Direção acadêmica, corpo docente e colegiado dão às boas-vindas aos acadêmicos no segundo semestre letivo
O segundo semestre letivo de 2024 começou na FESP com abertura de boas-vindas da direção acadêmica, do corpo docente, colegiado e da presidência do Conselho Consultivo da instituição. Após os discursos, a programação da Semana de Acolhida aos Alunos contou com a palestra do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), sobre Carreira e Empregabilidade, temática relevante em momento em que a FESP fecha parceria com o IEL.
Com o propósito de uma nova educação no plano de ensino da FESP, a diretora acadêmica Lilian Luitz apresentou cada profissional que integra a nova gestão, que tem visão de futuro, inovação e sustentabilidade. Em conversa com os veteranos e calouros, no auditório, a professora Lilian destacou o tempo de vida da instituição, que completa em novembro deste ano 87 anos; a infraestrutura da FESP, onde comporta biblioteca física e virtual, laboratórios, salas amplas e planejadas para a formação crítica, humana e sustentável.
Além disso, ela enfatizou o compromisso da nova gestão com a formação de qualidade dos profissionais, apoiando-os tanto no sucesso, quanto nos desafios.
“É um compromisso dessa gestão, que assumiu em dezembro de 2023 e traz consigo uma bagagem de ouvir as expectativas, em uma construção coletiva de uma nova FESP, que se reposiciona no mercado”, afirmou em discurso da Semana de Acolhida aos alunos.
Segundo a diretora acadêmica, o propósito da FESP é proporcionar uma escuta ativa, no qual o estudante possa se sentir acolhido e respeitado; e o docente, sinta-se amparado para entregar um trabalho de excelência.
“Os professores estão preparados para acolher e assumir todos os acadêmicos que aqui estão. É de coração que a gente diz: ‘como é bom poder começar um semestre com pessoas querendo estudar e se aprimorar. Faz a diferença!”, concluiu ao passar a palavra à diretora executiva e responsável pela pós-graduação.
A diretora executiva Edna Percegona corroborou com a professora Lilian Luitz e ainda acrescentou a visão de futuro que a FESP tem diante do mercado.
“A FESP se prepara para a carreira dos alunos, trazendo para vocês [estudantes] os melhores especialistas, professores com renomada competência, comprovada experiência na prática profissional desde a graduação até a pós-graduação. Este é um dos nossos princípios”, destacou.
Educação responsável que se preocupa com o desenvolvimento integral das pessoas
O presidente do Conselho Consultivo da FESP, Rodrigo Rocha Loures, esteve presente no evento de abertura da Semana de Acolhida aos Alunos. Como forma de resgatar a história da instituição, ele apresentou, brevemente, as mudanças pelas quais a FESP passou e os recentes eventos realizados, como um encontro sobre desafios climáticos e a palestra de Philip Kotler que entre outros temas abordou o Marketing Regenerativo.
Rocha Loures reforçou o propósito da FESP em dar suporte às organizações que buscam gerar impacto positivo. “A mudança cultural precisa acontecer nos sistemas de educação superior, especialmente naqueles que tratam de negócios. Uma educação responsável, que se preocupa com o desenvolvimento integral das pessoas”, salientou.
Carreira e Empregabilidade
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) ministrou palestra sobre Carreira e Empregabilidade, no início do segundo semestre letivo de 2024, na noite de segunda-feira (05). Os representantes do IEL, a psicóloga Milena Mariano Castilho e o consultor corporativo Wagner Aparecido Castilho, discorreram sobre os diferenciais que fazem um profissional se destacar no mercado de trabalho.
A Milena conceituou os termos “visão” e “missão” ao desenvolver uma dinâmica com os estudantes. Essa atividade consistiu em responder três questionamentos, que estariam atrelados com as oportunidades de construir uma carreira consolidada:
- Defina três habilidades e qualidades que você tem.
- O que sente quando está exercendo o seu talento?
- Com qual propósito executa suas habilidades?
Especialista em Gestão de Negócios, Wagner propôs uma reflexão: “Por que negligencio o planejamento da minha própria vida, deixando ao acaso para onde ela será guiada?”.
Deste ponto de partida, o consultor corporativo do IEL orientou os jovens sobre a necessidade de traçar um destino e assumir o protagonismo da carreira profissional.
“Para quem ainda não traçou metas, comece com pequenas metas, aquelas que são factíveis. Comece a exercitar isso, principalmente, escrevendo”, incentivou os ouvintes.
Além de identificar pontos fortes e fracos, o profissional precisa ter autoconhecimento, entender as tendências de mercado e apostar em educação continuada. Para isso, ele elencou seis características fundamentais de perfis profissionais com vantagem competitiva no mercado:
- Desenvolvimento das habilidades (soft skills): saber se comunicar de forma clara e assertiva;
- Trabalho em equipe: requer resiliência e paciência;
- Competências digitais: conhecimento de softwares e de ferramentas específicas da alfabetização digital;
- Flexibilidade: capacidade de se adaptar às mudanças e aos desafios;
- Gestão de tempo: equilíbrio entre trabalho e lazer;
- Preparação para entrevistas: pratique como se comportar na frente dos recrutadores.