Com 81 anos completados no último dia 15 de novembro, a FESP celebra mais um ano de vida se reaproximando de sua essência que é o ensino superior. Com o afastamento por motivos de projetos pessoais do prof. Carlos Eduardo de Athayde Guimarães, no dia 24 de agosto o atual diretor administrativo e então presidente interino, prof. Luiz Fernando Ferreira da Costa deu posse ao novo presidente da FESP, prof. Gilson Bonato, eleito por maioria de votos do Conselho Superior em votação realizada no dia 16/08/2018.

Com carreira marcada pela atuação como advogado e professor, Gilson Bonato foi o idealizador e responsável pela implementação do curso de Direito da FESP, que coordenou por quase 12 anos. É esse viés acadêmico e ligado ao Direito que reaproxima a FESP de sua essência, visto que seu fundador, Oscar Joseph de Plácido e Silva, também era advogado e professor.

Confira abaixo entrevista com o atual presidente da FESP, que falou sobre o processo de transição da presidência e sobre os objetivos da atual gestão:

Do ponto de vista do estatuto da FESP, como se deu o processo que culminou na sua posse como presidente da Fundação de Estudos Sociais do Paraná?

Após seis anos como presidente da FESP, no dia 02 de julho de 2018 – o diretor Carlos Eduardo de Athayde Guimarães comunicou seu afastamento – por questões pessoais e de novos projetos. Renunciou, mas manteve-se como membro do conselho superior da FESP.

O estatuto da FESP prevê que, na vacância do presidente, o diretor-administrativo deve assumir as funções de presidente. Sendo assim, o prof. Luiz Fernando Ferreira da Costa assumiu como presidente durante os meses de julho e agosto – acumulando a função de diretor administrativo-financeiro. Nesse período houve convocação de eleições, quando fui eleito como presidente por maioria de votos.  O mandato é válido até o término desta gestão, que se estende até o dia 31 de janeiro de 2021.

Outra alteração importante trazida pelo novo estatuto da FESP foi a criação do cargo de presidente do Conselho Superior. No estatuto antigo, o cargo de presidente da FESP e do presidente do Conselho Superior eram desempenhados pela mesma pessoa. O novo estatuto exigiu que fossem pessoas diferentes, o que confere maior transparência para a administração da Fundação e também faz com que haja uma independência entre as decisões do Conselho Superior e as decisões da Diretoria da mantenedora. No primeiro semestre de 2018 houve eleição para o cargo de presidente do Conselho Superior, eleição que participei e fui eleito. Como fui posteriormente eleito como presidente da Fundação, houve uma nova eleição para o cargo de presidente do Conselho Superior, vencida pelo prof. Athayde Faria Baganha.

A próxima eleição para presidente da FESP está prevista para novembro de 2020, quando também será eleito o presidente do Conselho Superior da Fundação, para um período de 4 anos.

A FESP acaba de completar 81 anos, aniversário marcado pela sua recente posse como presidente. Quais são os objetivos do seu mandato?

De maneira geral e resumida, são duas as principais metas: (1) Realizar as medidas necessárias para a modernização da FESP e (2) investimento na área acadêmica para fortalecer ainda mais a qualidade do ensino.

A FESP está dando continuidade e mantendo o foco ao processo de crescimento da Faculdade, inovando em vários aspectos que visam facilitar o acesso ao conhecimento e a vida do acadêmico. Todas essas ações visam projetar a FESP para que ela seja conhecida não apenas em Curitiba, mas também em âmbito nacional e internacional.

A FESP é a primeira instituição privada de ensino superior do Paraná, com grande tradição na formação de profissionais em sua história. Nosso objetivo não é crescer em tamanho, mas primar pela qualidade do ensino oferecido aos nossos acadêmicos. Essa sempre foi uma característica da FESP: em razão de sua estrutura e de seu tamanho, sempre conseguimos estreitar as relações vividas em nosso ambiente de ensino, oferecendo livre acesso à professores, coordenadores e diretores. Continuaremos a valorizar as relações humanas que aqui promovemos.

Os últimos anos no Brasil foram marcados pelas instabilidades econômica e política. O ano de 2019 será marcado por novos rumos nestes dois aspectos. Quais as implicações destes fatores no momento atual vivido pela FESP?

Assim como outras instituições de ensino, a FESP encontra algumas dificuldades. Mas independentemente disso, nosso planejamento é continuar as ações estabelecidas pela diretoria anterior e, efetivamente, fazer algumas mudanças para que a FESP continue crescendo. Nosso foco será no fortalecimento da Faculdade, principalmente no aspecto acadêmico. Implementaremos algumas mudanças para potencializar o trabalho que já vem sendo desenvolvido, como o projeto para abrirmos o curso de Psicologia, cujo processo já está em andamento sob os cuidados do prof. Fabiano Melo e da pedagoga Adelaide La Barca.

Outro trabalho que já vem sendo desenvolvido é o da modalidade a distância, capitaneado pelo NEAD – Núcleo de Educação a Distância da FESP. Estamos nos aproximando de outras instituições em busca de parcerias. À exemplo da parceria com o Curso Jurídico em cursos de pós-graduação, acabamos de fechar um convênio com a ABDConst – Associação Brasileira de Direito Constitucional, que proporcionará a oferta de dois cursos de ponta na área do direito constitucional e criminal – ambos na modalidade a distância.

Na pós-graduação presencial estamos com a parceria com o Mackenzie, buscando ampliar o convênio para 2019.

Quando se refere ao aspecto acadêmico, pontualmente, quais são essas ações?

Temos quatro pontos importantes a serem considerados:

1. Reestruturação dos NDE (Núcleo Docente Estruturante), que já eram efetivos e foram reestruturados no sentido de promover ainda mais efetividade aos esforços do núcleo, com revisões de seus projetos pedagógicos e adequações pertinentes às novas realidades;

2. NEIC (Núcleo de Extensão e Iniciação Científica): Criado em 2017, o núcleo já está efetivamente implementando as linhas de pesquisa em cada um dos nossos cursos de graduação, cada um deles com seus respectivos Grupos de Estudos sendo formados.  No curso de Direitos esses grupos já iniciaram suas atividades no último mês de outubro;

3. CPA (Comissão Própria de Avaliação): A CPA da FESP está sendo remodelada, com alterações em sua equipe. A CPA é uma comissão independente da Faculdade, o que proporciona a autonomia necessária para avaliar todos os aspectos que envolvem os serviços aqui prestados. Esses dados, somados às sugestões recebidas, colaboram para as melhorias de forma geral.

4. Secretaria Acadêmica: Estamos promovendo vários avanços em nosso sistema acadêmico, o Prime. Vários serviços já estão disponíveis online, sem necessidade de presença física do aluno na faculdade. Esses serviços por meio digital poupam o tempo antes gasto pelos alunos em filas e visitas desnecessárias à Faculdade. Essa modernização promove a melhoria da própria qualidade do ensino ofertado ao aluno.

Vale lembrar também que, especificamente no curso de Direito, em cumprimento às novas exigências do MEC, estamos reestruturando o NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas da FESP). A partir de 2019, todos os nossos acadêmicos – que atualmente já possuem o estágio simulado em sala de aula – passarão a ter também o estágio de prática real, que já é ofertado de forma voluntária.

Isso significa uma atuação ainda mais intensa de nosso NPJ, que têm evoluído constantemente para contribuir com a formação de nossos alunos – evolução essa visível por meio da participação nos projeto Justiça nos Bairros, Médicos de Rua e Curatela em parceria com a Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência de Curitiba.

Essa reestruturação do nosso NPJ fará com que o acadêmico que faz estágio nos escritórios de advocacia, na promotoria, no Ministério Público, em delegacias, no Poder Judiciário, possa validar o estágio de prática real com a supervisão da Faculdade como complemento ou parte de seu estágio acadêmico. Ou seja, o estágio da Faculdade não estará mais restrito à Faculdade, mas ampliada ao NPJ e ao seu estágio externo, seja ele remunerado ou voluntário.

Em termos de estrutura física, há previsão para alguma novidade?

A FESP também está promovendo algumas mudanças em seu espaço físico. A partir de 2019 iremos ativar a nova recepção da FESP, em frente à Rua Dr. Faivre. Otimizaremos outros espaços para que suas funcionalidades sejam aprimoradas, como laboratórios, biblioteca e NAPI (Núcleo de Apoio Psicopedagógico e de Inclusão).