No dia 10 de agosto de 2022, Roberto Strauhs completou 70 anos de vida, celebração que ganhou ainda mais importância com sua colação de grau no curso de Direito da FESP, realizada no dia 12 de agosto, no Auditório da FESP. Servidor da Advocacia-Geral da União, lotado atualmente na Procuradoria Federal no Estado do Paraná, Roberto recebeu justa homenagem da Procuradoria Regional Federal da 4ª Região – PRF4, em comemoração ao seu aniversário e a sua conquista acadêmica.

As manifestações aconteceram por meio do informativo digital da PRF4 e, especialmente, na figura do Dr. Luiz Francisco Stefanello Maioli, Procurador Federal – Coordenador Regional Substituto da Equipe de Cobrança Judicial da 4ª Região – ECOJUD4, que externou a dedicação de Roberto: “Nesse momento especial, parabenizamos o Roberto pela concretização de um sonho declarado, e agradecemos pelo exemplo pessoal que a todos inspira”.

A história de Roberto Strauhs com a FESP começa no início da década de 1980, quando formou-se em Administração. Em 2018, aos 65 anos, Roberto tomou a decisão de iniciar o curso de Direito na FESP, missão completada com sucesso. Sobre o reconhecimento de seus colegas de trabalho, Roberto revela sua gratidão pelas homenagens. “Ao longo dos anos nas mais diversas atividades profissionais desenvolvidas, ser homenageado pela AGU/PGF/PRF4, concomitante ao aniversário de 70 anos e a colação de grau, foi algo inimaginável e surpreendente, pois representa por parte da Instituição, um reconhecimento e uma valorização ímpar, junto ao seu corpo de Procuradores Federais, Servidores, Estagiários e demais colaboradores”.

Casado, pai de 3 filhas e avô de 5 netos, Roberto recebeu da família o apoio necessário nesses anos como aluno do curso de Direito da FESP, servindo como um exemplo de dedicação. “No período que cursei Direito, os momentos foram únicos na vida acadêmica e pessoal, pois vivenciamos e compartilhamos experiências familiares e profissionais, com as mais variadas correntes de pensamento e conhecimento”.

Além das amizades e do coleguismo entre os alunos da FESP, Roberto destaca a “equipe de profissionais altamente qualificada nas suas respectivas áreas de atuação”, destacando o papel de professores e funcionários durante os 5 anos que marcaram sua vida como acadêmico do curso de Direito da FESP. “As lembranças serão eternas, pois foram anos maravilhosos que marcaram a minha presente existência, com exemplos de profissionalismo, competência, respeito, companheirismo, amizade e paciência por parte dos professores, colaboradores e colegas de turma”, destaca Roberto.

Indagado sobre a influência positiva do curso de Direito da FESP em sua vida profissional, Roberto relata que “a mudança é visível e encontra-se presente no dia a dia nas atividades profissionais desenvolvidas na Advocacia-Geral da União”. Diante de desafios constantes e diversificados de sua atuação, o bacharel em Direito pela FESP atesta a importância dos conhecimentos adquiridos, “sem os quais, dificilmente conseguiria vencer todos os desafios enfrentados”.

Para a professora Jéssica Souza, coordenadora adjunta do curso de Direito da FESP, a história de Roberto Strauhs é inspiradora tanto para alunos quanto para os professores. “Ficamos muito felizes com a formatura do aluno Roberto Strauhs. Ele sempre foi muito dedicado, lembro do primeiro semestre dele na instituição quando já buscava participar das atividades do Núcleo de Práticas Jurídicas e dos eventos do curso. É um exemplo de dedicação para os demais, sua idade nunca foi limitante para seu desempenho estudantil, pelo contrário, ele sempre se destacou pelas boas notas e participação nas aulas”.

A FESP tem orgulho de fazer parte da trajetória de Roberto Strauhs, que deixa seu nome registrado em nossa história como um exemplo de compromisso e dedicação.