CPA - Comissão Própria de Avaliação

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído pela Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, de forma direta e simplificada, a CPA – Comissão Própria de Avaliação é designada pelo Diretor Acadêmico e/ou por previsão no seu próprio Estatuto ou Regimento.

A avaliação tem como papel fundamental o apoio á gestão, por meio de seus dados coletados sobre a administração da IES – Instituição de Ensino Superior: coordenadores, professores, técnicos administrativos, infraestrutura e serviços, possibilita identificar pontos a serem corrigidos e, principalmente, planejar ações e implantar melhorias e novas políticas educacionais.

Atribuições da CPA

A CPA com as atribuições de conduzir os processos de autoavaliação das instituições de ensino superior, bem como, de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para a realização da avaliação, é disponibilizado um formulário eletrônico por meio da web aluno e web professor, de forma simples e acessível.

Composição e Atuação da CPA

A composição da CPA é realizada por constituição, por ato da Diretoria Acadêmica da IES, ou por previsão no seu próprio Estatuto ou Regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

A sua atuação é de forma autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na IES.

Componentes da CPA  

Adriana Fagotte – Coordenadora 

Jéssica Jane de Souza  – Representante do Corpo Docente 

Rodrigo Schlichta Pinheiro – Representante do Corpo Técnico-Administrativo 

Rita de Cassia Jacaré – Representante do Corpo Discente 

Ademir Vicente da Silva – Representante da Sociedade Civil 

Regulamento

Clique aqui e acesse o regulamento da CPA.

Cronograma

Clique aqui e acesse o Cronograma para 2021.

Relatórios

nº01/19 – 18/04/2019

Avaliações

Avaliação Docente 2021

Planejamento

A autoavaliação caracteriza-se por um processo de caráter diagnóstico e formativo mediante o qual a instituição, com a participação de todos os segmentos institucionais analisa-se internamente na perspectiva de relacionar o que efetivamente é com o que deseja ser, de refletir sobre suas realizações, sobre como se organiza, se governa e atua.

Observada a missão institucional da Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESPPR), a autoavaliação tem, com base no SINAES, dois grandes objetivos:

1. Avaliar a IES como uma totalidade integrada de modo a possibilitar a autoanálise valorativa da coerência entre a missão e as políticas institucionais realizadas, visando à melhoria da qualidade acadêmica e ao desenvolvimento institucional.

2. Privilegiar e desenvolver a cultura de autoavaliação e sua prática educativa para gerar, nos membros da comunidade acadêmica, autoconsciência de suas qualidades, problemas e desafios para o presente e o futuro, estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para a sua realização.