Para celebrar o Dia do Contador, o curso de Ciências Contábeis da FESP promoveu na noite do último dia 22 de setembro uma aula especial ministrada pelo prof. Everson Breda Carlin, que abordou o tema “O Contador do Amanhã”. Transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da FESP, o vídeo com a palestra na íntegra está disponível no referido canal e pode ser conferido também no player que segue abaixo.

Everson Breda Carlin é bacharel em Ciências Contábeis e conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná – CRC/PR, instituição à qual representou durante a palestra. Especialista em Avaliação de empresas e Avaliação de Riscos com Experiência Nacional e Internacional em Avaliação e Negociação de Empresas, é auditor independente, perito, palestrante e professor de cursos de MBAs. Autor de livros sobre finanças e contabilidade, atualmente é sócio diretor do Grupo ZHC, organização especializada em fusões e aquisições.

Durante a palestra, Carlin abordou os diversos aspectos que compõem a profissão, abordando inclusive aspectos apurados pelo CRC/PR como formas de atuação profissional, registro profissional pelo exame de suficiência, os mecanismos de conduta ética operados pelo CRC, penalidades e dados sobre os tipos de ocorrências apuradas pelo Conselho, bem como as tendências da profissão para o futuro.

A palestra contou com a participação da coordenadora do curso de Ciências Contábeis da FESP, prof.ª Francisca Mary Magalhães de Alcantara e do professor do curso de Contábeis da FESP Marcio José Assumpção. Para abrir a aula especial, os participantes da transmissão também conferiram um vídeo com  fala do presidente do CRC/PR, Laudelino Jochem, que transmitiu sua mensagem em decorrência do Dia do Contador.

De acordo com o prof. Marcio José Assumpção, “a palestra aconteceu em parceria com o CRC/PR, dentro do programa do Conselho de Contabilidade “O Contador do Amanhã”. O objetivo foi apresentar para nossos alunos um panorama geral da profissão, da atuação do CRC e as perspectivas da profissão contábil para o futuro”. Ainda segundo o professor da FESP, “ao final da palestra fizemos um debate muito interessante, onde professores e alunos apresentaram questionamentos, inclusive alguns outros desdobramentos sobre o tema da palestra, um debate em torno do futuro da profissão”.

Confira abaixo a aula especial na íntegra em comemoração ao Dia do Contador – 22 de setembro:

Dia do  Contador

O dia do profissional bacharel em Ciências Contábeis foi instituído em 22 de janeiro por ter sido criado nesta data, em 1945, o primeiro curso de ensino superior em Contabilidade, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Isso só foi possível graças à assinatura do Decreto-lei nº 7.988, em 22 de setembro de 1945, pelo então presidente Getúlio Vargas, que determinou a criação de um curso com duração de quatro anos e seguindo regime anual. Do primeiro ao terceiro ano, o aluno deveria cursar cinco disciplinas. No último ano de estudo, eram ministradas seis disciplinas.

Antes, tanto o curso de Contabilidade quanto o de Contador eram técnicos, sem validade de ensino superior.

*Informações sobre o Dia do Contador foram replicadas do site do CRC/RJ.