientação em horário alternativo, ela se predispôs para tal. Fiquei muito feliz com essa oportunidade. Ter sido orientada por ela me possibilitou fazer o artigo de forma comprometida e atenta aos detalhes. Agradeço muito, não só pela exigência, mas também pelo seu apoio, compreensão e respeito a minha liberdade religiosa durante todo o curso.

 

Qual a importância neste momento, em que está concluindo o curso de Ciências Contábeis, de ter seu trabalho selecionado para publicação no Conselho Regional de Contabilidade do Paraná?

Paola: Acredito que para qualquer pesquisador a publicação de um trabalho seja motivo de muita alegria e de um sentimento de realização. É assim que estou me sentindo. Ver meu trabalho de conclusão de curso, o temido TCC, ser analisado e publicado no site do conselho de classe da profissão que estou graduando, não era esperado. Eu não imaginava que isso poderia acontecer. Estava tão insegura antes de iniciá-lo que tê-lo aprovado era tudo o que poderia desejar. Já havia ficado extremamente honrada com o convite para a submissão ao conselho, mas quando foi aceito pela comissão, realmente foi incrível para mim como aluna que tem muito o que aprender sobre a profissão. Não haveria maneira mais satisfatória de concluir esta etapa.

 

O trabalho foi publicado no contexto da Câmara da Mulher Contabilista. Qual a importância de iniciativas como essa, que visam fortalecer a presença feminina na profissão?

Paola: Acho super importante iniciativas como esta da Comissão da Mulher Contabilista. É um fato que o gênero feminino vem há anos lutando por seu espaço no mundo dos negócios, visando a igualdade em vários aspectos profissionais. Iniciativas como estas possibilitam o reconhecimento da relevância do gênero para as classes profissionais as quais pertencem, apresentando os seus trabalhos evidenciando sua capacidade intelectual, além de incentivar a produção científica feminina como um todo.

 

Caso deseje dizer algo que considere importante e que não tenha sido contemplado pelas perguntas, fique à vontade.

Paola: Por fim, gostaria de incentivar os alunos que ainda farão seus trabalhos de conclusão de curso que escolham temas que realmente lhe interessem de forma pessoal. Optem por assuntos que possam evidenciar o uso da profissão para problemas insistentes na sociedade, para quem sabe ao menos tentarmos mudar a perspectiva para encontrarmos possíveis resoluções.