Em cerimônia realizada na última sexta-feira 29/06, o prof. Carlos Eduardo de Athayde Guimarães comunicou sua saída da presidência da FESP. A partir do dia 02/07, o prof. Luiz Fernando Ferreira da Costa passou a ser o presidente da Fundação.

A cerimônia contou com a presença de todo o quadro de colaboradores da FESP, que se reuniu para ouvir o último pronunciamento do prof. Carlos Eduardo de Athayde Guimarães com presidente da instituição. O professor explicou os motivos de sua saída, dentre eles o pós-doutorado em CriptoMoedas a ser realizado no exterior. Em nome de todos os presentes, a colaboradora Daniele Guimarães leu um texto em homenagem à gestão do referido professor como presidente, que aconteceu durante os anos 2012-2018.

Importante ressaltar que o prof. Carlos Eduardo continuará integrando o corpo docente da Faculdade, cuidando da área de internacionalização da FESP, além de seguir como coordenador do Núcleo Permanente de Educação Financeira, que passará a ofertar os cursos em plataforma on-line, com programas concebidos a partir de conteúdos internacionais.

Há 24 anos como professor da FESP, Carlos Eduardo de Athayde Guimarães é formado pela faculdade que no futuro presidiu,  mais precisamente pelo curso de Administração, no qual foi aprovado em primeiro lugar no ano de 1990. Em 2008, foi já como membro do Conselho Superior da FESP, tomou posse como diretor financeiro da Fundação de Estudo s Sociais do Paraná.

Sua gestão como presidente da FESP foi marcada pelo Programa de Internacionalização de Empresas, Negócios e Carreiras que, dentre outras conquistas, foi marcado pelas nove edições ininterruptas do seminário internacional INTERBUSINESS – realizado em parceria com a Florida Christian University. Em 2015, a FESP expandiu sua atuação para a educação infantil, fundamental e médio. Para os 80 anos da instituição, construiu a nova recepção, localizada na face da Rua Dr. Faivre e recebeu a autorização do MEC para ofertar cursos na modalidade a distância (EaD). Outras conquistas foram as parcerias com o Colégio Sesi, com o CIEE, e demais projetos com grandes instituições paranaenses, como a Associação Comercial do Paraná – ACP. Sobre o trabalho realizado na FESP, disse o prof. Carlos Eduardo:

“Foi uma honra e um privilégio presidir a Fundação de Estudos Sociais do Paraná e participar ativamente da caminhada que levará a FESP ao centenário. Agradeço  aos professores, colaboradores e parceiros que acreditam, como eu, na transformação da sociedade pela educação”.

Abaixo seguem alguns depoimentos de colaboradores e professores da FESP sobre o sexto presidente da Fundação de Estudos Sociais do Paraná, prof. Carlos Eduardo de Athayde Guimarães:

“Nestes anos frente a Direção da FESP,  o Prof. Carlos Eduardo, foi atuante trazendo parcerias significativas para a Instituição, como Mackenzie, Sesi e Ciee. Sem dúvida, a FESP será beneficiada com este  legado. Desejo muito sucesso para o Prof. Carlos nos seus novos desafios e que seus propósitos se realizem”

Vera Márcia Simões de Farias
Gerente de Relações com o Mercado – FESP

“O Prof. Carlos Eduardo conduziu a Fesp ao longo dos anos com muito esmero, dedicação e responsabilidade. De modo centrado, focado e inovador, abriu  as portas da IES para o mundo. Incentivou a Iniciação Cientifica e o Desenvolvimento Sustentável por meio de lançamento de Projetos em nível nacional e internacional. Sempre apoiou as causas do Empreendedorismo Social. Foi um gestor brilhante  na condução de suas obrigações com a comunidade. Provocou a sociedade para se internacionalizar. É um grande exemplo de cidadão para todos nós, por transcender os valores inerentes adquiridos em sua formação educacional. É digno de felicitações por seu caráter e personalidade. Alguém, em quem se espelhar continuamente, quem dá o caminho das pedras para dirigis os semelhantes ao sucesso”.

Alberto Possetti
Professor e membro do Conselho Superior da FESP

“Comecei a trabalhar diretamente com o prof. Carlos Eduardo no início do ano de 2014, no qual percebi que ele por ser mais jovem que os presidentes anteriores, trouxe mais visibilidade a FESP no meio empresarial, educacional e político, envolvendo-se em vários projetos de grande relevância. Tornando-se inclusive reconhecida internacionalmente. Vejo o prof. Carlos Eduardo como uma pessoa muito dinâmica, de pensamento rápido para tomada de decisões e que preza pela família apesar das inúmeras funções que acumulava, como Presidente da FESP, um dos vice-presidente da ACP, Cônsul Honorário da Finlândia no Paraná, entre outras atividades. Aprendi muito nesses anos de trabalho ao lado do prof. Carlos Eduardo e desejo sucesso nessa nova fase da sua vida!”

Celeste Naoe Watanabe Onuki
Secretária Executiva – FESP