Tendências de mercado revolucionaram o comportamento das pessoas e seu protagonismo nas organizações em um mundo que avança de forma exponencial
Você saberia traduzir a palavra “Zeitgeist”? É um conceito em alemão que pode ser definido como sendo o “espírito do tempo”. É um termo que norteou toda a palestra do Guilherme Zanoni, sobre “Protagonismo na Era do Comportamento Exponencial”, no auditório da FESP, no encerramento da Semana de Acolhida aos Alunos.
O Guilherme, com MBA em Gestão de Projetos, Negócios e Pessoas, vincula essa ideia do espírito do tempo à nostalgia da época em que o mundo avançava de forma linear e a sociedade era conhecida como piramidal. Ou seja, existiam hierarquias que eram respeitadas, exemplo disso são os veículos de comunicação que detinham o monopólio da informação.
Com o avanço da tecnologia, o mundo passou de linear para exponencial e a sociedade para hiperconectada. Essa evolução impacta nas tendências de mercado que podem ser categorizadas em:
- VUCA (1980) – significa volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade;
- BANI (2020) – significa frágil, ansioso, não-linear e incompreensível;
- FUD (2023) – significa medo, incerteza e dúvida.
Tendo em vista essas transformações, o mercado passa a exigir dos profissionais o protagonismo nos ambientes corporativos, acompanhados de novas habilidades e novos comportamentos. Essa afirmação, apresentada pelo palestrante, deixou evidente os caminhos que precisam ser contornados pelos indivíduos, a fim de que se tornem competitivos no campo de atuação.
Perfil de profissional com mentalidade fixa:
- Possui muitas certezas sempre.
- Acreditam de forma profunda que o caminho escolhido é o destino.
- Creditam o fracasso ao acaso.
- Indivíduo imaturo com baixa inteligência emocional.
Perfil de profissional com mentalidade protagonista:
- Pensamento flexível.
- Não se acostumam com o fracasso.
- Buscam o tempo todo a excelência.
- Energia vital se renova no autoconhecimento, no repertório e na resiliência.
Na concepção de Guilherme, o caminho para se tornar protagonista exige das pessoas sair da zona de conforto. “O mundo é colorido, rico, que pode se traduzir em experiência. Aceite desafios, entendendo que, quando um dia acaba, não é mais um dia, e, sim, menos um dia”, concluiu.