É com pesar que a FESP informa o falecimento de Maria Lambros Comninos, que atuou como professora na Instituição por mais de 25 anos, período que lecionou a disciplina “Comunicação e Expressão”. O falecimento ocorreu no dia 11 de junho de 2020 e o velório aconteceu no dia posterior, 12 de junho, no Jardim da Saudade. Maria Comninos tinha 82 anos e era esposa de Constantino Comninos, professor da FESP do curso de Direito.

Nascida na Ilha de Rhodes, capital do arquipélago grego do Dodecaneso, Maria Lambros Comninos chegou no Brasil aos 10 anos de idade, onde residiu em Florianópolis até 1959, ano em que se formou como Bacharel em Letras Clássicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Em 1961, já em Curitiba, concluiu a licenciatura em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Paraná, instituição em que atuou como professora de Língua e Literatura Graga de 1971 a 1995, no então Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas. Também foi professora do setor de Filosofia, Ciência e Letras da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, entre 1972 e 1981.

Além de professora de Língua e Literatura Grega, era especializada pela Universidade de Atenas (1976) em Teatro Clássico e Mitologia Grega, área em que ainda era requisitada na forma de palestras e entrevistas no período mais recente. Maria Lambros Cominos era Vice Cônsul Honorário da Grécia em Curitiba, ao lado de seu marido, Constantino Comninos, que é o Cônsul Honorário da Grécia em Curitiba.

Ingressou na FESP em 1982, onde atuou por mais de 25 anos como integrante do corpo docente da Instituição e também do Conselho Superior. A prof.ª Maria Comninos partipou ativamente da celebração dos 80 anos da FESP, quando foi responsável pelo cerimonial e pela programação cultural do evento. Reconhecida nacionalmente por seus conhecimentos, deixou na FESP a marca da excelência na condução da formação acadêmica de seus alunos, mas também a simpatia e a educação com que será lembrada por seus pares. A FESP agradece imensamente pela colaboração prestada à Instituição e ao convívio em todos esses anos.