A FESP informa com pesar o falecimento, na manhã deste dia 10 de junho de 2020, do prof. Cleverson Leite Bastos, eminente professor das disciplinas ligadas à filosofia do curso de Direito da Instituição. Em razão da epidemia do Covid-19, o velório e o sepultamento acontecerão de forma restrita.

Nascido no dia 7 de fevereiro de 1956 na cidade de Rio Negro (PR), considerava-se “catarina”, por ter sido concebido na cidade vizinha de Mafra (SC). Seus primeiros anos de estudos aconteceram nas duas cidades já citadas até o ano de 1967, quando mudou-se para Curitiba e foi aluno nos Colégio John Kennedy, Colégio Pe. João Bagozzi, Colégio Duque de Caxias e Instituto Salesiano – Colégio São Cristovão.

Posteriormente, ingressou na escola Técnica Federal do Paraná, onde estudou mecânica industrial e utilizava a piscina da instituição para praticar uma de suas paixões: a natação. Profundo admirador do mar, Cleverson era praticante do mergulho, da pesca e da navegação. Outro esporte praticado pelo professor era o boxe, praticado entre uma aula e outra em uma academia nos arredores da FESP.

Apesar da inscrição para o vestibular do curso de Biologia na Universidade Federal do Paraná – UFPR, ingressou no curso de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR no ano de 1977, concluído em 1980. No ano seguinte, iniciou sua carreira como docente no Convento São Francisco – hoje Mosteiro da Ressurreição -, localizado na cidade de Ponta Grossa (PR), atendendo ao convite do Pe. João Zelesny, pelo qual nutria admiração como professor e mentor pessoal.

Cleverson Leite Bastos foi mestre em Lógica (1990) e doutor em Comunicação e Semiótica, ambas titulações pela PUC-SP, com pós-doutoramento em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Autor de mais de uma dezena de livros – que somados alcançam tiragem de mais de 100.000 mil volumes -, abordou temas de filosofia sistemática, lógica, epistemologia, filosofia da linguagem e metodologia científica.

Influenciados por diversos filósofos antigos e contemporâneos – especialmente Aristóteles -, Cleverson era dono de uma retórica brilhante e apaixonada. Suas aulas, palestras e exposições serão lembradas pela capacidade de navegar pela filosofia, sempre lastreado pelas relações desta com as outras áreas do conhecimento. “Na verdade, eu não gosto da filosofia exegética, acadêmica. Ler o mesmo autor a vida inteira é coisa para quem não tem criatividade. Eu gosto de ciência, física, biologia, direito e as consequências das relações entre estas disciplinas e o que chamo de filosofia” – em suas próprias palavras.

Professor da FESP desde 2007, entre graduação e pós-graduação, lecionou as disciplinas Metodologia do Trabalho Científico, Filosofia e Ética, Filosofia do Direito, Argumentação e Linguagem, Hermenêutica, Teoria da Argumentação, Teoria do Conhecimento, Lógica Matemática, Direito Material e Processual, Filosofia Analítica, Raciocínio Lógico e Lógica Clássica. Além de integrar o corpo docente da Instituição, também foi coordenador de Estudos, Pesquisas, Trabalhos de Extensão, Gestão, Planejamento, Avaliação e Orientação de Estudantes. Também integrava o Conselho Superior da FESP, desde 2017.

Cleverson Leite Bastos, o prof. Cleverson, deixa saudades em toda comunidade FESP, mas sobretudo, o reconhecimento daqueles que tiveram a oportunidade de tê-lo como professor e colega.

“Foi muito bonito e muito bom ter feito parte da história do big-bang ou do multiverso”.