Produções Científicas - Direito

A fim de promover a pesquisa e a iniciação científica, o Curso de Direito tem incentivado seus professores e alunos a elaborarem trabalhos científicos com relevância social.

Assim, desde 2017, os professores têm se reunido e discutido temas atuais e a partir da definição de um eixo comum, têm publicado anualmente livros contribuindo para a formação científica dos acadêmicos e de toda a comunidade jurídica.

Seguem abaixo os livros publicados por professores e alunos do curso de Direito da FESP. Para adquirir cada um dos volumes, clique no botão indicado: 

Temas jurídicos contemporâneos: estudo em comemoração aos 10 anos do Curso de Direito – FESP

A presente obra reúne artigos dos professores do Curso de Direito da Faculdade de Educação Superior do Paraná FESPPR, mantida pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná. Os artigos que compõem esta coletânea, todos elaborados pelos professores do Curso de Direito, buscam trazer uma reflexão crítica sobre temas atuais do mundo jurídico e de ciências correlatas com o direito, tais como a filosofia, a antropologia, a psicologia, a sociologia e a economia.

A constitucionalização do Direito: estudos em comemoração aos 30 anos da Constituição da República

A presente obra é fruto da produção científica dos professores do Curso de Direito da Faculdade de Educação Superior do Paraná – FESPPR. A temática adotada homenageia os 30 anos da promulgação da Constituição da República, a denominada Constituição Cidadã, que veio fortalecer os direitos e garantias individuais e também os direitos sociais e coletivos, imprescindíveis para o fortalecimento de uma verdadeira democracia.

Liberdade e justiça social: 50 anos do Pacto de San José da Costa Rica

O professor e amigo Dr. Gilson Bonato, honrou-nos com o convite para a apresentação da obra coletiva elaborada pelo corpo docente da FESP em comemoração aos 50 anos da celebração da Convenção Americana de Direitos Humanos, também denominada de Pacto de San José da Costa Rica. A Convenção Americana representou um marco histórico na defesa dos direitos humanos em um período embrionário de recepção dos direitos fundamentais nos principais textos constitucionais contemporâneos.

Direito e Justiça na Comtemporaneidade: Coletânea de Artigos Científicos - Direito FESP-PR Vol. I

É com muita honra que a FESPPR apresenta à comunidade jurídica a produção científica dos alunos que defenderam suas pesquisas nos períodos 2019/2 e 2020/1, desejando que este seja apenas o primeiro livro deste projeto que, espera-se, tenha continuidade por muitos semestres, sempre contando com a participação essencial dos alunos, pois, afinal, sem estes, não seria possível sonhar e realizar.

Intersecções entre Direito, Política e Economia - Homenagem ao Professor Constantino Comninos

Buscando homenagear o Professor Constantino Comninos, que há mais de 58 anos exerce o magistério, os professores tiveram a honra de elaborar o livro intersecções entre direito, política e economia: homenagem ao Professor Constantino Comninos. Organizadores: Gilson Bonato, Gabriela Cristine Buzzi. Páginas: 320 pgs. Ano da Publicação: 2020 Editora: Instituto Memória