Evento sobre assédio eleitoral contou com mais de 200 participantes no auditório da Faculdade FESP
A Faculdade FESP realizou no dia 20 de agosto, uma palestra com o tema “Assédio Eleitoral no Ambiente de Trabalho”. O evento foi comandado pelo advogado especialista em Direito Eleitoral, Dr. Roosevelt Arraes, que conversou de forma acessível para todos os cursos, visando atender as curiosidades não apenas dos acadêmicos de direito, mas sim de toda a comunidade acadêmica.
Advogado eleitoralista com 20 anos de experiência, Roosevelt Arraes é professor da Escola Paranaense de Direito e diversas pós-graduações. É mestre e doutor em filosofia jurídica pela UCPR, doutorando em direito constitucional pela UFPR. É membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR, do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE), da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), observador eleitoral internacional da CAOESTE. Além disso, é autor de diversos artigos e livros na área do direito eleitoral e democracia.
A professora e coordenadora do curso de Direito da FESP, Jéssica Jane de Souza, explicou que o Direito Eleitoral é fundamental para os acadêmicos – especialmente se relacionado com empregabilidade. “Com a crescente judicialização das eleições e a complexidade das normas eleitorais, o conhecimento nessa área se torna um diferencial significativo no mercado de trabalho”.
Ela lembrou que o Direito Eleitoral é relevante tanto para a comunidade acadêmica como ao público externo. “O Direito Eleitoral oferece uma compreensão profunda das estruturas democráticas e do funcionamento do sistema político, aspectos cruciais para a formação de cidadãos críticos e conscientes”.
De acordo com o professor e palestrante Roosevelt Arraes, o ambiente acadêmico se torna um local onde são pensadas as soluções aos problemas jurídicos. “A academia é espaço de reflexão e orientação para a sociedade. Então, tratar do abuso de poder que reprime a liberdade do voto no ambiente de trabalho é essencial para preservar a democracia. A academia se insere nesse espaço de defesa da liberdade e da democracia, fornecendo soluções aos desafios presentes”, esclareceu.
Oportunidade de conhecimento
Roosevelt Arraes afirmou que o direito eleitoral vinha numa ascendente, em razão do aumento do número de partidos no Brasil, e do número de candidatos que poderiam ser lançados ao pleito. “Recentemente, porém, com as sucessivas reformas eleitorais, a tendência é que diminua o número de partidos e candidatos. E, apesar disso, a polarização contribui com o aumento da litigiosidade, especialmente por trazer à tona a desinformações e os ataques recíprocos entre partidos e candidatos”, assegurou.
A palestra sobre assédio eleitoral no ambiente de trabalho trouxe além da apresentação do problema, uma maior compreensão sobre os conceitos de abuso eleitoral no ambiente de trabalho, além de casos de interesse para evidenciar a complexidade do tema.