Nesta sexta-feira, 29 de julho de 2022 às 18h30 na Livraria Vertov (Rua Visconde do Rio Branco, 835 – 2º Andar), acontece o lançamento do livro “Aprendizagem Filosófica Para o Estudante Surdo”, de autoria de Edison Teixeira de Rezende, professor de filosofia da FESP e da rede estadual de ensino. A entrada é franca.

O livro é objeto de uma reflexão iniciada por Edison em 2015, a partir de projeto de doutorado realizado na Universidade Federal do Paraná – UFPR, no setor de Educação. A proposta é uma reflexão sobre a cultura, identidade, os elementos e as condições necessárias para que o ensino da filosofia possa acontecer em uma sala de aula inclusiva, onde encontramos os alunos surdos e também os alunos ouvintes.

Algumas questões levantadas pelo prof. Edison revelam indícios sobre o conteúdo do livro: “Que dinâmica é essa que o professor deve conhecer da questão da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS? Como o professor deve interagir em uma cultura visual, espacial, presente nesta identidade? Como conhecer seu estudante e oferecer práticas didáticas que de fato possam fazer com que o texto, a metodologia e as interações possam ocorrer, promovendo a esse aluno as condições de fazer a reflexão filosófica?” É dentro desse escopo que o livro foi feito.

Professor de filosofia na rede estadual de ensino desde 2006 trabalhando com estudante surdo, o professor Edison Rezende relata sua experiência prática com o tema, buscando possibilidades para tornar a experiência destes alunos com a filosofia mais frutífera e condizentes com a sua realidade, a cultura da identidade surda.

Serviço:

Lançamento do livro “Aprendizagem Filosófica Para o Estudante Surdo”, de autoria de Edison Teixeira de Rezende
Data: 29 de julho de 2022
Local: Livraria Vertov – Rua Visconde do Rio Branco, 835 – 2º Andar – Mercês