A FESP – Faculdade de Educação Superior do Paraná começa 2022 com uma grande novidade. No ano em que completa 85 anos de existência, a FESP anuncia parceria com a UniAmérica Descomplica, centro universitário sediado no Paraná e considerado pelo MEC (Ministério da Educação) como uma das instituições de ensino mais inovadoras do país. Recentemente adquirida pelo Descomplica – primeira EdTech brasileira a ingressar no mercado de ensino superior-, a UniAmérica Descomplica traz para a FESP muito mais do que novos cursos, mas também metodologias ativas, ensino híbrido e todo seu know-how de inovação.

As mudanças começam já para o vestibular de verão 2022, trazendo novos cursos nas áreas de Saúde, Engenharia e Ciências Sociais Aplicadas – como é o caso do curso de Arquitetura. Com a parceria, a FESP UniAmérica Descomplica passa a oferecer 16 cursos de graduação, com uma nova precificação que torna o projeto do diploma do curso superior muito mais acessível e que soma-se a outro ponto fundamental desta parceria, a qualidade.

A metodologia dos cursos de graduação da FESP UniAmérica Descomplica tem como base dois pontos: a Aprendizagem Ativa e o Projeto Integrador. O objetivo da Aprendizagem Ativa é atribuir significado ao processo educativo, buscando a integração entre teoria e prática para que os aprendentes resolvam problemas reais da comunidade, inovem na criação de produtos e/ou sejam estimulados para a pesquisa. É por meio da conectividade, da mentoria, de conteúdos integrados e da aprendizagem baseada em projetos que se visa o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, sempre de olho no mercado de trabalho.

O segundo ponto chave da metodologia FESP UniAmérica Descomplica é o Projeto Integrador, que contrasta com o antigo conceito de disciplinas. Nestes projetos, os estudantes são desafiados a criar uma solução aplicada a um problema real, seja de uma empresa, de um grupo de pessoas ou mesmo da cidade inteira. Com isso, começam a se relacionar com profissionais de destaque, formando sua rede de contatos e aumentando sua empregabilidade. Em cada curso da instituição, os Projetos Integradores são orientados por professores qualificados e, com o acompanhamento técnico, terão a oportunidade de criar um portfólio de projetos que servirá como cartão de visita para demonstrar seu diferencial no mercado.

A cada semestre a FESP UniAmérica Descomplica amplia suas parcerias e atrai centenas de problemas reais para servir de inspiração aos alunos interessados. Tudo isso, por meio do Portal de Desafios e Soluções disponível para toda comunidade cadastrar demandas. Esse portal é uma plataforma digital moderna onde é possível conectar estudantes, professores, mentores e todos os interessados em propor ou desenvolver soluções.

São essas as principais novidades trazidas por essa parceria que une a tradição, excelência e inovação, traduzida pela união das instituições: FESP UniAmérica Descomplica. Para Gilson Bonato, presidente da FESP, a união com a UniAmérica Descomplica traz uma repaginação necessária que só vem a somar com toda experiência e confiança acumuladas nesses 84 anos de FESP. “É com muita satisfação que anunciamos essa parceria, que certamente pavimenta um brilhante futuro. Nossos alunos e toda a comunidade agora contam com novas opções de cursos e metodologia inovadora, sem perder aquilo que sempre encontraram na FESP: excelente estrutura no centro de Curitiba, pessoalidade no tratamento acadêmico, o corpo docente de alto nível e comprometimento com uma formação de qualidade”.

UniAmérica Descomplica

A UniAmérica Descomplica é o melhor Centro Universitário de Foz do Iguaçu e região de acordo com o MEC. Com foco exclusivo no aprendizado real dos acadêmicos, o Centro Universitário tem o propósito de ser um ambiente de ensino e aprendizagem que permita gerar oportunidades para as pessoas serem protagonistas da própria evolução, através de processos educacionais inovadores e integrados à comunidade, em prol da transformação social.

Recentemente a UniAmérica foi adquirida pelo Descomplica, primeira EdTech brasileira a ingressar no mercado de ensino superior. Fundado em 2011, o Descomplica tem a missão de democratizar o acesso à educação em todas as fases da vida. A startup, que atua com um modelo 100% online, oferece cursos preparatórios para Enem e vestibulares, além de graduação e pós-graduação – estas por meio da Faculdade Descomplica. Alcançando 5 milhões de usuários por mês em todas as plataformas, o Descomplica é responsável pela educação da maioria do público que se prepara para o Enem no Brasil. Em 2020 a empresa foi anunciada como uma das “Tech Pioneers” do Fórum Econômico Mundial, um reconhecimento global a companhias baseadas em tecnologias que estejam entre o estágio inicial e de crescimento.

Para Ryon Braga, Reitor da UniAmérica Descomplica, “a parceria com a FESP representa uma nova fase na missão de criar condições para que estudantes, professores, colaboradores e sociedade possam vivenciar uma aprendizagem significativa e transformadora”.

Com a parceria com a FESP, a UniAmérica Descomplica passa a ter quatro unidades no Paraná: Campus Boulevard (Foz do Iguaçu), Campus UniBio (Toledo), Campus Nutrimental (São José dos Pinhais) e FESP UniAmérica Descomplica (Curitiba).

Conheça os cursos ofertados pela FESP UniAmérica Descomplica: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Empreendedorismo Digital, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Farmácia, Fisioterapia, Gestão de Startups, Nutrição, Psicologia e Sistemas de Informação (BSI).