A extensão do Núcleo de Prática Jurídica da FESP, que funciona no Tribunal de Justiça do Paraná – TJPR, recebeu na tarde do dia 20 de maio as ilustres visitas do ministro do Supremo Tribunal de Justiça Luiz Phelippe Vieira de Mello Filho, da desembargadora do TJPR Joeci Camargo, do juiz de direito Luciano Carrasco Falavinha Souza e do promotor de justiça Régis Sartori. A visita aconteceu no contexto da inspeção ordinária do TJPR, realizada pela Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do Conselho Nacional de Justiça- CNJ.

A autoridades foram recebidas pela advogada do NPJ-FESP, Elaine Oshima, e pela professora do curso de Direito da FESP Jessica Souza, além dos alunos e alunas que dedicam seu tempo e trabalho nas atividades realizadas pelo NPJ-FESP.

Para Elaine Oshima, advogada do NPJ-FESP, foi uma satisfação o encontro com o ministro. “Recebemos o ministro que é uma referência nas questões ligadas aos métodos de autocomposição. Como eu e a professora Jéssica estamos finalizando o curso pelo CNJ, nosso núcleo foi escolhido para representar esses métodos aplicados na FESP. Nós trabalhamos com a conciliação e a mediação aqui no NPJ estendido, então foi uma grata alegria receber a visita do ministro para ver nosso trabalho realizado aqui no núcleo do TJ-PR”.

Durante a semana, a Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do CNJ, inspecionou presencialmente 87 setores, entre unidades administrativas e judiciárias de 1º e 2º graus, além de uma serventia extrajudicial.

A inspeção foi concluída com uma reunião realizada na tarde desta sexta-feira (20/5). “Nos cabe agradecer a visita dessa equipe que aqui se encontra para uma inspeção, cumprindo seu papel, sua função constitucional de inspecionar, com essa finalidade correcional disciplinar, sempre visando melhorar a atuação do Poder Judiciário. Essa é uma atribuição que o CNJ vem fazendo com grande qualidade, uma forma de zelar pela autonomia do Poder Judiciário e sua atuação”, destacou o presidente do TJPR, desembargador José Laurindo de Souza Netto, durante essa última etapa da inspeção.

Todos os resultados da inspeção constarão em um relatório que será publicado na página do CNJ. No entanto, a corregedora já destacou algumas boas práticas do TJPR, como o Ateliê de Inovação, o programa Caravana de Precedentes, a Semana do Dessobrestamento, a Central de Medidas Socialmente Úteis (Cemsu) e o Justiça no Bairro. Durante a reunião a ministra antecipou, ainda, alguns pontos que merecem atenção, os quais estarão detalhados no relatório da inspeção.

Fonte: https://www.tjpr.jus.br/destaques/-/asset_publisher/1lKI/content/cnj-finaliza-inspecao-ordinaria-da-corte-paranaense/18319