O aluno Pedro Manenti Vieira da Silva, do oitavo período do curso de Direito da FESP, foi um dos candidatos aprovados do processo seletivo de 2020 para o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Aprovado com nota 10, Pedro optou pela área de concentração Direitos Humanos e Democracia.

Apesar de ainda não ter finalizado o curso de Direito, Pedro é formado em Filosofia pela mesma UFPR. Indagado sobre todas essas conquistas aos 24 anos de idade, o aluno FESP diz estar “muito feliz de estar conquistando essas coisas… Nunca pensei que faria tudo isso. Sempre fui muito incerto sobre meu futuro, foram escolhas que eu achava que na hora surtiriam efeito”.

As incertezas comentadas acima são justificadas pelo fato de ter começado o curso de Psicologia, mas migrado para a Filosofia. “No curso de Filosofia eu me vi insatisfeito com a falta de praticidade do curso, com o alto grau de teorização e nenhuma realização pragmática do conteúdo do curso, então eu fui buscar outra coisa”. Antes de optar pelo curso de Direito da FESP, o agora mestrando cogitou novamente a Psicologia, mas considerou em sua decisão a dita proximidade entre Filosofia e Direito. “Acabou que não tem muito a ver com filosofia (o curso de Direito), é bem diferente, mas o que eu aprendi na filosofia tem sido bem útil no Direito”, pondera o aluno.

Uma das partes que compõe o processo seletivo do curso de mestrado da UFPR é o projeto de pesquisa – a saber: as outras partes são a prova eliminatória, currículo e entrevista. Pedro explica que o projeto apresentado está inserido na área do direito civil, mas enraizado na filosofia. Sua intenção, segundo ele mesmo, não é responder nenhuma questão filosófica, mas “problematizar ainda mais alguns aspectos do direito civil, do direito ao corpo no direito civil, (…) analisar o direito ao corpo a partir da noção de biopolítica, oriunda da filosofia de Michel Foucault. Então eu vou pensar a ideia de autonomia, pilar do direito, sob a ótica de uma filosofia”, especifica Pedro.

Sobre o desafio que foram os meses que antecederam a conquista da vaga no programa de mestrado da UFPR, Manenti agradece o apoio encontrado dentro da FESP. “Conversei sobre meu projeto, sobre minha pesquisa com os professores do curso de Direito, todos me incentivaram muito, indicaram leitura. Sempre foi um diálogo frutífero, onde eu me sentia aberto para dizer as coisas que eu pensava e discutir ideias, e não ficar apenas naquela relação aluno-professor”. Além dos professores, Pedro também agradece os funcionários da Instituição, “especialmente a Vera Márcia”, gerente do departamento de Relações com o Mercado da FESP.

Apesar das declaradas incertezas sobre seu futuro, Pedro demonstra uma firme caminhada rumo à carreira acadêmica, caminho que trilha de maneira consciente. “Desde o começo da minha graduação em filosofia eu queria ser professor, dar aula, seguir a carreira acadêmica. Isso para mim estava claro, não sabia como eu faria e nem pra onde eu me dirigiria. Em alguns momentos isso se tornou confuso, mas agora está bem claro que eu quero mesmo é dar aula, esse é meu objetivo principal”. Além da docência, Pedro também disse ter vontade de advogar, “mas meu motivo principal é seguir a carreira acadêmica”, pontuou.