A programação do segundo dia do IX INTERBUSINESS, que aconteceu no dia 17 de maio do Pequeno Auditório – Bloco Bege da Universidade Positivo, foi marcada na parte da manhã pelas palestras do secretário municipal da saúde da cidade de São Paulo, Wilson Polara (Tema: “A Saúde e a Gestão tem Cura”) ; do vice-presidente da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Valdner Papa (“A Indústria 4.0 como Referência Global); e do presidente do Instituto Legado,  James Marins (Movimento Transformador Massivo).

Polara pontuou a evolução na medicina e como a inovação provoca “crises” ao longo da vida profissional. Sobre a experiência como gestor, apresentou alguns dos programas desenvolvidos na gestão do prefeito João Dória. Valdner Papa apresentou as bases do conceito de indústria 4.0, que é basicamente a indústria adaptada à “revolução digital” (automação, internet, computação em nuvem e sistemas ciber-físicos). Segundo Papa, o conceito é “válido para todas as áreas, mas o ponto central é que a aplicação do conceito depende das pessoas”. Também tratando dos impactos tecnológicos na sociedade, James Marins disse que “é preciso perceber a evolução massiva vivida nas últimas décadas” para avaliar os novos propósitos demandados pela humanidade, cuja ideia de empreendedorismo social emerge para mostrar que existem outros benefícios para além do lucro.

Sob o tema “Making Small, The New Big – A Mentalidade Startup”, Paulo Sérgio Rosa mostrou em primeira mão algumas das inovações da indústria automobilística a serem lançadas nos próximos anos. Também mostrou a importância do modelo mental para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Luciano Augusto da Silva, CEO da F15D, falou sobre Economia Colaborativa nas Vendas Online, mostrando que “a economia colaborativa acredita nas pessoas”. Para Luciano, “o mercado não está preparado para as mudanças que acontecerão nos próximos 3 anos”, sendo uma necessidade de “parar de copiar e começar a inovar”.

Finalizando a nona edição do INTERBUSINESS, Dr. Anthony Portigliati ministrou a palestra “DNA de Sucesso, você tem?”. Dividindo o tema em 4 tópicos – Comunicação, Inteligência Emocional, Pensamento Crítico e Empreendedorismo -, Portigliatti desenvolveu um diálogo estreito com a platéia, mostrando que a ciência já reconhece a influência do ambiente para a formação perfil empreendedor.

Aluna do quinto período do curso de Ciências Contábeis da FESP e Diretora Financeira da Empresa Jr. da FESP, Mylena da Silva Pontes acredita poder aplicar muitas das ideias apresentadas durante as palestras do INTERBUSINESS. “Inovação, novos modelos de negócio, empreendedorismo social, economia disruptiva: esses são temas que podemos colocar em discussão para tornar nossa empresa competitiva e coerente com as demandas do mercado atual”, disse.