Após a instabilidade do ano de 2018, especialmente por conta das eleições, o cenário brasileiro para os negócios internacionais apresenta-se com expectativa positiva. A Maersk Line, líder mundial no transporte de contêineres, prevê um crescimento de aproximadamente 5% em 2019 e a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) prevê que o PIB nacional crescerá 2,7%, com expansão de 3% da indústria liderando o crescimento da economia.

A previsão otimista é confirmada neste início de 2019, com a balança comercial brasileira registrando superávit no início do ano e com boas projeções de crescimento no mercado internacional. De acordo com dados da Agência Brasil, a balança comercial fechou fevereiro com o segundo maior saldo positivo para o mês na série histórica, iniciada em 1989. Este dado demonstra que a economia brasileira tem apresentado sinais concretos de melhoria, o que favorece o aquecimento do mercado para profissionais capazes de se inserir neste contexto.

Neste panorama, torna-se fundamental a atenção e o investimento para a formação e desenvolvimento de competências essenciais para os profissionais que atuarão neste cenário. O perfil do futuro profissional especializado em negócios internacionais é de uma pessoa antenada ao cenário de negócios globais, com conhecimento sobre o ambiente econômico internacional e que compreende o impacto de suas mudanças em diferentes lugares. Capacidade criativa, mindset empreendedor, análise crítica e visão sistêmica de um ambiente de negócios dinâmicos são premissas básicas para o currículo de quem almeja trabalhar na área do comércio exterior.

MBA em Gestão de Negócios Internacionais

Diante da possibilidade de atuar em qualquer espaço de negócios do mundo, o aluno do curso de MBA em Gestão de Negócios Internacionais da FESP  terá uma oportunidade única e exclusiva de aprendizado por meio de metodologias ativas, networking da melhor qualidade e visita de profissionais renomados do mercado. O aluno de negócios internacionais estará instrumentalizado de diversas técnicas e ferramentas capazes de identificar novas tendências e conhecimentos úteis capazes de aplicar no contexto de gestão internacional.

Como essa é uma área que tem muito a ver com ambientes globalizados, as áreas de trabalho para negócios internacionais são bastante diferenciadas, dando espaço para profissionais multifacetados que podem trabalhar com importação, exportação, vendas, bancos, marketing exterior, entre muitas outras áreas.

Para Juliana Machado, professora do curso de MBA em Negócios Internacionais da FESP, “o profissional em gestão de negócios internacionais é capaz de transitar no cenário econômico internacional no qual mercado se encontra cada vez mais globalizado”.

A professora da FESP aponta também que “a globalização e a ordem mundial atual incentivam as empresas a desenvolverem competências multidisciplinares, enfatizando a capacidade de tomada de decisão, gerenciamento de pessoas em ambientes multiculturais e competitivos, domínio de ferramentas de gestão, além de habilidades para realizar negócios internacionais. Todas essas competências buscamos desenvolver também no MBA em Gestão de Negócios Internacionais da FESP”.

A FESP possui mais de 40 anos de know-how em cursos na área do Comércio Exterior. Acesse a página do curso de MBA em Gestão de Negócios Internacionais da FESP e não perca essa oportunidade.