Nascido no dia 04 de setembro de 1946, Élcio Orlando Calegari acompanhou a evolução da FESP não apenas como um observador. Em 1969, ano em que ingressou na então Faculdade de Ciências Econômicas do Paraná, a FESP ainda estava situada em seu primeiro endereço: Avenida Cândido Lopes, nº 340. Formado economista em 1972, Calegari começou sua vida como professor no Colégio Bom Jesus, passando a lecionar na FESP em 1975.

Entre 1975 e 2001, o prof. Calegari lecionou nos cursos de Administração, Economia e Comércio Exterior da FAE, PUC-PR, Centro Universitário Positivo, SPEI e na FESP, onde atuou como professor até 2008, ano em que passou a se dedicar exclusivamente à parte administrativa da Instituição. Nesta fase, desempenhou as funções de secretário acadêmico (2008-2012), diretor administrativo-financeiro (2013-2016) e diretor acadêmico (2017-2020), além de membro do Conselho Superior da Fundação de Estudos Sociais do Paraná.

Além do seu legado na educação, Élcio Orlando Calegari também nutria uma paixão pelo esporte. Desde muito cedo fascinado pelo futebol, por pouco não se tornou zagueiro do Bloco Esportivo Morgenau. Seu time de coração foi o Coritiba Foot Ball Club, vizinho da FESP. Calegari foi também presidente da Federação Paranaense de Handebol, entre 1986 e 1991 e, em 1990, presidiu a Associação das Federações Amadoras do Paraná.

Em fevereiro de 2021, durante a cerimônia de posse da gestão que comandará a FESP até 2025, o prof. Calegari concedeu uma entrevista, comentando suas principais lembranças de seus 48 anos dedicados à FESP. A seguir, um trecho que retrata essa experiência, que entra para a história como o relato de uma vida dedicada à educação e a Fundação de Estudos Sociais do Paraná:

“Estou com 74 anos, desses, 46-47 anos vive com a FESP. Sempre acreditei na Faculdade, tanto que foi minha opção como profissional. Para quem fica, desejo que novamente possamos nos transformar em uma referência como instituição de ensino superior. Para àqueles que tem um discurso derrotista, deixo minha discordância. O mercado está mostrando que se não qualificarmos os profissionais, vamos apanhar lá na frente. E o lugar mais confiável para qualificar nossos profissionais com credibilidade e desenvolvimento padronizado, é dentro do ensino superior. Nesse sentido ainda continuo acreditando na FESP, como uma instituição de ensino capaz de influenciar o mercado. O maior exemplo que temos é o que aconteceu desde março de 2020, quando de uma hora para outra tivemos que nos reinventar. E tivemos bons resultados, com um processo satisfatório para os alunos, que em sua maioria se mantiveram nos cursos. Isso significa que quem trabalha aqui tem competência e condições de fazer o melhor.”

Elcio Orlando Calegari se despediu na madrugada do dia 11 de agosto de 2022. Deixando saudades para familiares, amigos e colegas de trabalho. Ao prof. Calegari, a FESP presta sua homenagem, reverência e, sobretudo, manifesta o agradecimento em nome de sua comunidade, que reconhece o legado de uma vida dedicada à educação.