O mês de fevereiro será marcado por atividades acadêmicas direcionadas para os docentes da FESP UniAmérica Descomplica. Durante todo o período que antecede a volta às aulas, marcada para o próximo dia 3 de março, o corpo docente receberá uma série de treinamentos direcionados para a implementação da metodologia ativa, o ensino híbrido e todo um novo repertório didático.

O cronograma de atividades foi aberto na última segunda-feira, 31 de janeiro, quando Ryon Braga, reitor da UniAmérica Descomplica, apresentou o Modelo Educacional da FESP UniAmérica Descomplica, marcado por dois conceitos: Aprendizagem Ativa e Projeto Integrador. A atividade aconteceu no Auditório da FESP e contou com a presença do presidente da FESP, prof. Gilson Bonato, dos diretores da FESP Marcelo da Silva Bento e Moroni Cordeiro, além dos professores da casa – a atividade seguiu todas as medidas sanitárias necessárias por conta da pandemia.

Segundo Ryon Braga, “foram 25 anos de observação sobre metodologia educacional em todo o mundo”, o que incluiu visitas presenciais em algumas das instituições observadas. O objetivo é trazer um conceito inovador de aprendizagem que impacta diretamente na experiência acadêmica do aluno e, sobretudo, na integração destes alunos ao mercado de trabalho. “Com o portfólio criado a partir dos projetos desenvolvidos durante o curso, que são marcados por interações de impacto real em empresas e na sociedade, a chance deste aluno conquistar seu espaço pela experiência adquirida é muito maior do que a do recém-formado inexperiente”, destacou Ryon.

O cronograma de atividades continua durante todo o mês de fevereiro e envolve os professores de todos os 16 cursos ofertados pela FESP UniAmérica Descomplica.

Aprendizagem Ativa e Projeto Integrador

O objetivo da Aprendizagem Ativa é atribuir significado ao processo educativo, buscando a integração entre teoria e prática para que os aprendentes resolvam problemas reais da comunidade, inovem na criação de produtos e/ou sejam estimulados para a pesquisa. É por meio da conectividade, da mentoria, de conteúdos integrados e da aprendizagem baseada em projetos que se visa o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, sempre de olho no mercado de trabalho.

O segundo ponto chave da metodologia FESP UniAmérica Descomplica é o Projeto Integrador, que contrasta com o antigo conceito de disciplinas. Nestes projetos, os estudantes são desafiados a criar uma solução aplicada a um problema real, seja de uma empresa, de um grupo de pessoas ou mesmo da cidade inteira. Com isso, começam a se relacionar com profissionais de destaque, formando sua rede de contatos e aumentando sua empregabilidade. Em cada curso da instituição, os Projetos Integradores são orientados por professores qualificados e, com o acompanhamento técnico, terão a oportunidade de criar um portfólio de projetos que servirá como cartão de visita para demonstrar seu diferencial no mercado.

Vestibular 2022

As inscrições para o Vestibular Verão 2022 estão abertas! Conheça os cursos ofertados pela FESP UniAmérica Descomplica: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Empreendedorismo Digital, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Farmácia, Fisioterapia, Gestão de Startups, Nutrição, Psicologia e Sistemas de Informação (BSI).